Importância do Treinamento na Gestão de Carreira

Fases da Elaboração do Plano de Carreira

Para que um plano de gestão de carreira seja bem elaborado e desenvolvido ele deve ser compostos de três etapas diferentes. A primeira é a elaboração propriamente dita de um programa de carreira, a segunda compreende a adaptação do profissional a esse plano através da identificação das competências profissionais e como adequá-las às demandas do mercado profissional, e a terceira fase seria a implantação de uma estratégia de marketing pessoal.

Na etapa de adequação do profissional ao mercado trabalhista é necessário um estudo intenso de suas competências e habilidades fazendo uma comparação realista com o que o mercado está necessitando.

Planejamento

Depois dessa análise é necessário acriação de um plano estratégico para desenvolvimento pessoal, com o objetivo de conseguir superar possíveis déficits que forem detectados em sua atuação.

Conhecimento do Mercado em que vai Atuar

O profissional que deseja ter uma boa atuação no mercado de trabalho, deve conhecê-lo profundamente adotando alguns procedimentos estratégicos como por exemplo: Fazer uma pesquisa detalhada sobre os clientes e suas principais demandas, preparando-se da melhor forma possível para atendê-los, satisfazendo suas necessidades.

Algumas atitudes como trabalhar bem em equipe, ter um bom relacionamento interpessoal e motivar colaborados podem ajudar a incrementar o atendimento à clientela; Fazer uma pesquisa sobre os concorrentes pode ajudar muito a execução do trabalho do profissional, cujo objetivo é procurar um diferencial para se destacar no mundo dos negócios; Pesquisar as novas tendências do mercado para saber quais serão as principais demandas que possam surgir, aproveitando as grandes oportunidades são ações importantes dentro do ambiente corporativo.

Trabalho em Equipe

Se houver uma tendência para uma novo método tecnológico, uma boa estratégia é fazer uma antecipação, aprofundando os conhecimentos naquela determinada área, melhorando as competências profissionais e pessoais traçando objetivos que devem ser alcançados, dando um impulso significativo à carreira profissional.

Programa de Desenvolvimento Pessoal

Os especialistas na área de gestão, orientam que um bom programa de desenvolvimento pessoal é fundamental para superar algum tipo de déficit que o profissional possa porventura possuir. Por isso algumas sugestões são apontadas com as principais para reduzir essa falta de conhecimento.

São elas: Participar sempre que possível de treinamentos elaborados com o objetivo de fornecer informação ao profissional; Adotar o hábito de leitura de livros e artigos técnicos; Participar sempre que possível de cursos de atualização e palestras educativas; Ter uma pessoa que seja uma espécie de orientador para que o profissional possa conseguir atingir seus objetivos mais rapidamente.

Gestão

Todo profissional para progredir na empresa deve ter ambições para ficar sempre motivado a cada vez mais investir no seu futuro profissional. Segundo consultores de marketing pessoal, para o funcionário crescer na empresa é necessário um processo de evolução contínua.

Ele não pode ficar somente dependendo da empresa em que trabalha, mas sim ter iniciativa para tomar suas próprias decisões que contribuam para o seu crescimento profissional.

E nessa etapa o treinamento vai desempenhar um papel muito importante para que a pessoa promova sua carreira, e planeje de maneira eficiente seu marketing profissional.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.