Relatório Sobre OVNIS foi Mantido em Sigilo por Churchill

Durante a segunda Guerra Mundial alguns tripulantes do esquadrão aéreo britânico relataram ter avistado objetos voadores não identificados (conhecidos pela sigla OVNI).

No entanto o fato foi mantido em silencio durante vários anos por ordem de Winston Churchill, na época primeiro-ministro da Grã-Bretanha. O motivo que levou Churchill a pedir o sigilo das informações acerca do aparecimento de ÓVNIS foi o temor de que o fato desencadeasse uma onda de pânico entre a população.

A história veio à tona depois que os arquivos que continham informações sobre o caso foram divulgados pelo Arquivo Nacional do país, revelando documentos do Ministério da Defesa da Grã-Bretanha. Churchill havia solicitado que os documentos permanecessem secretos durante 50 anos, tempo necessário para que a história fosse apurada ou para que o pânico não ocorresse entre a população.

Temor religioso

Relatório Sobre OVNIS foi Mantido em Sigilo por Churchill

Relatório Sobre OVNIS foi Mantido em Sigilo por Churchill

Uma das considerações que Churchill fez ao solicitar o sigilo dos arquivos foi de que o relato de aparecimento de ÓVNIS pudesse abalar a religiosidade das pessoas, levando-as a desistir de suas crenças.

O medo de que o assunto viesse a tona foi tão grande que parte dos documentos sobre o assunto foi destruída, muito embora na década de 50 o governo houvesse ordenado que os responsáveis pelos serviços de inteligência que investigassem relatos ou qualquer informação recebida sobre a existência de ÓVNIS no espaço aéreo britânico.

A investigação foi levada a serio e relatórios semanais chegaram a ser emitidos para o governo, com registro sobre possíveis aparições e o parecer de especialistas sobre segurança nacional.

Divulgação

Sobre

Sobre

A iniciativa de divulgar os documentos é fruto de uma parceria realizada há três anos entre os Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha e o Ministério da Defesa, para divulgação de informações que podem ser de interesse dos cidadãos britânicos.

Um dos documentos divulgados é o Livro Vermelho, um relato com periodicidade semanal feito pelos serviços de inteligência. O conteúdo do relatório indica que as aparições de objetos não identificados não foram explicadas através do rastreamento dos radares.

Relatos de aparecimento de ÓVNIS

História

História

Os arquivos contemplam vários relatos de aparecimento de ÓVNIS. Um deles conta a história de um piloro que informa que durante o processo de pouso em 1995 quase foi vítima de uma colisão com um objeto não identificado. O piloto estava pousando um Boeing 737 no aeroporto de Manchester quando o fato ocorreu.

Um período com grande abundancia de relatos coincide com o auge da exibição da serie “Arquivo X”, em 1996. Neste ano, foram relatados 360 casos de aparições de ÓVNIS a mais do que a média. O interesse da população por informações sobre ÓVNIS também cresceu, e o governo recebeu várias cartas questionando o aparecimento desses objetos e cobrando explicações.
O material divulgado pelos Arquivos Nacionais Britânicos pode ser consultado no endereço http://ufos.nationalarchives.gov.uk/.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.