Especialização em Fisioterapia

A área de Fisioterapia é uma das que mais tem crescido nos últimos tempos e pode representar uma excelente oportunidade para quem deseja encontrar uma profissão gratificante e que ofereça boas condições financeiras. A seguir vamos explicar um pouco mais a respeito do trabalho do fisioterapeuta e como uma especialização nessa área pode te ajudar a se tornar mais qualificado.

O Que Faz um Fiosterapeuta?

O profissional fisioterapeuta atua na prevenção e tratamento de lesões através de um conjunto de técnicas de ginástica e massagens. No escopo de suas funções está diagnosticar e tratar problemas que podem ser o resultado de má-formação, problemas de postura ou mesmo acidentes.

O objetivo da realização de massagens e ginástica é fazer com que o paciente tenha a sua boa condição física restaurada bem como possa desenvolver novas capacidades físicas. Os fisioterapeutas ainda realizam tratamentos com base no uso de aparelhos, calor, frio e água.

Pessoas que sofrem acidentes ou que são portadores de distúrbios cardíacos, neurológicos ou respiratórios podem contar com o trabalho dos fisioterapeutas. Ainda é possível trabalhar com gestantes, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais com o objetivo de oferecer mais conforto e bem-estar para essas pessoas.

O Mercado de Trabalho

A fisioterapia oferece boas oportunidades para os profissionais no sentido de ter várias áreas de especialidades. Logo que se forma o fisioterapeuta pode ter alguma dificuldade de encontrar um trabalho nas áreas mais tradicionais da fisioterapia como a ortopédica, respiratória e neurológica em especial nas grandes cidades.

Contudo, como já dissemos é possível encontrar oportunidades em outras especialidades como oncologia, desportiva, saúde familiar, reabilitação cardiovascular e saúde do trabalho. Existe uma grande demanda por profissionais de fisioterapia hospitalar, pode ser uma boa área de atuação. Pesquisas apontam que a região Sudeste é a região em que se concentra o maior número de vagas de trabalho, contudo, é mais fácil conseguir um emprego nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Curso de Fisioterapia

Nesse curso a base do currículo é das ciências biológicas e da saúde tendo como principais aulas patologia, anatomia, biologia, saúde pública, fisiologia, ortopedia, traumatologia entre outras. Em geral a partir do segundo ano o curso tem a sua carga horário aumentada e os alunos passam a ter aulas práticas em que tem acesso ao conhecimento de técnicas de tratamento como massoterapia e termo terapia que consiste em usar o calor ou frio para aliviar dores. No último ano do curso o aluno é obrigado a fazer um estágio e o mesmo pode ser feito nas clínicas das próprias faculdades. Em média o curso dura 4 anos.

Funções do Fisioterapeuta

A seguir listamos algumas das principais atividades e áreas em que o fisioterapeuta pode atuar.

Cardiologia e Pneumologia

Quem atua como fisioterapeuta nessa área cuida de pacientes que se encontram nas fases de pré e pós-operatório. Os profissionais ajudam a prevenir e tratar doenças cardíacas e respiratórias. Também trabalham na reabilitação dos pacientes lhes prescrevendo a realização de alguns exercícios que tenham ligação os aparelhos circulatório e respiratório.

Dermatologia

Os fisioterapeutas podem ainda seguir para a área de dermatologia, nessa área é possível realizar massagens e manusear equipamentos de raios infravermelhos, ultravioletas bem como laser para diminuir lesões e tornar mais rápida a cicatrização de queimaduras além de cortes de cirurgia.

Área Estética

Os fisioterapeutas podem ainda trabalhar na área estética aplicando técnicas de massagens em pacientes que tenham passado por cirurgias plásticas ou por cirurgias de reconstrução da mama.

Fisioterapia do Trabalho

O profissional fisioterapeuta que atua nessa área tem como objetivos pensar na prevenção e tratamento de doenças que estejam relacionadas ao trabalho como, por exemplo, problemas causados por Lesões de Esforço Repetitivo (LER).

