Decoração de Salas

Decoração é muito mais do que algumas pessoas pensam. Não se trata apenas de deixar o ambiente bonito para mostrar para os outros, mas sim de se sentir bem nele. Uma sala, por exemplo, se torna muito mais aconchegante quando conta com um sofá bonito,  tapete e cortinas combinando, etc. A ideia de que beleza é futilidade foi deixada para trás, dando lugar a preocupação em deixar os ambientes harmoniosos.

Sala Decorada

Entretanto, não são todas as pessoas que têm condições de contratar um profissional da área de decoração para realizar o trabalho, mas com um pouquinho de criatividade esse problema é resolvido. Sites e revistas especializadas dão ótimas dicas para quem deseja decorar a sua casa gastando pouco.

Decoração de Interiores de Salas

A sala é o primeiro ambiente que as pessoas veem ao entrar na sua casa e por isso ela deve ser decorada de forma especial. Além disso, é na sala que a família irá se reunir, seja para assistir TV ou apenas conversar. Muitas vezes, quando se opta por não deixar a TV na sala, ela se torna um ambiente esquecido. Não deixe que isso aconteça, afinal é muito importante que a família tenha momentos juntos.

Quadros, vasos com plantas, aparadores, cortinas, são itens que podem deixar a sua sala ainda mais bonita e aconchegante. Mas deve-se ter cuidado para não deixar o visual poluído, com excesso de peças decorativas. Lembre-se que quando se trata de decoração menos é mais.

Se você deseja deixar a sua sala mais bonita e gostaria de ver imagens para inspirar, assista a este vídeo que mostra o belíssimo trabalho do Atelier Augusta de Decoração de Salas:

Vale lembrar que a empresa tambem realiza decoração de quartos e casas, particulares ou para empresas.

Organização dos Móveis

  • Estabeleça qual será o móvel de maior destaque e posicione os outros em torno dele. Em algumas salas, o ponto focal poderá ser uma lareira ou estante, já em outras poderá ser a TV.
  • Use os móveis para criar áreas de conversação. O ambiente deve proporcionar conforto para que as pessoas possam conversar umas com as outras sem forçar o pescoço ou gritar. Se a sala é grande, você pode criar várias áreas de conversação.
  • Não se esqueça de deixar um caminho livre para a passagem. Deixe espaço suficiente para as pessoas a caminharem por entre os móveis sem nenhuma dificuldade.
  • Não deixe todos os móveis encostados na parede. Este é um dos maiores erros que as pessoas cometem na sala de estar. Se os móveis ficarem mais próximos, irão criar um ambiente mais íntimo.

Sala Aconchegante

Como Escolher o Tapete Certo

Leve em conta as cores e os padrões que já estão na sala, nas paredes, cortinas e sofás. Se as cores dessas peças forem mais vivas, você pode optar por um tapete de cor mais discreta. Por outro lado, se esses detalhes forem mais sutis e simples, você pode escolher um tapete que chame mais a atenção e sirva como um ponto focal.

Tapete para Sala Clássica

Em geral, procure padrões geométricos se você tem uma sala de estar moderna, ou um tapete trançado ou de algodão para os estilos inspirados no country. Tapetes com animal print são ótimos para ambientes despojados, e tapetes persas são adequados para uma sala clássica e formal.

Tapete para Sala Moderna

Vídeos de Decoração para Salas

A internet veio para trazer uma série de facilidades para as nossas vidas, e no que se trata da decoração de salas não é diferente. Através de imagens e vídeos podemos aprender coisas importantes e aplicá-las em casa. Assista aos vídeos a seguir e perceba como um pouco de bom gosto pode transformar a sua sala:

Imagens para Inspirar

Para te inspirar a criar uma belíssima decoração na sua sala, preparamos uma galeria de imagens com diversos tipos de decoração.

