Alongamentos para Coluna – Combatem Dores nas Costas mas Exigem Acompanhamento

Você costuma sofrer com dores nas costas? Saiba que alongamentos são eficazes para combater diversos tipos de dores, além de serem altamente recomendados antes e após a prática de exercícios físicos. Apesar de serem divulgadas na internet séries de alongamento, é preciso tomar atenção na hora de realizá-los, pois se forem feitos de forma incorreta podem prejudicar muito ao invés de ajudar.

alongamento para coluna-1

Alongamentos para Coluna

Os alongamentos para a coluna são divididos em dois tipos: específicos para a coluna cervical e lombar e os destinados para a melhoria da postura. Alguns exercícios para a prática de alongamento são divulgados na internet, entretanto, antes de realizá-los procure um fisioterapeuta para que possa avaliar se são indicados para o seu caso.

Na hora de realizar os alongamentos, é preciso aprender a ouvir os sinais de que seu corpo emite de que está indo tudo bem ou não. Quando crescer a tensão e sentir dores, seu corpo quer dizer de que existe algo errado. Caso isso ocorra, pare um pouco o exercício até verificar se o está realizando de forma correta.

Normalmente, cada exercício de alongamento deve ser mantido durante 30 a 60 segundos. No entanto, o tempo de duração costuma variar conforme a necessidade, de acordo com a tensão de cada região do corpo. Por isso, dimensione o período de alongamento de acordo com o que estiver percebendo no momento.

Ao realizar os alongamentos se certifique de que seus quadríceps (parte anterior das coxas) fiquem relaxados em todas as posições que pedem que uma das pernas fiquem esticadas. Isso acontece porque é impossível realizar o exercício de forma correta quando os quadríceps não permaneçam descontraídos.

Realizar movimentos de balanço enquanto se alonga podem deixá-lo mais tenso do que flexível. Isso acontece porque, se balançar por mais de quatro vezes no momento em que tocar nos seus artelhos, como o que costumamos fazer nas aulas de educação física na escola, e depois se inclina para frente depois de alguns minutos, possivelmente se afastará dos artelhos do que quando começou. Por isso, cada movimento de balanço realizado vai ativar o reflexo do alongamento, culminando com o enrijecimento dos músculos ao invés de alongá-los.

Outra dica é procurar se alongar menos do que exagerar. Além disso, existe o costume de ficar mais tempo alongando a primeira região do corpo em que estão alongando, como perna, ou braço, sendo que antes alongarão o lado que consideram mais flexível ou fácil.

alongamento para coluna-3

Hérnia de Disco

Por causa desse costume, os praticantes ficam mais tempo no lado “bom” do que no “ruim.” Por isso, para uniformizar essa diferença na flexibilidade corporal, primeiro procure alongar o lado mais tenso do corpo, pois ajudará a deixá-lo mais flexível de forma considerável.

Suportar tensões corretas dos alongamentos em um tempo determinado proporciona ao corpo se adaptar a novas posições. Logo, a região alongada vai se adaptar à tensão suave e com isso o corpo tomará novas posições sem sentir as antigas tensões iniciais.

Por isso, procure aproveitar cada exercício de alongamento de acordo com cada sensação recebida. Dessa forma, não se culpe se ainda não adquiriu a flexibilidade desejada, mas sim deve gozar dos benefícios verdadeiros desses exercícios. Isso porque em cada vez que realizá-los de forma correta, mais fáceis se tornarão, ficando mais flexível com o tempo. Ganha você e sua saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.