Trânsito Nas Grandes Cidades

Nas maiores cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e outras, são as que têm os maiores congestionamentos por terem frotas maiores de automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos que transitam pelas ruas dessas grandes cidades. O exemplo maior no Brasil é São Paulo cuja frota atingiu a marca astronômica de seis milhões de automóveis e que a cada dia recebe novos seiscentos automóveis. Pelo que a imprensa vem publicando, São Paulo corre o grande risco de trancar o seu trânsito e sem condições de se andar e até de haver problemas mais sérios com pessoas que não vão querer abandonar seus carros, o que mostra a importancia do transporte. Acidentes de trânsito já são comuns nas grandes capitais brasileiras.

Trânsito Nas Grandes Cidades

Trânsito Nas Grandes Cidades

Parece um absurdo, mas a imprudência dos responsáveis pelo trânsito nas grandes cidades em não dar um basta ao uso indiscriminado de automóveis, em detrimento de ônibus e outros meios de transportes coletivos, pode sim gerar problemas bem mais graves do que já vem acontecendo no trânsito nas grandes cidades, como por exemplo, engarrafamentos de 200 km de extensão. Os milhares de veículos que trafegam nas ruas das grandes cidades brasileiras, se não forem trocados por alternativas já existentes ou a serem criadas, evidenciam que todas as previsões negativas sobre o trânsito nas grandes cidades, infelizmente se concretizarão e os jornais continuarão a publicar todos os dias fotos de acidentes de trânsito.

Legislação

Legislação

Está comprovado que o volume de carros existentes nas grandes cidades do Brasil, já ultrapassou em muito, a capacidade de locomoção desses carros pelas ruas. Por isso tudo, se espera que os governos municipais façam transporte mudança e modernizem seus sistemas de transportes coletivos, dando prioridade ao sistema coletivo de transportes para que o trânsito nas grandes cidades não ofereça riscos à população, e disciplinando de maneira efetiva, o uso de carro particular, o que melhoraria em muito a situação atual. As alternativas são várias e para cada cidade existem fatores complicadores diferenciados. São Paulo, por exemplo, já adotou a descentralização do comércio, mas isto por si só não resolve os problemas do trânsito nestes grandes centros.

Direção

Direção

Os problemas de trânsito nas grandes cidades, têm a sua disposição aos avanços da tecnologia hoje aplicável no transito para qualificar e agilizar os transportes coletivos. O grande problema são os altos custos, principalmente em grandes cidades que não tiveram planejamento suficiente para facilitar o deslocamento de automóveis e coletivos. Como fugir de problemas dessa natureza, se os governos não tomarem para si, à responsabilidade de modernizar o trânsito nas grandes cidades? O Japão é um país em que o trânsito em sua capital e bem resolvido. 60% de sua população usam o trem como meio de locomoção, sem falar no metrô e nos ônibus que cruzam a cidade com uma pontualidade de horário de fazer inveja a Inglês. Na verdade, o trânsito nas grandes cidades do Brasil está se tornando um problema muito sério, por isso merece um tratamento mais respeitoso.

4 comentários

  1. é ruim,pois a dificuldade de locomoção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>