Dicas Principais Para Decorar a Sala

A sala é o cartão de visitas da sua casa, afinal é o primeiro lugar que uma pessoa vai ver ao entrar. Ter uma sala que seja confortável para os momentos em família e ao mesmo tempo bonita para ser um lugar agradável não é impossível. Também não pense que para ter uma sala bem decorada seja necessário gastar dinheiro contratando um decorador. Neste texto você irá encontrar várias dicas para decorar a sua sala sem abandonar o seu estilo e o melhor, sem gastar muito dinheiro.

Sala 1

Sala 1

Sala 2

Sala 2

Muitas vezes você já tem em casa tudo o que é necessário para ter uma sala bonita e aconchegante, cortinas, almofadas, quadros, tapetes, vasos, o que falta é organizar tudo da melhor maneira. Você pode ter uma sala em estilo mais clássico, moderno, rústico, etc. Tudo irá depender do que você deseja e o que mais combina com o seu estilo e de sua família.

Decoração com Sofás

Decoração com Sofás

Decoração da Sala

Decoração da Sala

Às vezes um móvel que está esquecido em um canto da casa pode fazer toda a diferença em sua sala. Mesmo que se trate de algo velho, que já perdeu o brilho, há técnicas que podem deixá-lo muito bonito, e, além disso, irá se tornar uma peça exclusiva. Acompanhe este guia e saiba como e onde colocar cada tipo de móvel em sua sala.

A Profissão de Decorador

O design de interiores ou decoração é uma profissão preocupada com tudo o que é encontrado dentro de um determinado espaço, que no caso deste guia é a sala de estar – paredes, janelas, portas, acabamentos, texturas, luz e mobiliário. Todos estes elementos são utilizados pelos designers de interiores para desenvolver um espaço funcional, seguro e esteticamente agradável para os usuários do local.

O trabalho de um designer de interiores se baseia em muitas disciplinas, incluindo psicologia, preocupação ambiental, arquitetura, design de produtos e decoração tradicional. Eles planejam os espaços de quase todo tipo de construção, incluindo: hotéis, espaços corporativos, escolas, hospitais, residências particulares, shopping centers, restaurantes, teatros e aeroportos.

Decoração de Casas

Decoração de Casas

Hoje, designers de interiores devem estar em sintonia com os pormenores da arquitetura, por esse motivo, alguns designers de interiores são também arquitetos. O que será mostrado neste guia serão sugestões de como ser o próprio decorador de sua casa, escolhendo tudo de acordo com as suas preferências.

Os Tipos de Sala de Estar

A sala de estar é a responsável pela primeira impressão de todos os que entram em sua casa. Ela dá o primeiro sinal sobre o estilo do restante da casa e consequentemente da família que lá vive. É uma espécie de reflexo do gosto pessoal do proprietário.

A sala pode ser organizada de muitas maneiras. Para algumas pessoas, esse espaço deve ser formal e perfeito em todos os detalhes, utilizado apenas quando há visitas ou em ocasiões especiais. Para outros, ele serve como um lugar confortável para uma reunião familiar, seja para assistir TV, descansar, conversar, etc.

A seguir você irá conhecer os diversos tipos de salas, e verá dicas de como deixar esse ambiente ainda mais bonito, independente do estilo. São dicas simples que irão lhe guiar na hora de comprar itens de decoração ou mesmo dispor os que você já tem. Conheça a decoração de uma sala de estar formal, informal, moderna e rústica. Você poderá escolher apenas um desses modelos para aplicar em sua casa ou usar alguns itens de cada um deles, criando seu próprio estilo e inovando.

Dicas de Pintura e Móveis Para Sala

Quando se trata de decorar sua casa, nem todo mundo tem tempo ou dinheiro para fazer uma reforma geral em sua sala de estar. Mas não se preocupe, você não terá que gastar muito para realizar uma mudança no visual de sua sala. Veja a seguir, maneiras interessantes e baratas de adicionar um pouco de cor para a sua sala de estar e alegrar a decoração de sua casa.

