Campanha Anti-Tabaco na China

O Cigarro E Seus Malefícios

O cigarro é um produto que possui um formato cilíndrico e que é composto por tabaco e enroladas em um papel próprio que faz com que essas substâncias possam ser fumadas no momento em que se acende uma das pontas, incitando assim uma combustão lenta do cigarro e possibilitando a inalação do fumo.

A maior parte dos cigarros atuais possuem uma espécie de filtro em sua ponta, o que faz com que – como o próprio nome já sugere – alguns aditivos do cigarro sejam retidos. Desses aditivos que compõe o cigarro, uma das principais é a nicotina, que é uma substância caracterizada como psicoativa, ou seja, ela age em todo o sistema nervoso central, modificando de maneira temporária, principalmente no que diz respeito a consciência, comportamento e a percepção das situações. São exatamente esses fatores que fazem com que fazem com que o cigarro seja tão viciante como é.

A origem do cigarro não tinha o intuito que possui hoje, já que na época ele era chamado de rapé e era composto basicamente de tabaco em forma de um pó bem fino que se cheirava e o mais importante: era vendido única e exclusivamente com finalidades terapêuticas. Porém, daí em diante as coisas foram evoluindo e o cigarro passou a ser visto e interpretado de uma outra maneira, se tornando uma fonte de prazer e até mesmo de afirmação social, já que por um grande período ele se tornou uma referência de sensualidade e de charme.

Para buscar fazer a afirmação dessa ideia positiva a respeito do cigarro, durante muito tempo as empresas investiram muito em publicidade, dando assim ao cigarro (e consequentemente a pessoa que fumava) uma ideia de poder. Para isso eram utilizadas pessoas famosas em cenas de ostentação e luxo, o que chamava imensamente a atenção dos jovens e adultos, o que refletia em um aumento na venda.

Cigarro E Seus Malefícios

Cigarro E Seus Malefícios

É por isso que até nos dias de hoje, na maioria das vezes, o motivo de uma pessoa fumar pela primeira vez está relacionado a imagem que todo esse ritual passa, do que a própria sensação proporcionada pela nicotina e pelo cigarro. O vício no cigarro pode acontecer de maneira muito rápida e ele é muito intenso, sendo inclusive considerado mais difícil se livrar do que o vício em outras drogas, até mesmo do que as ilícitas, como é o caso da heroína e da cocaína.

.É evidente que o cigarro proporciona inúmeros malefícios e ainda que a imagem do mesmo ainda tenha um ar positivo, isso vem mudando cada vez mais. Além disso, o hábito de fumar não prejudica somente a pessoa que realiza a ação, mas também as pessoas que estão a sua volta e a sociedade de maneira geral. O primeiro ponto maléfico do cigarro que deve ser considerado é que existem pesquisas que mostram que um fumante vive cerca de quatorze anos a menos do que uma pessoa que não fuma, além de outros estudos que mostram que cerca de metade das pessoas que fumam acabam vindo a falecer em decorrência de doenças provocadas pelo fumo.

Ainda que a nicotina tenha sido apresentada como principal substância do cigarro, na realidade existem mais de quatro mil substancias químicas diferentes no interior do mesmo. Isso acontece porque o fumo que se encontra dentro dos cigarros é um aerossol, ou seja, é um agrupamento de várias partículas extremamente finas, que podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Dessas quatro mil substâncias, cerca de cinquenta tem algum fundo cancerígeno e é isso que prova como o cigarro pode acarretar problemas.

Nicotina

Nicotina

A quantidade de fumantes varia muito de país para país e essa variação acontece desde a implementação do cigarro na sociedade, que aconteceu em meados do século XIX. Nos dias de hoje, a conscientização é fundamental, e como é de se esperar, nos países com maior índice de desenvolvimento existe uma maior redução no número de fumantes, sendo que o contrário também é verdadeiro, e nos países menos desenvolvidos existe uma maior quantidade de fumantes, que continua crescendo.

Campanhas Anti Tabaco

Para se lidar com situações relacionadas ao tabagismo, buscando sempre uma redução do número de fumantes, os fatores como conscientização, aconselhamento, orientação e tratamento são de extrema importância, e o mais necessário disso tudo é a disseminação da informação. Isso tudo é conseguido por meio de intensas campanhas anti tabaco. Além de alertar, elas também devem mostrar como a qualidade de vida pode ser aumentada quando se deixa de fumar.

Pessoa Fumando

Pessoa Fumando

Campanha Anti Tabaco Na China

Atualmente a China é considerada o país campeão nos índices de tabagismo e as estatísticas são alarmantes: mais de sessenta por cento dos cigarros que são produzidos ao redor do mundo todo são fumados na China. Além disso, a cada dois chineses, um é considerado dependente de cigarro. Por todos esses motivos a OMS (Organização Mundial de Saúde) pediu para que se incentivassem campanhas no país e também os órgãos do governo decidiram deixar as leis antifumo mais rigorosas.

Hoje em dia o fumo no país é restrito em todos os locais fechados e em lugares abertos de convívio coletivo, como é o caso das escolas, dos hospitais e dos centros esportivos. Quem descumpre essa regra leva uma multa de duzentos yuans, que equivale a aproximadamente cento e cinco reais. Porém, em alguns locais mais específicos essa multa pode chegar a dez mil yuans, o que dá cerca de cinco mil e cem reais. A publicidade ligada a esse item no país também reduziu drasticamente, já que houveram maiores rigorosidades nesse aspecto também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.