Excesso de Trabalho

Cuidado com o Excesso

Excesso de Trabalho

Excesso de Trabalho

Viver para trabalhar é uma atitude comum atualmente, porém se torna preocupante quando o trabalho passa a ser o centro de atenção do indivíduo, ocupando também sua vida pessoal. É muito importante que a pessoa tente equilibrar sua rotina diária, com os compromissos familiares ou sociais, sem se preocupar com atividades laborais que ficaram no ambiente empresarial. Quando não se consegue mais separar obrigações profissionais e atividades de lazer, forma-se uma situação caracterizada pelo trabalho excessivo, que pode levar à pessoa a um desgaste emocional ou estresse.

Opiniões de Especialistas

Segundo alguns psicólogos, trabalhar em excesso está mais relacionado ao envolvimento de uma atividade indesejada, do que o período de horas que se dedicam a ela. Quanto mais o indivíduo conciliar dedicação em sua atividade profissional, menor serão os efeitos decorrentes da atividade execssiva, atribuída à exigência do meio.

Quando a pessoa se dedica à sua tarefa, privilegiando somente os aspectos financeiros, a remuneração que virá a receber, a atividade se torna extremamente cansativa, principalmente se ela não se envolve com o trabalho.

A atividade da empresa não deve se tornar parte de tudo o que a pessoa realiza, pois cada situação deve ter um momento certo para acontecer, sem interferência de uma na outra. A tarefa laboral será prejudicial quando estiver presente em todos os momentos vividos pela pessoa, extrapolando sua prórpia individualidade. A socidade de certa maneira, reforça esse comportamento, na medida em que proporciona à pessoa um status de profissional.

Discernimento Para Realizar Tarefas

Tarefas

Tarefas

É claro que há momentos em que o profissional, tem de dedicar um tempo maior para concluir um projeto ou uma decisão que será importante para a equipe profissional, porém esse procedimento não deve se tornar uma rotina. Quando há um exagero, onde a pessoa não tem prazo para terminar suas tarefas profissionais, é hora do indivíduo rever suas prioridades, organizando as tarefas que são mais importantes em sua vida.

Organização do Profissional

Os indivíduos que são mais organizados e metódicos, levam mais vantagens, pois estabelecem com segurança as tarefas prioritárias, onde prazos para o fechamento de um trabalho é considerado apenas um dos aspectos importantes de sua vida.

Quando a pessoa se sobrecarrega de trabalho, pode aparecer doenças caracterizadas, inicialmente, por somente uma indisposição emocional, depois pode vir os sintomas orgânicos, como dores de cabeças, insônia, disfunções intestinais ou até doenças mais graves como diabetes, úlceras, hipertensão, gastrite, entre outras.

Colaboração da Empresa

Ambiente

Ambiente

A empresa deve colaborar para que seus trabalhadores tenham um ambiente profissional tranquilo e sem estresse, adequando o tempo dispensado à execução das tarefas que serão desempenhadas pelos profissionais. Tornar o trabalho da pessoa mais agradável e valorizado pelas chefias, também é importante para o desenvolviemnto pessoal e empresarial também.

Quando o indivíduo está cansado devido ao exceso de trabalho, a própria empresa é prejudicada, pois a pessoa não consegue render o suficiente para cumprir suas tarefas profissionais. Quando há o treinamento contínuo, equipes adequadas e melhoria nos procedimentos de trabalho, com certeza essas medidas contribuem para que as atividades profissionais não sejam somente o foco de interesse do trabalhador.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.