Homem da Pele Azul

Homem De Pele Azul

Possuir a pele azul não é nada comum, e inclusive pode servir como sinal de algumas doenças ou problemas de saúde. E ainda que seja bem raro, é possível que aconteça com pessoas próximas, ou ainda com nós mesmos.

Por isso, nesse artigo serão apresentadas algumas possíveis causas para a pele azulada.

Homem da Pele Azul com Angyria

Homem da Pele Azul com Angyria

Cianose

A pele de cor azulada – também chamada de cianose – é um sintoma que fica evidente com a coloração da pele se tornando azul e/ou arroxeada, principalmente embaixo das unhas e nas mucosas. Isso acontece principalmente pela má oxigenação do sangue arterial, refletindo assim insuficiências circulatórias, doenças pulmonares ou até mesmo uma possível intoxicação por gases tóxicos. O aparecimento desse sintoma se torna um pouco mais comum em locais que se encontram em grandes altitudes e contam com temperaturas muito frias.

O que mais caracteriza a pele que está azulada é uma deficiência na oxigenação das células do sangue do nosso corpo. Esse sangue que circula no nosso organismo pode ser encontrado em duas formas, sendo o sangue venoso – que conta com uma cor mais escura, e que circula pelas veias até o pulmão – e o sangue arterial – que é aquele que é transformado após o sangue venoso e sua hemoglobina terem perdido o gás carbônico e recebido o gás oxigênio dentro dos pulmões, possuindo assim uma cor mais vermelho vivo. – Por isso, a principal função do sangue arterial é levar oxigênio dos pulmões para o restante do corpo, e assim, quando a oxigenação está falha, surge o problema da cianose.

A cianose, além de fazer com que a pele fique azulada, pode provocar dores, tonturas e desmaios nas pessoas, dependendo da origem do problema que a acarretou. Já em outras hipóteses, ela é apenas um sinal físico, e a pessoa não sente nada. Outros sintomas que podem estar (mas não necessariamente estão) inerentes a cianose é a falta de ar ou severa dificuldade na respiração, sonolência, tosse e febre, confusão mental e expectoração de cor escura.

Os três tipos existentes de cianose são a central, onde o sangue já chega desoxigenado, a periférica, onde há a desoxigenação demasiada pelos tecidos periféricos, podendo ser assim generalizada ou local, e ainda a mista, que é uma fusão dos dois mecanismos já citados.

As principais causas da pele azulada são as doenças cardíacas, que englobam defeitos cardíacos congênitos, paradas ou insuficiências cardíacas. Doenças pulmonares, como bronquiolite, doença pulmonar obstrutiva crônica, embolia pulmonar, asma, pneumonia grave, distúrbio pulmonar intersticial. E ainda causas mais diversas, como overdose de drogas – sejam elas narcóticos, benzodiazepinas ou sedativos – exposição a fluidos frios, como ar ou água, intoxicações por cianeto ou outras substâncias tóxicas, afogamentos e ainda inspiração de ar com baixo teor de oxigênio.

Dependendo do que causou a pele azulada é necessário que se busque ajuda médica, principalmente quando ela se desencadeia com outros sintomas, como falta de ar e/ou dores. Caso a pele azulada tenha sido causada por exposição ao frio, o mais indicado é aquecer a área e aguardar, mas caso não volte rapidamente ao normal, e indispensável que se procure um médico.

Argíria

A argíria é uma rara doença que também faz a pele ficar azul.

A prata antigamente era considerada uma arca contra lobisomens, mas de modo geral, ela pode acabar afetando na verdade os seres humanos, evidenciando assim os portadores de argíria. Essas pessoas acabam ficando com a pele e os olhos em um tom azulado bem visível.

Havia épocas onde os médicos indicavam a prata como remédio, e isso aconteceu até o século XVIII. Ela era recomendada para tratar problemas como cortes, mau hálito e até mesmo epilepsia. Porém, há mais ou menos trezentos anos, os médicos descobriram uma doença causada pela ingestão dessas substâncias, a argíria. Isso acontece porque a prata não é completamente absorvida, e acaba deixando alguns sais derivados no organismo, e quando estes se acumulam, descoloram tudo o que tocam, até mesmo os órgãos internos ficam com a coloração azulada, e o pior de tudo é que o processo é irreversível.

Grandes doses de prata podem prejudicar fortemente os rins e até mesmo causar convulsões. Desse modo, a argíria não é um problema por si só, mas não se sabe o teor de prata exato que não é prejudicial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.