Doenças Respiratórias

As doenças do trato respiratório estão entre as patologias mais comuns na atualidade, gerando um grande numero de internações hospitalares e atendimentos médicos, durante todo o ano, com acentuado crescimento no inverno.  São consideradas doenças respiratórias aquelas que afetam o sistema respiratório através de seus órgãos como pulmões, traquéia, brônquios, laringe, diafragma, alvéolos pulmonares, boca e faringe. Entre as doenças respiratórias mais comuns temos as gripes, renites alérgicas, infecções respiratórias, pneumonias, bronquites, sinusite, faringite, enfisema pulmonar, tuberculose e câncer do pulmão.

Crônica

Crônica

As doenças respiratórias são originadas de por problemas alérgicos ou por infecção, assim as causas podem ser alergia a alguma substancia no ar, ou até a umidade, poluição do ar, vírus, etc.  Apesar de ser um tipo de doença comum, as doenças respiratórias, desde as mais simples como gripes e infecções respiratórias, ainda causam muitas mortes no país além de prejuízos econômicos, pois é muito grande o numero de internações em função dessas doenças. A infecção respiratória aguda ou pneumonia, ainda é a causa do maior numero de mortes em crianças abaixo de 5 anos, levando ao óbito mais de um milhão de crianças por ano. Os idosos também são vitimas graves das doenças respiratórias pois ficam com a resistência menor com o passar do tempo. Em virtude disso o governo lançou as campanhas de vacinação contra gripe especialmente para a 3ª idade, como forma de prevenir o inicio das doenças respiratórias, que muitas vezes começam com simples resfriados ou gripes que não são bem curados e se desenvolvem tornando-se doenças respiratórias mais graves com infecções e pneumonias.

Doença Respiratória

Doença Respiratória

Muitas são as causas das doenças respiratórias, mas estudos comprovam que os números aumentam nas grandes cidades onde os índices de poluição atmosférica é maior. A queima dos combustíveis fósseis como diesel e gasolina emanam monóxido de carbono que é um gás poluente que faz mal a saúde humana e também ao meio ambiente do planeta. Com o aumento do numero de carros de luxo circulando nas grandes cidades, a concentração desses poluentes chega a níveis considerados perigosos a saúde humana, especialmente ao aparelho respiratório.

Cardio

Cardio Respiratória

As doenças do trato respiratório não causam somente danos a saúde dos indivíduos, mas também prejuízos econômicos para o governo e para as empresas privadas. Os órgãos da aréa da saúde pública tem gastos consideráveis com as internações e os atendimentos em postos de saúde e medicação para essas doenças além disso, com um alto índice de morbidade, é bastante relevante o numero de faltas ao trabalho em virtude das doenças respiratórias, que no Brasil são consideradas comuns no período de maio a agosto, quando o clima fica mais frio e úmido.

Como não existe uma prevenção possível para essas doenças, pois são na sua maioria oportunistas chegando quando o individuo esta com a resistência baixa, é importante haver a conscientização da população através de campanhas, para que fiquem atentos aos sintomas e não deixem que um simples resfriado evolua para um caso mais grave evitando também as complicações da gripe, que podem levar a morte do paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário