Projeto Ginástica Laboral: Ajuda a Reduzir Acidentes no Trabalho

O Brasil é um dos países campeões no número de acidentes no trabalho. Esse grande número decorre devido à longa jornada cumprida pelos empregados, por causa de fadiga residual e muscular. Para diminuir a quantidade de acidentes, diversas empresas procuram enfrentar o problema investindo na prevenção. Um dos métodos mais usados é o Projeto Ginástica Laboral.

Surgida em 1925, entre os operários na Polônia, com o tempo foi difundida para diversos países como Holanda, Alemanha, Bulgária, Rússia e Japão, espalhando-se por todo o mundo após a II Guerra Mundial. Definida como a prática de exercícios durante o expediente, no próprio local de trabalho, a ginástica laboral tem como objetivo promover a saúde dos empregados e evitar doenças ocupacionais, como lesões por esforços repetitivos (LER), uma das principais causas de afastamento do trabalho.

O Projeto Ginástica Laboral costuma ser composto por exercícios físicos, aliados a relaxamentos e alongamentos, que visam dar mais flexibilidade às articulações. Apesar de ser realizado de forma coletiva, antes de cada empregado iniciar no programa ele se submete a diversas avaliações físicas por especialistas contratados pela empresa, para que indiquem quais são os exercícios ideais, conforme cada função exercida por cada funcionário.

Mesmo não sendo conhecida por esse nome, a ginástica laboral possui uma grande ligação com a Medicina, passando a ser objeto de estudo e de aprimoramento de profissionais do setor.

Projeto Ginástica Laboral

Projeto Ginástica Laboral

A ginástica laboral costuma ser definida por alguns especialistas como uma ginástica destinada a trabalhadores, em especial a empregados em indústrias e que realizam esforços constantes e repetitivos. Uma sessão de ginástica laboral pretende dar a chance a esses trabalhadores de realizarem diversos exercícios em um curto espaço de tempo, de forma a prepará-los antes de cumprirem a jornada de trabalho, ou então, pode ser aplicada ao final do expediente, como forma de compensar o esforço suportado pela musculatura durante todo o dia.

As empresas costumam adotar o Projeto Ginástica Laboral em várias etapas. Os professores aplicam a ginástica após receberem os dados de todos os funcionários envolvidos no programa da empresa. Dessa forma, são feitos os exercícios indicados pelo avaliador, com base nos dados dos empregados, para que ocorra uma evolução na capacidade física dos funcionários, como forma de ajudá-los na melhoria da saúde.

Normalmente a ginástica costuma ser realizada durante a jornada de trabalho, junto às máquinas, no caso dos operários, ou então eventualmente em espaços livres ou no refeitório, em um período de 10 a 15 minutos.

Vale lembrar, que a atividade física programada durante a ginástica laboral, deve estar voltada a contrair os músculos antagonistas dos que são exigidos durante o expediente,  bem como, provocar seu relaxamento e alongamento. No caso de atividade laboral unilateral, é preciso também realizar exercícios que compensem o lado que costuma ser menos solicitado quando o empregado está no desempenho de suas funções.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.