Rubéola

O que é rubéola? É uma doença causada por um vírus também chamado rubéola, ela é transmitida por via respiratória, a transmissão se dá através de contato direto, por secreções ou pelo ar. É uma doença benigna, na maioria dos casos ela não produz manifestações, as manifestações mais comuns são febre alta, aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, inflamações nos olhos, dor muscular, dores de cabeça e nos testículos, congestão nasal causando espirros, manchas cor de rosa; começa a se manifestar no rosto se espalhando pelo resto do corpo até mesmo nos pés, essas manchas geralmente somem após cinco dias.

Rubéola

Rubéola

Mas as mulheres grávidas não podem ser contraídas pela doença, ela pode causar má formação no embrião. A mãe que adquire o vírus da rubéola é aconselhada pelo agente da saúde a tomar os devidos cuidados, é comum que aconteça um aborto espontâneo, devido ao risco de seqüelas que o bebê corre. São elas surdez, problema no coração, cegueira, retardo mental dentre outros, esses defeitos no bebê causado pelo vírus caracterizam a Síndrome da Rubéola congênita.

Vacinação Rubéola

Vacinação Rubéola

Se tiver suspeita que contraiu o vírus procure imediatamente alguém responsável pela área da saúde. A doença da rubéola não possui um tratamento especifico normalmente o agente de saúde aconselha que tome analgésicos por causa das dores causadas pelo vírus da rubéola e muito repouso. A vacinação é oferecida pelos órgãos de saúde desde 1992. A Organização Mundial da Saúde recomenda dar a vacina de prevenção quando a criança tiver em torno dos doze e dezoito meses de idade, esta seria a primeira dose e a segunda dose dar com trinta e seis meses de idade nos postos de saúde. É gratuito. Também existem as campanhas de vacinação durante o ano para adultos para prevenir a rubéola congênita. Um alerta, as mulheres grávidas jamais podem tomar a vacina devido à mesma possuir o vírus vivo. Algumas recomendações para prevenir o contagio da doença são, evitar o contato com pessoas que tem o vírus da rubéola, respeitar as datas de vacinas do seu filho, principalmente as gestantes tem que tomar muito cuidado.

Sintomas Rubéola

Sintomas Rubéola

O diagnostico é feito pelo medico para detectar a rubéola, uma vez que os sintomas são comuns a outras doenças como sarampo, dengue. É pedido para o paciente um exame de sangue que detecta os anticorpos do vírus da rubéola. Poucos meses atrás estava acontecendo uma campanha de vacinação em rede nacional para a prevenção do vírus da rubéola pela cantora baiana Claudia Leitte, que teve um bebe recentemente e ainda assim trabalhou durante o carnaval 2009, a imagem dela nesta campanha favoreceu muito nos resultados obtidos. O país atingiu uma meta de 95% de pessoas vacinadas. Foi um sucesso a campanha, os governantes estão de parabéns pela iniciativa. A maior preocupação da campanha foi pela doença que afeta as mulheres grávidas. Vamos ajudar o Brasil a eliminar de uma vez por todo o vírus da rubéola!

3 comentários

  1. eu queria saber como se adquire a gripe rubéola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>