Marginal Tietê

A marginal Tietê é uma importante via expressa da cidade de São Paulo, formada por varias avenidas interliga varias regiões da capital paulista. A marginal Tietê, que atualmente tem 24,5 quilômetros deve receber com a obra de sua ampliação mais 19 quilômetros, divididos em varias etapas. A obra deve desafogar o congestionado trânsito de São Paulo e diminuir em 50% os acidentes de trânsito que acontecem ao longo da marginal, no entanto a obra gera muita polêmica. De um lado a opinião de todos aqueles que entendem que a obra é essencial e que sem ela em pouco tempo o trânsito na cidade vai parar, de outro lado ambientalistas e pessoas que estão sendo desapropriadas que vêem na obra prejuízos ao controle do meio ambiente e aos seus interesses pessoais.

Marginal Tietê

Marginal Tietê

Indiferente a tudo isso a obra prossegue e deve ser entregue a população no ano de 2010, até lá os paulistas tem a oportunidade de assistir ao interessante processo de transplante das arvores. As operações de transplante são realizadas durante a madrugada quando o trânsito nas grandes cidades é reduzido, evitando causar transtornos. Serão mais de 900 árvores transplantadas, ou seja, retiradas e replantadas ao longo da rodovia, em locais que não atrapalhem as ampliações. O trabalho de transplante das árvores tem chamado atenção da população e especialmente dos ambientalistas que acompanham de perto o processo, que conta com técnicos especializados e com experiência.

São Paulo

São Paulo

O transplante das árvores é um processo que requer muito cuidado, paciência e perícia. È feita a escavação em volta das raízes, com muito cuidado para evitar machucá-las, a terra no entorno da raiz é envolta num bom filme plástico para ficar presa durante o transplante, o tronco da arvore é protegido por mantas para que o guincho não machuque. Ao mesmo tempo é feito o buraco no novo local e o guincho carrega a imensa arvore pendurada com seu torrão de terra que são colocados com muita delicadeza no novo espaço. Depois o plástico e a manta são retirados, a arvore é replantada com mais terra em cima do torrão…. e para quem passa por ali parece que ela sempre esteve lá, linda e plácida. Ao longo da marginal Tietê existiam 4.550 árvores adultas além de 38 mil mudas de árvores.

Natureza

Natureza

A equipe de educação ambiental e sustentabilidade que trabalha na obra vai transplantar 935 arvores na própria avenida, 1.534 serão replantadas em outros locais, 559 serão cortadas e as 38 mil mudas irão para a nova Estação Ecológico do Tietê. As árvores que estão sendo cortadas apresentam problemas de saúde, ou por questões de segurança não podem ser replantadas, no entanto no projeto prevê o plantio de mais 63 mil arvores que serão distribuídas em áreas próximas ao percurso da marginal Tietê, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar. Apesar de todas as polemicas a obra de ampliação da marginal Tietê, se realizada como está projetada, vai comprovar que o desenvolvimento sustentável no Brasil não é um ideal inatingível, mas um projeto possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.