Cardápio Para Endomorfo Emagrecer

Endomorfo é um dos três tipos físicos que existem na classificação de biótipos, que é realizada a partir de características bioquímicas e principalmente metabólicas do indivíduo e que sofre influência de outras características como altura, peso e necessidades de nutrientes, de uma maneira geral.

Sendo assim, um indivíduo endomorfo, um mesomorfo e um ectomorfo necessitam de planos alimentares diferentes, dado que seus metabolismos também são diferentes. Isso é um dos principais fatores que contribuem para que se atinja os objetivos de cada indivíduo.

Os endomorfos são aquelas pessoas que têm tendência a acumular gordura mais do que os outros dois tipos. No entanto essa pessoa também apresenta alguma facilidade em ganhar massa muscular. Outras características desse tipo físico são os quadris e as coxas grandes, além de ossos largos e rosto arredondado. Geralmente os membros são mais curtos, o que leva à ideia de “pessoa roliça”, não no sentido pejorativo, mas sim no formato do corpo em forma de rolo. No entanto isso não é generalizado, uma vez que há pessoas em que uma ou outra característica do tipo físico endomorfo se sobrepõe à outra e é justamente devido a essa grande variabilidade que muitas vezes as pessoas não conseguem identificar seu próprio tipo físico, o que dificulta o alcance de resultados com dietas e exercícios físicos.

Os endomorfos não necessariamente são pessoas acima do peso e, seguindo o mesmo raciocínio, ectomorfo não é sinônimo de magreza ou de peso abaixo do normal e mesomorfo, o peso adequado. Muito embora as pessoas pertençam a uma determinada classificação de biótipo não faz com que elas necessariamente sigam o padrão exato com as características esperadas, uma vez que há inúmeras variáveis que contribuem para o ganho e a perda de gordura e de massa magra em um indivíduo.

O tipo endomorfo, pelo fato de ter maior facilidade em ganhar gordura e em transformar os carboidratos que ingere em gordura, deve, sobretudo, prestar atenção na ingestão de macronutrientes relacionados aos açúcares. Além disso, a análise da quantidade de ingestão de calorias também contribui para um maior controle de seu peso corporal, uma vez que seu metabolismo tende a ser mais lento do que nos outros tipos. A facilidade em transformação dos carboidratos em gordura se dá principalmente pela reduzida liberação de insulina pelo pâncreas do endomorfo após a ingestão de carboidratos. Sendo assim, além de produzir um estoque, os músculos desse indivíduo acabam não recebendo a quantidade suficiente de glicose e de aminoácidos adequada. Posteriormente há a liberação excessiva e tardia de insulina, o que favorece a formação do estoque de energia em forma de gordura, mesmo quando esse indivíduo ingerir pequenas quantidades de calorias.

No entanto, o perfil da dieta de um indivíduo vai depender de seu objetivo principal. Uma pessoa que apresenta característica endomorfa e que deseja ganhar massa muscular difere em muito do endomorfo que deseja perder gordura corporal.

Independentemente do objetivo, o endomorfo tem que ter em mente sua necessidade do controle glicêmico e, portanto, a redução da ingestão de carboidratos, o que deve se enquadrar em, no máximo, 25% de todas as calorias ingeridas durante o dia. No entanto, no caso de uma estratégia para perda de gordura e ganho de massa muscular, a percentagem de carboidratos pode chegar em até cerca de 15%.

Sendo a ingestão de carboidratos reduzida, a de proteínas deve ser sempre elevada nesse caso, girando em torno de 35%, para que o seu organismo não consuma toda a proteína como fonte de energia após a utilização dessa pequena parcela de carboidratos e deixe o organismo com uma redução proteica, dificultando o ganho de massa magra, podendo até mesmo reduzir os níveis que já se encontram estabelecidos previamente. É válida a suplementação, seja com o suplemento de proteína em forma de shakes, seja com a suplementação com aminoácidos, que seriam os chamados BCAAS, que são os aminoácidos de cadeia ramificada.

Já com relação à ingestão de gorduras, cerca de 40% de todas as calorias devem ser originadas de fontes boas de gordura. Exemplos de boas fontes de gordura são o óleo de coco, castanhas, alguns peixes e abacate, por exemplo.

Alguns suplementos que auxiliam a perda de gordura e o ganho de massa muscular para os endomorfos, além dos já citados relacionados ao aumento da ingestão de proteínas, temos os pré-treinos que, na realidade, irá auxiliar qualquer pessoa que pratica exercícios de moderada a elevada intensidade, a L-carnitina, que promove a utilização de gordura como fonte de energia, o que reduz o estoque que o endomorfo apresenta, além dos termogênicos, que promovem a aceleração do metabolismo, o que demanda mais e mais energia, fazendo com que o indivíduo emagrece mais facilmente.

É válido ressaltar sempre que é de suma importância o auxílio e a participação de um profissional no processo, seja de emagrecimento, seja de ganho de peso ou de massa muscular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.