Modalidades de Esqui

As modalidades de esqui vão muito além do que foi visto nas Olimpíadas de Inverno!

As Olimpíadas de Inverno popularizaram os esportes realizados no gelo aqui no Brasil. Tudo bem, para praticar tais esportes aqui no nosso belo país tropical deve dar um grande trabalho. Mas isso não nos impede de pelo menos conhecer algumas das modalidades disputadas no gelo.
E não pense que são poucas modalidades não! Desde saltos, esqui, “corridas” e até esqui aquático – esse sim possível de ser feito aqui em nossas belas praias!

Conheça Algumas das Modalidades Praticadas de Esqui:

– Esqui aquático: pode ser praticado no mar, ou até em rios ou lagos, desde que exista espaço suficiente. Neste esporte o objetivo é desviar e transpor os obstáculos, enquanto mantém o equilíbrio sobre o esqui.
No Brasil é relativamente comum ver amadores praticando o esporte nas praias.

Praias

– Esqui estilo livre: foi uma das modalidades disputadas durante as Olimpíadas de Inverno. O objetivo é conseguir exibir para os juízes a maior quantidade de saltos e manobras realizadas sobre o esqui. O detalhe é que tudo isso deve ser feito em apenas um minuto!
– Esqui de velocidade: o objetivo desta prova é mais intuitivo, e só de olhar já dá pra saber. A prova é uma “corrida” no gelo, em que o objetivo é fazer o menor tempo no percurso. A velocidade média atingida nesse tipo de prova geralmente é de 200 quilômetros por hora.

Velocidade

– Balé de Esqui: esta modalidade é uma variação do Esqui estilo livre, mas é bem menos praticada. Talvez a dificuldade da prova explique o baixo interesse, já que o objetivo dessa modalidade é dançar coreografias com o esqui – uma espécie de patinação do gelo, mas bem mais “hardcore”.
– Snowboard: o objetivo é realizar manobras com níveis de dificuldade crescentes, em diversos terrenos. Existe uma grande semelhança com o skate, e existe inclusive o uso de rampas para dificultar ou possibilitar manobras diferentes durante a prática. O grau de risco é alto neste esporte, já que os saltos são bem difíceis.

Manobras

– Esqui na areia: muitas pessoas acreditam que o esqui deve ser feito no gelo, mas no entanto o esporte pode ser praticado em várias superfícies: gelo, grama, rampas artificiais, areia, e até água! Um exemplo é o esqui na areia, em que o objetivo é descer as dunas de areia em alta velocidade.
Aqui no Brasil, o mais comum é a prática do “esquibunda”, em que as pessoas descem sentadas sobre algo.
– Barefoot: nesta modalidade o camarada sai atrás de uma lancha, correndo sobre a água! A velocidade pode chegar a 100 quilômetros por hora. O mais interessante neste esporte é que o tamanho do pé influência diretamente a prática deste esporte, pois quanto maior o pé, mais fácil fica para praticar o esporte (devido ao tamanho da superfície em contato com a água).

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.