Catapora

A Catapora, também conhecida como varicela, é uma doença infecciosa, comum nas crianças e altamente contagiosa. É causada por um vírus, o Varicela-Zóster. Na velhice, o homem pode desenvolver a doença quando o vírus permanecer dormente nos glândios nervosos do homem. A catapora só se desenvolve uma vez no ser humano. Por ser uma doença altamente contagiosa, 90% dos contactados, são infectados pelo vírus provocando a Catapora. A transmissão da doença se dá pelo espirro, pela tosse, ou ainda pelo contacto com uma pele infectada. Não esqueça, porém, que a Catapora, dificilmente atingirá um idoso, mas quando acontece, é conhecida como o Zoster.

Catapora

Catapora

A catapora, juntamente com o sarampo, a rubéola e a eritema infecciose, são doenças consideradas de crianças. A catapora atinge as crianças pela faringe ou pela conjuntiva do olho, multiplicando-se através do sangue até atingir a pele onde se torna visível, com o surgimento das pústulas, pequenos blocos contendo uma espécie de inflamação que surgem na pele por um período de mais ou menos doze dias.

Sintomas

Sintomas

Os sintomas iniciais da catapora são: o aparecimento de febre e o posterior aparecimento de pústulas que causam grande coceira na pele. É uma doença geralmente inofensiva nas crianças, com exeção para as pessoas de baixo índice imunológico. Nessas pessoas pode causar infecção no cérebro ou nos pulmões. Nos adultos, os riscos são maiores do que nas crianças. O diaguinóstico se dá de várias maneiras. O mais comum e específico é por imunofluerescencia. Existe um sistema de vacinação promovida pelo governo, mas o baixo risco de vida da doença, causa polemica, sendo inclusive, comum o hábito das pessoas colocarem seus filhos a brincar com crianças infectadas pelo vírus da catapora, para se livrarem mais cedo do incomodo. Uma recomendação importante que se faz ao infectado é a de que nunca deva se coçar para não correr o risco de provocar uma ferida que venha a se infeccionar.

Vacina

Vacina

Em vários programas de TV, encontramos recomendações para aliviar a coceira de pacientes com catapora como, por exemplo; o uso de iodados ou banho com permanganato de potássio, mas cuidando para não exagerar, evitando prováveis queimaduras com o uso abusivo de medicamentos caseiros. O médico é a melhor solução. Muitas vezes, receitas mágicas, agravam ainda mais os problemas de sua saúde. A limpeza das unhas do infectado é um preventivo eficiente para evitarem feridas e possíveis infecções. O uso de roupas leves, evitando o calor, ajuda a aliviar a tensão provocada pela coceira. Duas medidas l00% plausíveis e sem riscos. O Zoster que só acontece nos idosos, recomenda-se o tratamento médico, devido à complexidade maior da doença que afeta mulheres e homens e que atinge, ou pode atingir o cérebro ou os pulmões do infectado, pois o vírus pode afetar os gânglios nervosos ou os nervos cranianos, mas os sintomas aparecem na pela, que se torna extremamente dolorida e sensível ao toque.

Um comentário

  1. AS VACINAS NORMAIS PROTEGEN UM CRIANÇA DE 1 ANO E 4 MESÊS CONTRA CATAPORA,OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>