Obesidade no Brasil

Jessica Bahls

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 48,1% dos brasileiros estão acima do peso e 15% estão obesos. Esses resultados, comparados com os do último estudo, em 2006, mostram um aumento de 0,6% na população obesa e de 5,4% na  população com sobrepeso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde do mundo.

No Brasil, esse problema não se restringe apenas à população adulta. Cerca de 20% dos jovens entre 10 e 19 anos, e mais de 30% das crianças de 5 a 9 anos de idade estão acima do peso.

O QUE É OBESIDADE?

A obesidade é o excesso de tecido adiposo no corpo, que traz problemas para a saúde da pessoa.  Esse acúmulo de gordura está diretamente relacionado ao aumento na ingestão de calorias e na diminuição do gasto desse valor calórico. Os principais fatores que levam a esse comportamento são o sedentarismo, problemas psicológicos como ansiedade e depressão, alterações hormonais, doenças como a hipertensão e a genética.

Obesidade no Brasil

Obesidade no Brasil

O tratamento da obesidade se baseia na reeducação alimentar e no aumento de atividades físicas. Dependendo do caso, o uso de alguns medicamentos e até mesmo cirurgias, como a de redução de estômago, e acompanhamento psiquiátrico são dados como tratamento.

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)

A maneira mais rápida e fácil de saber se a pessoa está no seu peso normal é o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O cálculo não mostra exatamente a porcentagem de gordura corporal, mas ele traz uma estatística satisfatória dessa medida.

Para saber seu IMC, basta dividir seu peso pela altura ao quadrado (peso/altura²=IMC), e procurar o resultado na tabela a seguir:

Situação IMC em adultos
abaixo do peso ideal abaixo de 18,5
no peso ideal entre 18,5 e 25
acima do peso ideal entre 25 e 30
obeso acima de 30

Veja o exemplo abaixo:

Maria é adulta, tem 1,65m e pesa 51 quilos.  51÷1,65×1,65= IMC

51÷2.7225= IMC

18,7= IMC

O IMC de Maria é 18,7. Segundo os dados da tabela, ela está no peso ideal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.