Saúde Ocupacional

Saúde ocupacional é uma área da saúde que cuida especificamente da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção e no tratamento de moléstias ocasionadas pelo próprio trabalho, como é o caso, por exemplo, da LER – Lesão do esforço repetitivo tão em voga ultimamente. A prática de Esportes ajuda muito, afinal Esporte É Saúde. A preocupação e o cuidado com a saúde e o bem estar dos trabalhadores é um assunto debatido no mundo inteiro, sendo a Organização Internacional do Trabalho o órgão que agrega as políticas internacionais de saúde ocupacional. No Brasil o Ministério da Saúde e o  Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável pela segurança do trabalho e a saúde do trabalhador objetos do conceito de saúde ocupacional. O TEM é responsável pela emissão das portarias e normas que regulamentam a legislação federal que trata sobre o assunto.

Atestado

Atestado

Ao lado desses órgãos existem as normas de segurança, higiene e medicina do trabalho estabelecidas pela organização Internacional para Padronização, conhecida mundialmente como ISSO, e a ANVISA e INMETRO que no Brasil atuam na fiscalização dessas regulamentações, que acima de tudo pretendem a proteção do trabalhador nos processos de produção e serviços e também dos usuários dos bens após a produção. Essa Área da Saúde é muito importante. Saúde e Beleza andam sempre juntas. A saúde ocupacional e a segurança do trabalhador são regulamentadas através das chamadas NR, ou seja, Normas Regulamentadoras que dispões sobre as medidas preventivas à segurança do trabalhador, e também sobre os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual que os mesmos devem utilizar.

Saúde Ocupacional

Saúde Ocupacional

A saúde ocupacional trata de todos esses aspectos,  desde a prevenção de doenças e acidentes até mesmo os problemas provenientes do trabalho, pois seu objetivo é promover o bem estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações. A observação das normas de  saúde ocupacional e segurança do trabalho são obrigatórias e fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho, sendo obrigatório á todas as empresas a observância das mesmas. Nesse contexto muitas empresas se especializaram em assessoras e prestar serviços em medicina ocupacional a outras empresas e seus trabalhadores. Essas empresas de saúde ocupacional fazem desde exames admissionais de rotina nos trabalhadores onde são verificadas as condições gerais de saúde, como o acompanhamento periódico da saúde desses.

Segurança

Segurança

Também são solicitados seus laudos quando o trabalhador entra em licença saúde e quando retorna, assim como quando são dispensados do emprego também são obrigados a se submeterem a novos exames a fim de comprovar sua condição física. Esses laudos e documentos ficam arquivados na empresa para serem apresentados a fiscalização do Ministério do trabalho e mesmo da Secretaria de Saúde em alguns casos, e também serve para prevenir a empresa contra alguma ação trabalhista em virtude de danos a saúde no futuro. A saúde ocupacional cuida da saúde do trabalhador com vistas as doenças diretamente ligadas ao ambiente de trabalho, no entanto, além disso a maioria das empresas oferece plano de saúde aos seus funcionário, pois Não Esqueça que a saúde da família é essencial para o bem estar emocional dos trabalhadores.

3 comentários

  1. Ola bom dia meu nome é Jefferson e sou téc de segurança, eu preciso de uma forma de realizar monitoramento de saúde ocupacional, será que com os exames anual de todos os colaboradores é suficiente ou preciso de uma outra forma, os exames estão todos em ordem, preciso de um documento a parte.

    Muito obrigado.

  2. ola, estou fazendo,o curso em tec segurança gostaria que algem que ja tenha feito,este curso me falasse, um pouco sobre ele desde ja muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>