Rio + 20

Polêmica, muita discussão e poucos resultados, para alguns foi isso, para outros, foram definidas metas para as dificuldades mais importantes do crescimento sustentável, assim foi desenhada a reputação da Convenção das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, um evento marcante e mundial sediado na cidade do Rio de Janeiro.

Com organização digna de admiração, 20 mil soldados faziam a segurança da cidade maravilhosa, cuidando do espaço aéreo, marítimo e terrestre. Vias de trânsito mudadas, espaço aéreo bem delimitado, foi uma boa demonstração da capacidade brasileira de organizar eventos mundiais, haja vista a Copa e a Olimpíada.

Rio + 20

Rio + 20

Porém…

Uma pena que as pautas de reuniões da Rio +20 não pontuaram pela excelência da organização física que a cidade desempenhou, ou menos que isso, aparente falta de objetivo da comissão nos objetivos dos assuntos expostos. Segundo pessoas da organização burocrática da Comissão, apenas 25% de toda a programação que deveria ser discutida na Convenção estava totalmente pronta ao início das atividades, o que resultou em todas as críticas que foram sendo feitas durante e após o evento.

Falta De Consenso

A problemática da falta de preparação resultou numa falta de consenso entre os 190 países representados, evidente pelo fechamento do acordo, que deveria ocorrer no máximo no dia 15 de junho, uma sexta-feira, e que adentrou no de semana e apenas foi selada na terça-feira seguinte.

E, Mais Problemas

Rio + 20

Rio + 20

O texto resultante do acordo da Rio +20 acabou sendo recheado de críticas, porque segundo a crítica, a discussão prolongada colocou fora de foco muitos pontos importantes, como a criação de um fundo internacional composto pelos países em desenvolvimento e o texto que dizia sobre o direito da mulher à reprodução, banido da convenção por poder ser interpretado como uma égide ao aborto. Interessante frisar que quem apoiou a retirada do tópico foram duas mulheres, a chilena Michelle Bachellet e a americana Hillary Clinton.

O Problema Com As ONGs

Como já era de se esperar, as ONGs também não gostaram do texto resultante da Rio +20. Grandes organizações não governamentais como Greenpeace e Amigos da Terra classificaram a convenção como um atentado, dentre outras críticas do gênero.

O Documento

Rio + 20

Rio + 20

Chefes de Estado e de Governo discutiram o documento final nos últimos 3 dias da Rio + 20, fazendo promessas de desenvolvimento sustentável, falando em como iriam reduzir a emissão de gases de seus países e outros, apenas fazendo críticas, como o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, que disse que o texto final era pouco ambicioso, fato que desmentiu devido à pressão feita pela presidente Dilma Rousseff.

Por fim, ausências foram sentidas, como a do presidente americano Barack Obama, o primeiro ministro inglês David Cameron e a alemã Angela Merkel. O princípio é que pelo menos, o chute inicial foi dado em direção a um melhor desenvolvimento de nosso planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.