Chaleira Elétrica

Já percebeu que temos a tendência de comprar utensílios domésticos que prometem mais praticidade sem saber bem se usaremos mesmo o item ou não? Se você sofre do mal do descontrole na sessão de eletrodomésticos das lojas de departamento não sofra, pois muitas pessoas passam por isso. Se você está pensando em comprar uma chaleira elétrica, mas ainda não tem certeza da aquisição continue lendo. Vamos te explicar como essa chaleira funciona e assim você poderá ter uma opinião formada sobre sua utilidade.

Chaleira Elétrica – Como Funciona?

Para quando bater aquela vontade de tomar um chá ou mesmo esquentar água para um cafezinho sem precisar do fogão você pode contar com a chaleira elétrica. Basicamente ela esquenta água usando eletricidade. Em média esse tipo de utensílio leva 4 minutos para ferver a água, mas isso varia de marca para marca. Muitos modelos desse tipo de chaleira ainda tem a praticidade da jarra sem fio que pode ser retirada do suporte e assim levada para onde você quiser.

Um dos motivos pelos quais as pessoas gostam desse tipo de chaleira é que ela mantém a água aquecida por mais tempo e muitos desses aparelhos tem a função de desligamento automático quando a água ferve. Outro ponto essencial é que a chaleira elétrica mantém a água aquecida. Ideal para quem gosta de fazer as coisas no seu próprio tempo sem a pressão de a água poder evaporar ou mesmo esfriar.

Pesquise os Preços

Algo interessante sobre a chaleira elétrica é que se trata de um produto que pode ser encontrado com uma grande variação de preços. Por exemplo, um modelo mais simples pode ter um valor em torno de R$ 100,00 enquanto um item com mais funções pode ter o valor de até R$ 1.000,00.

A dica para escolher o que vale mais a pena para você é observar as funcionalidades de cada uma e os seus preços. Sempre tem uma opção que cabe no seu orçamento. Fique atento especialmente a capacidade que essa chaleira possui. Numa casa em que tem muita gente é interessante que a chaleira tenha capacidade de 1 a 2 litros.

Por Que Alguns Modelos São Bem Mais Caros?

Assim como acontece em outros utensílios domésticos, a chaleira elétrica, pode ser encontrada com preços elevados. Normalmente, as peças que tem valores mais altos oferecem mais funcionalidades em comparação com os itens mais em conta. Uma dessas funções extras pode ser a de configuração de temperatura que permite que você escolha a temperatura exata que deseja para a água.

Têm ainda chaleiras elétricas que oferecem tampas a prova de respingos e que permitem que a limpeza seja feita com mais facilidade. O design arrojado pode ser um elemento que agrega mais valor para a peça também. Esse utensílio pode tornar a sua hora do chá muito mais gostosa e prática, agora que você já sabe mais sobre o item pode saber se vale ou não a compra.

Comprar coisas para a própria casa pode soar como muito agradável para várias pessoas e, também, como uma árdua e desgastante tarefa para outras. O fato é que a escolha dos utensílios deve ser feita com muito cuidado, priorizando a qualidade do produto escolhido – mas sem abrir mão da economia, claro- para evitar dores de cabeças futuras com problemas nos objetos adquiridos.

Ultimamente, a tecnologia revolucionou o modo como interagimos com esses utensílios. Muitos são os anúncios de protótipos de sistemas que, instalados em casa, podem cuidar de tudo, desde a temperatura da geladeira a, até mesmo, ligar e desligar as luzes conforme seja necessário, sem a intervenção do proprietário.

Não podemos ignorar, também, que a tecnologia também facilitou a vida de muitas pessoas, principalmente aquelas que são as únicas responsáveis pelos afazeres de casa. Produtos como liquidificadores, aspiradores de pó, panelas de pressão elétricas entre outras são bons exemplos de como tais eletrodomésticos ajudam na vida das pessoas. A panela de pressão elétrica, por exemplo, virou tendência nos últimos tempos, devido a maior segurança propiciada por ela em detrimento das convencionais panelas de pressão utilizadas em fogões.

O nosso artigo de hoje irá falar um pouco sobre outra tendência que vem cada vez mais tomando conta das cozinhas brasileiras: a chaleira elétrica. Aqui, você vai conferir um pouco mais sobre tais chaleiras, bem como algumas informações interessantes sobre elas. Vamos lá?

