A Escolha da Profissão

Ao longo da vida a maioria dos seres humanos precisará tomar algumas decisões muito importantes, que nortearão o restante de suas vidas, como com quem vão casar e qual a profissão que vão seguir. È certo que a muitos não é dado o privilégio de escolher e simplesmente são obrigados a ganharem a vida em atividades essencialmente braçais que lhes garante o seu sustento e de suas famílias.

Nesse artigo nós vamos dar algumas dicas importantes, que poderão servir de guia para facilitar e melhorar a escolha da profissão.

Como Escolher Melhor

Assim entendemos que aqueles que têm o privilégio da escolha o devem fazer com muita atenção, analisando atentamente todos os aspectos, pois é certo que a maioria das pessoas em idade ativa passa a maior parte de suas vidas no trabalho que propriamente com a família e os amigos.

Escolha

Antes de nos casarmos nós comumente namoramos por muitos anos, conhecemos e temos intimidade com nosso futuro companheiro, enquanto que a profissão, nós selecionamos algumas e descartamos outras sem nenhum critério, somente porque num primeiro momento, sem analise mais profunda, entendemos que não gostamos ou não combina com nós.

Área de Interesse e Análise Profunda

Muitos jovens sabem que gostariam trabalhar, por exemplo, com saúde, mas não sabem de que forma, outros gostariam de trabalhar com crianças, outros com animais, outros ainda adoram matemática e quer fazer disso uma profissão, outros ainda gostam muito de ler e descobrir sobre a história e as origens do mundo e das coisas, outros são fissurados em computação, e assim por diante.

Trabalhar

Essas preferências devem ser analisadas friamente e então buscar a profissão na área de seu interesse que mais lhe agrada, quem quer trabalhar na saúde pode ser médico, enfermeiro, radiologista, psicólogo, assistente social, e muitas outras profissões com intervenção direta ou indireta na área de saúde, e assim por diante, quem quer trabalhar com crianças pode ser pediatra ou professor, quem gosta e matemática pode ser professor, engenheiro, cientista, quem gosta de ler, descobrir mistérios antigos pode ser professor, pesquisador, arqueólogo, quem gosta de animais pode ser veterinário, oceanógrafo, enfim, a cada área de interesse correspondem diversas profissões, que devem ser analisadas e conhecidas profundamente antes da escolha.

Não se Apresse, Evite a Pressão

É comum os jovens saírem do ensino médio com 18 anos e os pais e familiares pressionarem os jovens para que ele decida qual curso universitário deseja seguir, e utilizam muitos argumentos como aquele de que hoje é preciso entrar cedo no mercado de trabalho para poder competir.

Curso

Essa é uma realidade relativa, com certeza depois e uma determinada idade é mais difícil entrar no mercado de trabalho, no entanto é muito mais difícil mudar de rumo no meio do caminho, portanto é melhor “perder” um ano analisando e pesquisando para escolher a profissão que deseja seguir, do que fazer uma escolha apressada e com base em informações esparsas.

Cuidado com a Exclusão Apressada

Muitos utilizam a exclusão como um método de escolha, assim separam uma dúzia de profissões que acham interessante e começam eliminar aquelas que entendem que não se enquadra ao seu perfil.

Assim pode acontecer de alguém querer ser advogado, mas tem a idéia de que advogado precisa falar bem em público, e tem dificuldades com isso, e assim excluem aquela que seria talvez a sua primeira escolha, e não avaliam que existe um grande mercado de trabalho para advogados tributários, por exemplo, que precisam ser muito bons em matemática e que são muito bem pagos, sem precisar necessariamente falar bem em público.

Assim a escolha da profissão deve avaliar muito bem todas as opções em cada área de preferência, pois sua vocação pode estar justamente na sua linha de exclusão.

Assim o melhor caminho para um profissional de sucesso é estudar durante toda a sua vida, e escolher a profissão com muita calma e de forma profissional.

Boa sorte e muito sucesso!!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.