Fertilidade

A fertilidade de um casal é um ponto delicado de uma vida em comum. Com o casamento é normal que os casais desejem ter filhos, e a capacidade de engravidar e ter um bebê feliz é sempre atribuída a mulher e sua condição feminina. A incapacidade de engravidar, em alguns casos, gera até mesmo divórcio.

Fertilidade

Fertilidade

A fertilidade feminina está atrelada a sua condição natural de engravidar e a beleza de gerar filhos, no entanto esta não pode acontecer naturalmente sem a contribuição do homem que também precisa ser fértil. A capacidade fértil da mulher começa ainda na puberdade, quando ela passa a menstruar, e vai normalmente até os 45 anos, podendo em alguns casos se estender até a menopausa, em torno dos 50 anos. Quando uma menina sapeca nasce, já possui 400 mil ovos imaturos que na puberdade começam a ser liberados mensalmente. Quando um desses ovos se encontra com um espermatozóide o ciclo reprodutivo se desencadeia e se inicia uma gravidez, fundamento da fertilidade.

Tabela Fertilidade

Tabela Fertilidade

Assim como a fertilidade feminina está ligada ao fato de poder gerar filhos a fertilidade masculina está ligada a capacidade de engravidar uma mulher. Ao contrario da mulher o homem tem seus espermatozóides renovados temporariamente a partir da puberdade. A infertilidade é um problema que atinge muitos casais no mundo inteiro, e é diferente de esterilidade. A esterilidade é quando o casal não pode definitivamente ter filhos, já a infertilidade é quando um casal, após um ano mantendo relações sexuais regulares e sem proteção não consegue conceber um filho. Esse problema leva milhares de casais aos consultórios médicos em busca de ajuda, para evitar problemas no casamento bem sucedido. Normalmente é a mulher quem primeiro vai ao médico em busca de auxílio, pois os homens têm mais dificuldades de enfrentar a infertilidade, que para muitos está ligada à sexualidade.

Fertilidade Masculina

Fertilidade Masculina

A infertilidade ou a dificuldade de alcançar a gestação tão esperada produz nos casais sentimentos como ansiedade, frustração e angustia, que podem complicar ainda mais a situação. Hoje existem modernos tratamentos, com os avanços tecnologicos de ultima geração capazes de auxiliar um casal a conceber seus filhos. Primeiramente o médico ira providenciar exames em ambos os parceiros para detectar a causa do problema, se é de ordem física, emocional, ou alguma doença incapacitante. Somente depois do diagnóstico é que poderão ser cogitadas as possíveis soluções para o problema.

Fertilidade Feminina

Fertilidade Feminina

Para muitos casais a única solução para a infertilidade física é a adoção, ou a gestação de um filho fora do corpo do casal. A adoção precisa passar primeiramente pelo processo de aceitação da infertilidade física, para que então o casal possa elaborar a nova fertilidade, dessa vez emocional, com a chegada do filho tão esperado. O filho adotivo é sempre um filho muito amado, pois é aquele ser que embora gerado fora do nosso corpo, é concebido dentro do nosso coração, do nosso espírito, sendo capaz de transformar nossas vidas estéreis em solo fértil de amor. Todos os casais são férteis, basta livrar-se dos conceitos pré-estabelecidos, ou seja, dos preconceitos e aprender a amar integralmente.

Um comentário

  1. Tenho um esquema que ela é ligada a 14 anos, mais ela esta gravida sendo que ela vez uma ultrasom e os medicos falaram que não iria nascer porque ele esta no canto.
    O QUE DEVO FAZER?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>