Versão Cremosa da Ricota

Alimento Sem Sabor

Várias pessoas, que só conhecem a ricota granulada e compacta, consideram o laticínio sem sabor. No entanto, produtores paulistas, estão fazendo uma versão mais macia e aveludada do queijo, o que lhe confere um paladar mais saboroso.

Torta

Boas Marcas Encontradas

Apesar de poucas, existem boas marcas de ricota disponíveis para compra. Elas costumam ser mais caras que as comuns,porém para quem já provou, compensam o valor que pagaram. Por exemplo, a ricota produzida por uma pequena fábrica de laticínio, localizado em Atibaia, em São Paulo, mistura técnicas artesanais com as industriais,e comercializa outros queijos, além da ricota, que é feita com o puro leite da vaca, que os produtores locais fornecem. De acordo com um dos fabricantes,o segredo para o ótimo paladar do alimento, está no corte para segurar o soro,e no tempo que a massa leva para secar. O resultado não podia ser outro: Uma ricota macia e cremosa, que a pessoa pode comer pura, ou com uma pitada de azeite, por exemplo. Outro local, onde o laticínio produzido é muito saboroso, é o produzido em uma fazenda no Vale do Paraíba. Os queijos são preparados de forma artesanal, com leite de búfala, que depois de pausterizado, descansa até adquirir a consistência ideal de massa, que é cortada e separada do soro, que se transforma em ricota, quando aquecida a 90°C.

Versão Cremosa da Ricota

Laticínio Antigo

De acordo com resgistros, a ricota é um dos laticínios mais antigos,pois segundo consta, já era utilizada desde as civilizações egípcias. No período da Idade Média, a técnica utilizada para fazer o alimento,se tornou popular na região, onde hoje se localiza a Itália. Para ser feita, a ricota que quer dizer, cozida duas vêzes, recebe um aquecimento em dobro, indispensável à sua produção. O soro que é obtido com a produção do queijo, deve se acidificar por cerca de um dia. Depois, ele é aquecido a uma temperatura de 95ºC, quando então acontece a coagulação. Após é só tirar a coalhada que se formou, e retirar o excesso de água. Para alguns estudiosos no assunto, a ricota por ser feita a partir do soro,e não diretamente do leite, é considerada somente como um derivado do queijo ou um subproduto do laticínio.

Receita

Qualquer Tipo de Leite

Segundo os produtores, a ricota é produzida do soro de qualquer tipo de leite, como o de vaca, ovelha, búfala ou cabra, variando uma ou outra vez, na sua técnica de produção. As ricotas que são boas, mesmo sendo derivados de um queijo sem maturação, apresentam um suave aroma de leite, e um sabor bem leve, sem deixarem de ser saborosas. Como sugestão de especialistas, pela sua textura, a ricota pode ser combinada com vinhos, como os tintos leves ou frutados, ou os brancos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.