Fisioterapia Esportiva

O objetivo é trabalhar na prevenção e reabilitação de atletas ou mesmo pessoas que tenham se machucado realizando atividades esportivas.

Grupos Especiais de Músculos

Quem escolhe atuar nessa área trabalha com o estímulo de músculos que sofrem com a limitação de movimentos como em pessoas idosas ou mesmo em portadores de necessidades especiais.

Terapia Intensiva

Esses fisioterapeutas trabalham com pessoas que se encontram em estados graves internados em UTIS. Para isso eles usam técnicas de reabilitação neurológica, respiratória e também no aparelho musculoesquelético.

Ortopedia e Traumatologia

Para que os pacientes que sofreram traumas ou luxações possam se recuperar das fraturas com mais facilidade os fisioterapeutas planejam uma série de exercícios. Também planejam exercícios para prevenir e reabilitar pessoas que sofrem com lesões na coluna vertebral ou mesmo nas articulações que podem ser consequência de uma postura errada ou de um esforço repetitivo.

Neurologia Adulta

Os fisioterapeutas que atuam nessa área trabalham ajudando a realizar a reabilitação de pacientes que passaram por derrame cerebral, traumatismo de crânio ou coluna e paralisia.

Neurologia Pediátrica

Os profissionais dessa área realizam trabalhos para reabilitar pessoas que tem alguma patologia ou doença como síndrome de Down ou paralisia cerebral.

Na Indústria de Equipamentos

Os fisioterapeutas que trabalham na indústria de equipamentos têm como função fazer pesquisas e desenvolver bem como testar equipamentos que serão usados para realizar atividades de fisioterapia.

Especialização em Fisioterapia

Como se trata de uma área que está passando por uma grande ampliação nos últimos anos bem como por uma valorização interessante desse profissional é cada vez mais fácil encontrar cursos de especialização em fisioterapia. A dica é pesquisar as opções que existem e tentar fazer um apanhado para descobrir qual é a área de atuação dentro das possibilidades dessa profissão que tem mais oportunidades.

Uma formação sólida com uma qualificação assertiva pode ser o que faltava para você emplacar no mercado de trabalho. Mesmo que na sua cidade não tenha um curso de especialização em fisioterapia é possível encontrar ótimas opções em cidades próximas. Hoje em dia apenas a graduação não é uma garantia de conquistar um bom trabalho.

Com uma especialização é possível encontrar um bom trabalho e construir uma carreira que lhe dê orgulho e lhe faça perceber que a sua profissão faz toda a diferença na vida das outras pessoas. Ser fisioterapeuta é ter a chance de mudar a vida de alguém para melhor.

A área da fisioterapia, responsável pela prevenção e tratamento da saúde através de recursos físicos, possui uma diversidade de especializações. Conheça alguma das principais, e suas funções. Uma especialização que já foi mal vista, apesar de ser reconhecida pelo COFITO desde a década de 80, e temida é a Acupuntura, que consiste na aplicação de técnicas da medicina tradicional chinesa aos problemas músculo-esqueléticos. A Fisioterapia Desportiva trata de atletas, onde o profissional sofre constante pressão com cobranças de resultados em menor tempo possível. Uma das especializações com maior ascensão, o R.P.G (Reeducação postural global), trabalha com ajustamentos da postura, reorganizando os segmentos do corpo humanoatravés de alongamentos.

Especialização em Fisioterapia

Especialização em Fisioterapia

Já a fisioterapia do trabalho, o especialista atua prevenindo, resgatando, e operando na manutenção da saúde do trabalhador. Além destas especializações, existem também: a Fisioterapia onco-funcional, a Dermato-Funcional ou Fisioterapia Dermatológica, a uroginecofuncional, a pneumofuncional, a neurofuncional, e a Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética ou Terapia Manual Ortopédica. Algumas especializações como quiropraxia, e osteopatia, embora reconhecidas são grande alvo de críticas. A função das duas é tratar de forma natural as mobilizações, visando o equilíbrio do músculo-esquelético.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.