Perigo de Diabetes e Depressão nas Mulheres

Estudo Científico Realizado

Um estudo científico realizado  por pesquisadores da Universidade de Harvard, demonstrou que tanto o diabetes quanto a depressão em pessoas do sexo feminino, aumentam em mais de dois por cento a chance dessas mulheres chegarem a óbito. A pesquisas demonstrou que as mulheres portadoras dessas duas doenças apresentavam um risco maior de morrer de doenças cardíacas.
Depressão

Depressão

Dados  Estatísticos Coletados Pela Pesquisa

Segundo os pesquisadores, esse estudo científico feito no ano de 2000, fez um levantamento de dados em mais de setenta e oito mil mulheres na faixa etária compreendida entre cinquenta e quatro e setenta  e nove anos. Foi feito um acompanhamento pelos cientistas de seis anos nas participantes, levando a constatação que em um total de quatro mil,seiscentos e cinquenta e quatro mulheres chegaram a óbito, sendo que desse número novecentos e setenta e nove morreram em virtude de complicações cardio vasculares. As mulheres portadoras de diabetes apresentavam um perigo de morte de cerca de trinta e cinco por cento mais elevado, e as que eram portadoras de depressão demonstraram um  aumento de cerca de quarenta e quatro por cento de risco de morte, quando foram comparadas a um grupo de outras mulheres que não apresentavam nenhuma das duas enfermidades.
Diabetes em Mulheres

Diabetes em Mulheres

Conclusão dos Pesquisadores

De acordo com os pesquisadores que realizaram esse estudo, a explicação mais correta seria o fato de que as mulheres que são afetadas tanto pelo diabetes quanto pela depressão, entrariam no que chamaram de ciclo vicioso, ou seja, as pessoas diabéticas demonstram uma maior propensão a apresentar os sintomas da depressão, devido a um estresse emocional que vivenciam por um longo período pelas complicações que são inerentes ao quadro clínico do diabetes. Uma pesquisa realizada no nosso país, também fez uma correlação entre a depressão e o diabetes, quando concluíram que cerca de dezesseis por cento das pessoas portadores de diabetes, que é uma complicação metabólica, apresentavam um quadro clínico de depressão.
Perigos na Gravidez

Perigos na Gravidez

Importância do Estudo Científico

Segundo os cientistas a importância desse estudo científico está no fato dele alertar aos profissionais da área de saúde, como lidar com a depressão e com o diabetes para reduzir os possíveis riscos  de óbitos. Há a probabilidade das duas doenças exercerem uma influência entre elas não só biológica como também de comportamento, pois  as duas enfermidades estão intimamente relacionadas ao estilo de vida sedentário sem a prática regular  de atividades físicas, ao vício do tabagismo e uma alimentação desregrada, baseada em comidas gordurosas e não saudáveis. Vale ressaltar que a depressão é uma doença que pode promover alterações no sistema nervoso da pessoa, prejudicando o coração, que é o principal órgão do sistema cardíaco de extrema importância para a preservação da vida  e da saúde dos seres humanos.
Salete Dias
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.