As Chaleiras

As chaleiras sempre foram distorcidas de seu objetivo inicial, já que, muitos associam o utensílio com a preparação do chá, bebida bastante consumida no planeta por algumas possuírem propriedades terapêuticas. No entanto, o propósito correto da chaleira é a de fornecer água quente para a preparação de bebidas quentes, como o próprio chá, café, chimarrão, entre outras.  O seu formato, bastante característico, é baseado em um pequeno cilindro, cuja base é feita especialmente para ser posta na boca dos fogões, sendo grande o suficiente também para se encaixar na boca de fogões a lenha. Possui uma tampa e um bico na área lateral, para que o vapor depois da fervura e, também, a água, quente possam ser retirados.

As primeiras chaleiras fabricadas eram conhecidas por possuir um manuseio considerado difícil, já que eram feitas sem um apoio sólido, e, ainda, as primeiras tinham como matéria prima fundamental o ferro, ou seja, a maioria das chaleiras eram feitas de ferro maciço, o que fazia com que seu peso fosse bastante incômodo para o manuseio.

O primeiro país a fabricar tal utensílio foi a terra do Sol Nascente – o Japão- com peças datadas do ano de 1517, 17 anos após a chegada dos europeus ás novas terras que seriam chamadas de América. As primeiras unidades já se assemelhavam aos modelos conhecidos hoje, só que com um toque mais rústico. Como já é de conhecimento, as chaleiras eram feitas de ferro, sendo que os primeiros modelos foram os percursores das chaleiras de porcelana, que não foram utilizadas somente como forma de ornamento, mas também para o uso, já que o material de porcelana utilizado para confeccionar as chaleiras era resistente ao fogo.

No entanto, não foram somente os japoneses que detiveram a fabricação de chaleiras. Os russos também já tinham uma tecnologia semelhante aos utensílios japoneses, que conseguia esquentar a água em seu interior mesmo sem a presença de um fogão por perto, já que a “caldeira” que estava presente em tais chaleiras era ligada, o que permitia que a mesma ficasse quente e esquentasse a água de seu interior. Devemos ressaltar que os russos só tiveram acesso a tal tecnologia depois de disputar com os persas, já que eles são quem detinham o controle dessa tecnologia, utilizada para prover calor em viagens longas e que atravessassem regiões frias.

Entre os ingleses, que até os dias de hoje mantém o tradicional chá ás 17:00 em ponto – já que os ingleses são conhecidos pela pontualidade- as chaleiras foram e ainda são muito utilizadas, embora os bules sejam mais famosos por lá. Tais bules, geralmente esmaltados, exibem a delicadeza da essência inglesa na arte do artesanato. Tais bules também são utilizados como forma de ornamento.

Séculos mais tarde, com início no século XVII, a prata começou a surgir como opção para fabricação de objetos em metal. Com isso, os ingleses, que foram os primeiros a dominar a prata, começaram a fabricar chaleiras usando o material, deixando de lado o ferro e até mesmo a porcelana.

Com o passar dos anos, unindo a tradição inglesa com a tecnologia americana, a chaleira passou de um simples item de cozinha para ser um objeto sofisticado e requintado.

As Chaleiras Elétricas

Como não poderia deixar de ser, as chaleiras evoluíram tal como os filtros de café: hoje podemos encontrar tanto cafeteiras elétricas como chaleiras elétricas. E, falando nas chaleiras elétricas, a mesma ganhou maior espaço na cozinha das pessoas nos últimos anos.

As chaleiras elétricas têm o mesmo propósito das convencionais: fazer com que a água aqueça a ponto de poder preparar qualquer bebida com ela, mas de uma maneira mais prática e rápida. As vantagens de se utilizar uma chaleira elétrica são muitas, como uma maior velocidade para o aquecimento da água, bem como a manutenção da temperatura da mesma no interior da chaleira – além de não evaporar, como nas chaleiras convencionais, a água se mantém aquecida dentro da chaleira elétrica, sendo que a mesma desliga quando a temperatura desejada for alcançada- além de que, a jarra que compõe a chaleira, em muitos modelos, pode ser retirada e levada a outros locais.

O preço médio de uma chaleira pode chegar a até 100 reais, ou seja, um preço acessível – embora exista modelos que podem ultrapassar a bagatela de 1000 reais – no qual muitas pessoas podem adquirir. A sua capacidade varia de modelo a modelo, podendo ser de um ,dois ou até três litros. As menores são recomendadas a casas com poucas pessoas, mas, as grandes, como a de três litros, são direcionadas para famílias maiores.

Se você pensa em comprar uma chaleira elétrica, pesquise os modelos, o preço e a reputação do vendedor. Assim, você diminui as chances de ter transtornos ou dores de cabeça com problemas no futuro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.