Apendicite

A apendicite é uma doença que se dá através da inflamação do apêndice cecal localizado na região do intestino grosso, e que pode sofrer sérios danos caso o diagnóstico não aconteça imediatamente após os sintomas. O portador da doença pode ter sérias complicações e até uma hemorragia interna caso o mesmo venha a estuporar.

Geralmente é uma doença comum na adolescia quando os órgãos ainda estão em desenvolvimento, e consequentemente o inchaço do apêndice, trazendo muita dor e desconforto a pessoa. Contudo adultos ou mesmo crianças menores podem sofrer dessa doença, já que são considerados pacientes de maiores riscos.

Existem também no apêndice a presença de muitas bactérias que aumentam ainda mais a presença de gases dentro do órgão, fazendo com a dor seja ainda maior e imediata, como forma de realmente alertar o paciente a procurar ajuda médica rápido, em tempo ainda de cirurgia para a retirada do mesmo.

Sintomas Clássicos e Complicações

Alguns sintomas para o diagnóstico da apendicite são realmente certos. O paciente que sofre desse mal geralmente tem início com náuseas, vômitos e tontura. Depois dessa fase aparecem as dores junto a região da barriga, próximo ao umbigo, dores realmente fortes e intensas. Há também sintomas mais raros como a febre baixa em alguns casos, como a falta de apetite, característica exata devido à dor.

Com o auxílio médico a confirmação dessas com complicações e sintomas virão em um exame de tomografia computadorizada, para que realmente haja a comprovação da inflamação do apêndice. Em casos de crianças e mulheres grávidas o exame é substituído pelo exame de sangue, já que os raios fortes da tomografia fazem mal a ambas as categorias.

Tratamentos e Prognosticos

Para o tratamento da apendicite realmente recomenda-se a cirurgia pra retirada do órgão imediata, já que sua complicação e maior inflamação podem resultar em uma hemorragia interna, e posteriormente o óbito da pessoa. Após a cirurgia e retirada à recuperação é logo imediata, contudo é indicado bastante repouso e nenhum esforço, já que com q retirada de um órgão tão sensível é preciso cuidado.

Em casos de doenças crônicas e complicações durante a cirurgia a indicação de antibióticos pela junta médica também auxilia na diminuição das bactérias responsáveis pelo aumento da inflamação, contudo nem sempre eficazes nesse combate.

A Mais Famosa

Certamente a apendicite é a doença mais famosa do sistema digestivo, e que chega a atingir cerca de 20% da população mundial. É nesse processo de vários órgãos em conjunto que o apêndice se torna mais um fator de risco, que dependendo do caso pode levar a pessoa à morte rapidamente.

Por isso em caso da percepção de sintomas características da apendicite o mais recomendado é que se procure o médico urgentemente, para que o diagnóstico seja feito e posteriormente a cirurgia e o tratamento adequado a cada idade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.