Conjuntivite Alérgica

O que é conjuntivite alérgica?

Diferentemente da conjuntivite bacteriana, a Conjuntivite Alergica é um tipo de alergia que ocorre nos olhos e pode ocorrer isoladamente ou acompanhando a renite alérgica. E na maioria dos casos ela é a forma mais comum de alergia ocular.

Conjuntivite Alérgica

Conjuntivite Alérgica

Como ela ocorre?

Os alergenos podem estar no ar, assim como o acaro e o pólem de plantas, ou podem estar nas suas mãos e entrar em contato com os olhos ao tocá-los. Quando seus olhos entram em contato com os alergenos o corpo reage e produz anticorpos, o corpo acaba reagindo e produzindo anticorpos e quando entram em contato com os anticorpos entram em contato com o olho, dando início a uma reação alérgica. Nesse caso o olho libera algumas substâncias químicas incluindo uma chamada histamina, que causam os sintomas da conjuntivite alérgica.

Os sintomas são:

Coceira, lacrimejamento e vermelhidão, também pode acontecer de a pele na volta dos olhos estar vermelha e descamando, geralmente os dois olhos serão afetados a menos que apenas um deles tenha entrado em contato com o alérgeno.

Colírio

Colírio

Como pode ser diagnosticada?

O médico vai examinar e perguntar os sintomas, se tiver um histórico de alergia pode ser muito útil para o médico. Também poderá ser aplicados testes para alérgenos específicos, principalmente se acontecer de não corresponder ao tratamento com os remédios habituais para esse tipo de conjuntivite.

Conjuntivite Alérgica

Conjuntivite Alérgica

Como pode ser tratada?

Segundo o agente de saúde, o primeiro passo é ficar longe de tudo que possa dar alergia, depois é o tratamento com medicação que pode ser tratado com anti-histaminicos, principalmente se tem outros sintomas alérgicos, se for só nos olhos pode ser tratado com colírios específicos, mas se houver outro tipo de alergia pode ser tratado com dois tipos novos de colírio, mas é necessário que o seu médico esteja acompanhando o caso. A imunoterapia também tem bons resultados.

Conjuntivite

Conjuntivite

Por quanto tempo pode perdurar?

Os sintomas da conjuntivite alérgica podem perdurar por quanto tempo o alérgeno se fizer presente. Se a reação alérgica apareceu enquanto criança e continua na fase adulta é bem provável que ela permaneça por toda vida. Sendo que qualquer pessoa pode desenvolver alergia, incluindo conjuntivite alérgica, em qualquer etapa da vida.

Como pode ser a prevenção de conjuntivite alérgica?

Não existe método eficaz para prevenir a alergia, mas o que pode ocorrer é minimizar seus sintomas evitando sua exposição aos alergenos que causam o problema, controlando os ácaros da poeira, evitando os animais domésticos etc. De acordo com o problema de cada pessoa, pode ser necessário que faça testes alérgicos para identificar a causa dos problemas e se for o caso fazer vacinação de alergia por até vinte e quatro meses. É necessário que todas as pessoas tenham controle sobre o seu organismo para poder detectar quando algo causar alergia.

51 comentários

  1. Olá, eu queria saber se estou com conjuntivite alergica.. Eu estava assistindo a um jogo e comi batata frita, só que eu coçei o olho com a mão que estava pegando as batatas, e no mesmo dia meu olho irritou e começou a lacrimejar muito (transparente, bem grudento e cheio de remelas). No dia seguinte, acordei com o olho esquerdo inchado e bem vermelho, e totalmente grudado.. Coloquei uma compressa de agua morna no olho e ele deu uma melhorada, porém o olho direito começou a ter os mesmos sintomas. Seria uma conjuntivite alérgica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>