Transtornos Alimentares

O Que é Transtorno Alimentar?

Recebe a denominação de disfunção ou transtorno alimentar todo tipo de alterações relacionadas a alimentação de uma pessoa. A alteração em questão pode ser resultado de fatores metabólicos ou mesmo de problemas psicológicos. Em geral os adolescentes estão mais suscetíveis a esse tipo de transtorno devido as mudanças pelas quais o seu corpo passa e a fatores sociais e emocionais.

Entretanto, outras faixas etárias podem enfrentar essas doenças. O destaque dos transtornos alimentares na mídia se deve aos inúmeros casos de adolescentes que não tem controle sobre a sua alimentação e que acabaram levando a sua saúde a um estado grave. Os distúrbios alimentares podem levar até mesmo a morte.

Dentre os transtornos mais conhecidos estão a bulimia, a anorexia, a obesidade e a desnutrição. Há algum tempo outros dois transtornos passaram a preocupar os médicos, a ortorexia e a vigorexia. A seguir vamos explicar um pouco melhor do que se trata cada um desses distúrbios.

Os Transtornos Alimentares Mais Comuns

Desnutrição – Falta de Nutrientes

Dentre todos os transtornos que citamos acima a desnutrição é a única doença em que o indivíduo é totalmente vítima, ou seja, o problema não se dá por uma escolha sua. Em geral trata-se de uma consequência da situação sócio-econômica a que o indivíduo está submetido.

A desnutrição é uma doença causada devido a uma dieta inadequada para atender as necessidades físicas do indivíduo. A alimentação dessa pessoa não tem a quantidade de calorias e proteínas necessárias para manter o bom funcionamento do organismo. Esse transtorno alimentar pode ser observado em especial em pessoas de baixa renda e criança de países subdesenvolvidos, porém, também pode ser uma consequência da anorexia.

Anorexia e Bulimia – Problemas Com a Autoimagem

Em geral a anorexia é mencionada associada a bulimia e existem casos em que os dois transtornos acontecem ao mesmo tempo num indivíduo. Os sintomas da bulimia são bastante parecidos com os da anorexia. A primeira é mais comum podendo atingir cerca de 1 em cada 4 adolescentes de maneira moderada.

A origem desses dois transtornos alimentares está numa insatisfação com a aparência física. A pessoa que sofre com esses distúrbios acredita que sempre está acima do peso, ou seja, nunca se está num peso ou forma ideal.

Essa ideia de que se está sempre acima do peso torna a pessoa dependente das privações alimentares em busca de perder peso. Os dois transtornos, bulimia e anorexia, têm caráter psicológico e precisam ser tratados com a ajuda de um médico e de um psicólogo.

Sintomas da Bulimia

O principal sintoma da bulimia é a ingestão de uma quantidade muito grande de alimentos, de maneira compulsiva. Depois dessa ingestão exagerada de alimentos o bulímico sente o desejo de se livrar dos alimentos que ingeriu.

Para aliviar o sentimento de culpa que sentem por terem comido em excesso os pacientes com bulimia podem ingerir uma grande quantidade de laxantes e diuréticos ou remédios que induzem ao vomito. Alguns pacientes podem ficar longos períodos em jejum ou então fazer exercícios físicos de maneira alucinada para tentar queimar as calorias que foram adquiridas.

O Tratamento da Bulimia

A perda de peso não é tão rápida para os bulímicos, pois ao passo que induzem a eliminação dos alimentos e se exercitam também tem outros episódios de ‘farra’ alimentar. Uma pessoa pode viver com esse transtorno por anos sem que ninguém suspeite que há algo errado.

Dessa forma é difícil o começo do tratamento e a recuperação pode acontecer mais lentamente. Podem acontecer recaídas em especial porque as pessoas tem dificuldade para admitir que tem a doença.

Sintomas da Anorexia

A pessoa que sofre de anorexia acaba sendo levada a deixar de ingerir alimentos, ou seja, ficar um longo período sem comer nada. O indivíduo com esse transtorno pode ter atitudes extremas como pesar os alimentos e medir a quantidade de líquidos que irá tomar.

Depois de algum tempo nesse ritmo pode ser que o corpo do anoréxico passe a rejeitar alimentos e aconteçam episódios de vomito não intencional após a refeição. Também podem surgir fortes dores de estomago o que faz com que a pessoa rejeite os alimentos. Tem ainda pessoas que se recusam a se alimentar diante de outras pessoas.

Observação da Anorexia

É mais fácil perceber que existe algo errado em uma pessoa com anorexia do que com bulimia porque existe uma perda considerável e exagerada de peso muito rapidamente. Além disso, as pessoas que sofrem de anorexia tem uma imagem distorcida de si mesmos. Dessa forma mesmo que a pessoa fique esquálida continua acreditando que está acima do peso ideal.

