O Papel Dos Hormônios No Corpo Humano

Os hormônios, que existem no organismo humano e que desempenham papéis fundamentais, são produzidos pelo sistema endócrino. Eles levam (como mensageiros) informações entre as células. Os hormônios são substâncias químicas e além de serem produzidos pelas glândulas endócrinas, ainda são também produzidos por neurônios específicos.

O Papel Dos Hormônios No Corpo Humano

O Papel Dos Hormônios No Corpo Humano

Funções Dos Hormônios No Organismo

No organismo os hormônios têm várias funções. Eles têm funções reguladoras. Sendo assim, funcionam como: reguladores do crescimento, reguladores da reprodução, reguladores do desenvolvimento, reguladores do metabolismo e ainda funcionam regulando as funções de vários tecidos.

A melatonina é o principal hormônio da glândula pineal. Ele é responsável pela função de regular o sono. A glândula pineal está localizada próximo do centro do cérebro.

Existe no sistema endócrino uma glândula chamada hipófise. Essa glândula produz muitos hormônios. Por isso é denominada glândula-mestre do corpo humano. Entre os muitos hormônios produzidos pela glândula hipófise, encontra-se o hormônio GH, é ele que atua estimulando a reprodução de células e também o crescimento. E, um hormônio antidiurético ADH, que atua possibilitando ao corpo a economia de água durante a excreção.

Funções Dos Hormônios No Organismo

Funções Dos Hormônios No Organismo

O hipotálamo é fundamental para o corpo humano. Ele tem a função de controlar a secreção dos hormônios da hipófise. Além disso, o hipotálamo faz a ligação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso. Ele está localizado abaixo da glândula pineal.

Em frente a traquéia, no pescoço está localizada a tireóide. Sob a responsabilidade dessa glândula, está a produção dos hormônios T3 e T4 (Tiroxina eTiliodotironina), eles têm a função de regular a taxa metabólica. A glândula tireóide também é responsável pela produção do hormônio chamado calcitonina. A esse hormônio cabe a função de atuar no aumento da fixação do cálcio pelos ossos.

Já o hormônio paratormônio (PTH), é produzido pelas glândulas paratireóides. Essas glândulas estão localizadas  próximas da tireóide. No entanto, elas desempenham funções totalmente individuais uma da outra. O hormônio PTH, atua nos intestinos, nos rins e nos ossos. Sua função é regular a quantidade de fósforo e de cálcio no sangue.

Localizada abaixo da glândula tireóide, encontramos o timo. O hormônio timosina é produzido por essa glândula. O hormônio timosina além de promover a maturação dos linfócitos , ele também é responsável pela sua manutenção.

Um pouco acima dos rins temos duas glândulas que produzem o hormônio mais famoso que existe. São as glândulas supra- renais e produzem o hormônio adrenalina. Esse hormônio é quase o mais conhecido de todos (só perde para a insulina). Porque em situação de stress ele entra em ação. Ou seja, o organismo usa o hormônio adrenalina em situação de stress.

Depois dessa glândula, encontramos o pâncreas. Os hormônios insulina e o glucagon são produzidos pelo pâncreas. Tanto a insulina quanto o glucagon atuam regulando as taxas de glicose no sangue. Esses dois hormônios são importantíssimos para o funcionamento do corpo humano.

Por fim chegamos às glândulas sexuais. São elas: os ovários ( glândulas sexuais encontradas no corpo humano feminino) e os testículos (glândula sexuais encontradas no corpo humano masculino). Os ovários têm a função de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Enquanto que nos testículos é produzido o hormônio a testosterona.

Os hormônios: estrogênio e progesterona (feminino) e o hormônio (masculino) a testosterona, recebem estímulos para o seu funcionamento de hormônios produzidos pela hipófise.

Para que nosso corpo funcione perfeitamente é necessário que todos os hormônios estejam desempenhando organizadamente as suas funções. Se ocorrer algo que rompa o equilíbrio hormonal (falta ou excesso de hormônios), várias doenças oportunistas podem aparecer.

Um dos grandes problemas de saúde  atuais, a obesidade, tem como uma das causas  o metabolismo. Ou seja, o mau funcionamento metabólico pode causar a obesidade. Porém, o grande vilão dessa história pode ser falta ou excesso de hormônio.

Cientistas descobriram e estão analisando melhor um hormônio chamado betatrofina. Eles  estão esperançosos que através desse hormônio possam encontrar o caminho para a cura da diabetes.

Algumas Dicas

Para quem está interessado (a) em ganhar massa muscular ( em aumentar mesmo os músculos), saiba que o hormônio testosterona precisa estar funcionando de forma totalmente equilibrada para que se consiga bons resultados nesse objetivo. A melhor forma de se conseguir, naturalmente, estimular o hormônio testosterona para que ele funcione perfeitamente é realizando exercícios físicos pesados.

O hormônio do crescimento (GH) também tem um importante papel nesse processo de metabolismo, para a construção de músculos, porque ele tem também uma função de grande responsabilidade (lipotrópica) na utilização, pelo organismo de gorduras. Utilizando-as como fonte de energia. A carência do hormônio GH, na fase adulta ou a  redução na sua produção é bastante prejudicial ao organismo. Pois pode fazer aumentar a quantidade de gordura no corpo e ao mesmo tempo ocasionar uma perda substancial de massa muscular.

Para que o corpo volte à produção normal quanto ao hormônio do crescimento (GH), a prática do exercício físico também é indicada. Nesse caso, diferente do hormônio testosterona, o exercício não necessita ser pesado, contudo ele precisa ser realizado com maior intensidade e assiduidade. O corpo não libera esse hormônio sem que se faça bastante esforço. Existem tratamentos que são feitos sob orientação médica. E os remédios têm exatamente essa função.

A insulina, produzida pelo pâncreas, também tem função anabólica. Sempre que consumimos carboidratos essa função aparece. Esse processo auxilia na condução de carboidratos e também de aminoácidos para o interior das células. Bem, o benefício desse processo é fazer com que possamos contar com mais substâncias para a construção muscular.

Lembra-se do hormônio T4 (o tiroxina) aquele que é produzido pela tireóide? Pois bem, saiba que se o organismo de alguém estiver produzindo em excesso esse hormônio, ela consegue eliminar gordura muito mais rápido. Isso é pode até ser bem visto para quem quer perder peso. Porém deve servir de alerta para quem não quer. Porque na verdade, Nada em nosso organismo deve funcionar com carência ou com excesso. Para que se tenha saúde todas as partes do nosso corpo precisam estar funcionando bem. Inclusive os hormônios que são muito importantes. Nada deve estar fora do equilíbrio. Só assim, o organismo funciona bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.