Programa de Exercícios para Combater a Artrite

As pessoas com artrite muitas vezes se encontram em uma situação difícil, pois ficam num dilema entre se exercitar e sentir mais dor que a doença impõe. Sua mente racional diz que exercícios leves podem ajudar a aliviar a dor que estão experimentando. Seu corpo físico está gritando “dói caminhar, você não pode me obrigar a fazer exercício!” Então, o que uma pessoa como essa tem que fazer e como elas podem superar esse conflito interno?

Artrite

Artrite

Acompanhamento é Fundamental

No momento em que são diagnosticados com artrite, o profissional de saúde deve fornecer um plano global de tratamento da artrite, que inclua algum tipo de exercício. Este plano deverá também fornecer instruções sobre uma dieta, explicando quais os tipos de alimentos que podem ajudar a reduzir a dor da artrite, juntamente com uma lista de alimentos conhecidos pelo agravamento dos sintomas – ou seja, carne vermelha, produtos lácteos, aditivos alimentares, alimentos processados, isso para citar apenas alguns.

Muitos que sofrem de artrite, adotam os exercícios de ioga ou tai chi para ser uma forma eficaz de melhoria no quadro. Outros já preferem hidroginástica, musculação e exercícios de fortalecimento muscular, exercícios de amplitude de movimento, como dançar, ou exercícios aeróbicos e de resistência, como ciclismo.

Hidroginástica

Hidroginástica

É melhor se consultar com seu profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios. É de particular importância, se você tem artrite.

Vantagens a Segurados

Muitas companhias de seguros oferecem descontos para os seus membros em clubes, suplementos alimentares e outros congêneres. Muitas vezes, os membros de clubes oferecem um desconto de até 50 por cento para os membros de alguns provedores de seguros. A maioria destes clubes oferecem sessões particulares com um instrutor qualificado que possa ajudá-lo a desenvolver um programa de exercícios para artrite mais adequado às suas necessidades.

Reabilitação

Reabilitação

Antes de se exercitar, é recomendada a aplicação de calor entre as articulações doridas para ajudar a aquecê-las e permitir que elas se tornem mais flexíveis para a movimentação. Sempre comece seu programa de exercícios de artrite com inúmeros alongamentos antes e depois da rotina. Por último, mas não menos importante, aplicar compressas frias para as articulações doridas no final do ato de exercitar-se.

Escolha um programa de exercícios que você goste. Nada adianta estar fazendo uma coisa que já não é de todo prazerosa, pelo menos no começo, se você não se sente confortável com o exercício. Se você não gosta de levantar pesos, é provável que você não vai ficar com o programa. No entanto, se você se sente bem fazendo hidroginástica e isso alivia a sua dor, você estará mais inclinado a participar deste programa em uma base regular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.