Divorcio

O divorcio é uma crise no relacionamento de um casal. No decorrer de um casamento, tanto o homem como a mulher, vão evoluindo e amadurecendo sua personalidade, as quais vão expondo suas diferenças individuais, quando então, começam a aparecer os problemas de convívio que acabam provocando desajustes conjugais. Diante de um casamento que vai se tornando insatisfatório, os conjugues, passam a se preocupar com um possível divórcio e, cada vez mais, os problemas de relacionamento parecem ser insolúveis, principalmente quando existem filhos. Para a mulher, aquele sonho de menina, se torna um pesadelo.

Causas

Causas

Em tempos mais remotos, a separação de casais era um trauma social, as mulheres principalmente, eram rejeitadas pela sociedade e sofriam forte discriminação social. Olha! Aquela ali é divorciada! O preconceito sobre a cultura religiosa causava verdadeiro dano ao casamento mal resolvido. Com o abrandamento dos dogmas religiosos, a separação se tornou mais aceitável, diminuindo os preconceitos e o sofrimento das pessoas. Hoje, segundo dados do IBGE, a partir de l940 até l990, o percentual de divórcios aumentou l5 vezes. Existem estatísticas sobre o casamento, que apontam para um percentual de apenas 5% para casamentos por amor, o restante, são por interesse e outras causas menos incidentes. Estas circunstâncias são um forte indicativo para o divórcio.

Modelos

Modelos

Na atualidade, com a crescente valorização da mulher na sociedade em que vem atuando em setores que antes eram considerados masculinos, cria-se uma busca mais acentuada pelo bem estar individual, gerando um sentimento de independência e de uma obrigatoriedade mutua entre os conjugues. Os desajustes que provocam o divórcio apontam sempre para um dos conjugues, a responsabilidade dos fatos. Mas se observarmos bem existe sempre o compartilhamento de ambos na questão das responsabilidades. As virtudes do casal e que determinam o destino do casamento em relação ao divórcio. Diferenças culturais, situação financeira de cada um, situação no trabalho, o relacionamento familiar, são muitas vezes determinantes na manutenção de um casamento, mesmo que este esteja em crise. Existem casamentos que são verdadeira mensagem de vida, outros mais parecem um teatro de horrores.

Divorcio

Divorcio

Os aspectos humanos de um casamento, por mais deterioradas que estejam às relações entre os conjugues, devem prevalecer sobre os aspectos jurídicos, embora estes tenham que ser respeitados por ocasião da oficialização do divórcio na Vara Familiar da Justiça. Os interesses ou os desequilíbrios dos conjugues não podem interferir no equilíbrio dos filhos, caso existam. O amor aos filhos deve prevalecer sobre os interesses individuais da cada um dos conjugues. Não se pode transferir o peso de nossos atos para uma terceira pessoa sem culpa. O divórcio, na sociedade atual é uma realidade. Casamento bem sucedido é sinônimo de amadurecimento, de amor, de compartilhamento sem egoísmos. A educação das crianças tem princípios básicos para a formação de uma verdadeira família. Busca e encontrarás.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.