No Limite

O ser humano possui o organismo bem adaptado para sobreviver em situações extremas durante um período de tempo. Por exemplo, não é ficar alguns dias sem se alimentar direito que vai matar alguém de fome – o corpo vai usar todas as reservas que possuir para sustentar as funções vitais.

Existem sete motivos principais pelos quais um ser humano pode morrer na natureza: sede, fome, calor e desidratação, frio e hipotermia, ficar sem respirar ou mudança de pressão atmosférica, quando é submetido a alturas extremas ou grandes profundidades.

A base de cálculo que a maioria dos especialistas usa para verificar o limite da resistência humana é um homem sedentário, de 70 quilos e 1,70, sem qualquer equipamento de proteção. No entanto os limites podem variar bastante de pessoa para pessoa.

Experiências para Testar o Limite

No Limite – Quanto Tempo um Homem Consegue Viver em Situações Extremas

No Limite – Quanto Tempo um Homem Consegue Viver em Situações Extremas

Muitas pessoas vivem testando os próprios limites. Um exemplo é o caso do balconista profissional Henry Coxwell e do médico James Glaisher, ambos de nacionalidade inglesa. Em 1862, os dois resolveram testar até que altitude eles suportariam chegar de balão.

Quando já estavam a uma altura de no mínimo 8.850 metros, o ar rarefeito fez o médico Glaisher ficar com cegueira temporária e desmaiar. A sorte é que Coxwell percebeu o perigo e observou que também ia desmaiar, e por isso “abortou” a tarefa e desceu com o balão.

Situações Etremas

A sede é uma das situações extremas que mata mais rapidamente, pois ficar 4 dias sem água pode ser o suficiente para morrer. O maior tempo que um ser humano ficou sem beber água foi atingido em 1905 pelo mexicano Pablo Valencia, que conseguiu ficar 7 dias sem beber água em pleno deserto do Arizona. Como o corpo humano possui cerca de 40 litros do líquido, a desidratação faz com que o organismo não trabalhe direito, levando à morte.

A fome também faz com que o organismo não funcione corretamente, levando à morte se a pessoa ficar muitos dias sem se alimentar. O maior tempo que alguém conseguiu ficar sem comer foi 51 dias e 22 horas, e o detentor do recorde é um carioca que estava fazendo dieta. Erickson Keif pesava 103 quilos quando começou o regime e ao término do período tinha apenas 78,5 quilos.

A Profundidade Pode ser Fatal para Pessoas não Treinadas

Apartir de três metros é o suficiente para uma pessoa sentir os efeitos da pressão da água. O recorde é do francês Loic Leferme, que conseguiu ficar submerso a 171 metros. frio também é capaz de matar, e o corpo humano geralmente não suporta temperaturas de -5ª C. A exceção é o holandês Wim Hof, que ficou mais de uma hora em um caixa com gelo.

Ficar sem respirar é a situação limite que mata mais rapidamente, pois ficar apenas 3 minutos sem respirar pode matar ou provocar lesões cerebrais irreversíveis. á a maior temperatura que um ser humano pode suportar por períodos de tempo prolongado é cerca de 50ª C. Mias do que isso, o perigo de desidratação é maior e o organismo começa a ficar muito quente, originando febre.

E por fim a altitude é o sétimo extremo de sobrevivência – a partir dos 3 mil metros, pessoas que não são acostumadas com a altitude já começam a passar mal. O recorde é do austríaco Reinhold Messner e Peter Habeler, que atingiram o Everest em 1978 sem oxigênio suplementar.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Radical

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.