Obesidade – Porta Para Outras Doenças

A obesidade consiste basicamente no excesso de peso de uma pessoa. O indivíduo que sofre de obesidade se alimenta de forma indiscriminada de forma que acaba adquirindo um sobrepeso bastante elevado em relação a expectativa para a sua altura, idade e sexo.

O grande problema da obesidade é o fato de que é uma porta para várias outras doenças que podem ser de caráter físico e mental como, por exemplo, glicose no sangue, elevadas taxas de colesterol, problemas de circulação, doenças cardíacas e respiratórias bem como baixa auto-estima que pode desembocar em depressão entre outras.

O Preconceito

Como o sobrepeso é evidente a maioria das pessoas que sofre com a obesidade sabe que tem um problema, mas devido as piadinhas e preconceitos a que é submetido tem dificuldade em procurar um médico. Essa é uma doença muito perigosa e que atinge uma grande quantidade de pessoas devido a uma alimentação desregrada e falta de exercícios físicos.

Transtornos Alimentares

Transtornos Alimentares

Vigorexia e Ortorexia – Duas Obsessões

Os dois transtornos alimentares que tem chamado a atenção dos médicos são a ortorexia e a vigorexia. A primeira é a obsessão por alimentos que sejam biologicamente puros e a segunda é a obsessão por ter um corpo perfeito. A última tem se tornada muito comum entre os jovens em especial entre os homens que passam a utilizar suplementos alimentares e esteróides para atingir os seus objetivos.

Embora a ortorexia seja bem pouco conhecida suscita bastante preocupação uma vez que ameaça a saúde do corpo e a da mente bem como o estado emocional das pessoas. Quando se tem uma preocupação demasiada com os alimentos que se irá escolher para ingerir pode ser que o corpo seja penalizado com a ingestão de poucos nutrientes.

A maioria das pessoas doentes com depressão desenvolve algum tipo de transtorno alimentar. Ortorexia também é considerada um transtorno alimentar e se trata de uma condição em que a pessoa é obcecada em se alimentar sempre com os alimentos corretos (elas acabam comendo alimentos demais, como matérias-primas alimentares, e tornam-se nutricionalmente balanceadas).

Transtorno de Pica

Um transtorno alimentar bizarro, mas não incomum, é o que chamam de Transtorno de Pica, em que a pessoa consome o que geralmente não é considerado alimento, nem tem valor nutricional, como cabelo, madeira, vidro, metal, tijolo, borracha, entre outros.

Purga

O Transtorno de Purga acontece quando uma pessoa toma laxantes e vomita excessivamente sem farras alimentares. Esta pessoa geralmente quer manter uma certa quantidade de peso e não ganhar mais nada. Os cientistas suspeitam que mais pessoas tenham a doença de purga do que anorexia e bulimia combinados.

Os sintomas físicos de uma pessoa com transtorno alimentar pode variar, mas todos eles são igualmente mortais. A fome causada por anorexia nervosa pode fazer a maioria dos sistemas de órgãos ficarem defeituosos.

Junto com isso, vem a constipação, baixa freqüência cardíaca, pele seca, hipotensão, os pêlos do corpo se tornam mais finos, dentre muitas outras anomalias. A anorexia causa problemas cardiovasculares, anemia, alteração na estrutura cerebral, osteoporose juvenil e disfunção renal.

Bulimia

A Bulimia e outros transtornos alimentares que envolvem o vômito podem causar glândulas salivares inchadas, o esmalte do dente corroído, e os distúrbios de eletrólitos e sais minerais.

O transtorno de purga, juntamente com o uso abusivo de laxantes, pode trazer um longo período de disfunção intestinal. Rupturas no estômago e irregularidades mortais dos batimentos cardíacos derivados destes distúrbios são outras complicações possíveis.

Difícil Diagnóstico

Geralmente, é difícil dizer quando uma pessoa sofre de um distúrbio alimentar simplesmente olhando, sendo que ela pode estar com excesso de peso, peso normal ou peso abaixo do normal. À julgar pela aparência de alguém, o diagnóstico pode ser muito enganador, pois a aparência física pode não corresponder à saúde real.

Quanto mais cedo o paciente for detectado como portador de um transtorno alimentar, mais eficaz será o tratamento. No entanto, as complicações mentais de uma pessoa com tal doença mental podem levar a um tratamento psicológico e psiquiátrico no longo prazo.

O tratamento para anorexia segue três passos básicos: 1) restaurar o peso perdido; 2) tratamento psicológico; 3) conseguir a remissão a longo prazo.

No tratamento da bulimia, a primeira causa a terminar é a fase de comer e vomitar. A fim de fazer isso, há reabilitação nutricional, intervenção psicossocial e utilização de medicamentos.

Embora existam muitas formas eficazes de tratar distúrbios alimentares, o passo mais difícil é o primeiro: admitir que há um transtorno alimentar. Se a pessoa que sofre de um distúrbio alimentar não reconhece sua doença, o tratamento não será eficaz, porque ela vai resistir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.