Pinte uma Parede

Pintar uma Parede 1

Pintar uma Parede 1

Pintar uma Parede 2

Pintar uma Parede 2

Você vai descobrir que você pode adicionar um toque de cor pintando apenas uma parede de sua sala. Isto realmente vai mudar o ponto focal do ambiente sem ter que realizar um grande projeto de decoração. Se a sua sala tem um nicho, este local é a escolha perfeita para pintar. Você pode escolher a cor, no caso de desejar uma cor viva, a partir de um tecido floral, ou um tom mais sutil, que seja mais escuro que o tom das outras paredes. Parece uma pequena mudança, mas que certamente fará toda a diferença.

Distribua Almofadas Pela Sala

Almofadas Pela Sala 1

Almofadas Pela Sala 1

Almofadas Pela Sala 2

Almofadas Pela Sala 2

Nada como almofadas coloridas estrategicamente distribuídas para trazer um pouco de cor a um ambiente. Essa é uma mudança menor e mais fácil de ser realizada do que a pintura da parede citada anteriormente. Você pode escolher almofadas lisas para um sofá ou cadeira floral, ou estampadas para uma cadeira ou sofá de uma única cor, esses pequenos detalhes deixarão sua sala muito mais bonita e confortável.

Traga a Natureza Para a Sua Sala

Natureza na Sala

Natureza na Sala

Natureza na Sala 2

Natureza na Sala 2

Plantas dão cor, aroma, personalidade e boas vibrações para a sala. Se você realmente não tem muito tempo para cuidar de plantas, se informe quanto às espécies que exigem pouca ou nenhuma atenção. Você pode optar por folhagens ou plantas com flores. Apenas lembre-se que não se deve exagerar, a intenção não é criar uma floresta dentro de sua casa, mas sim trazer um pouco do verde da natureza.

Use um Tapete Colorido

Tapete Colorido 1

Tapete Colorido 1

Tapete Colorido 2

Tapete Colorido 2

Um tapete colorido, estrategicamente colocado na frente de uma cadeira ou debaixo de uma mesa de centro pode adicionar cor e textura para uma sala de estar. Ele pode ser colocado em cima de pisos de madeira, pisos frios ou carpete. Você pode escolher uma cor, a partir das cores das cortinas, almofadas, sofá, ou procurar um tom diferente que combine com o restante.

Mude o Estofamento das Cadeiras

Estofado 1

Estofado 1

Estofado 2

Estofado 2

Se você tem cadeiras de madeira com estofamento, considere a ideia de trocar o tecido que os reveste. Certamente ficará bem mais barato do que comprar cadeiras novas, mas a sensação será exatamente essa, a de se ter um móvel novo.

Coloque um Espelho na Sala

Espelho 1

Espelho 1

Espelho 2

Espelho 2

Tente colocar um espelho grande em uma parede que não tenha mais nada. Escolha uma moldura interessante ou decore as bordas do espelho usando a sua criatividade. Se você tem uma moldura antiga, poderá pintá-la com uma cor brilhante. O espelho irá refletir a cor de toda a sala, além de iluminar e ampliar o espaço.

Use Obras de Arte Coloridas 

Obras de Arte Coloridas

Obras de Arte Coloridas

Obras de Arte Coloridas 2

Obras de Arte Coloridas 2

A obra de arte colorida colocada em uma sala de estar não só acrescenta um toque decorativo, mas também apresenta cores e formas que dificilmente você poderia fazer em uma área maior, a não ser que você seja um artista. Observe nas imagens a cima como apenas um quadro pode dar mais vida para a sua sala de estar. Nos dois casos mostrados as cores dos quadros combinam perfeitamente com os outros itens da sala, e o resultado é maravilhoso.

Pinte sua Estante 

Pintar Estante 1

Pintar Estante 1

Pintar Estante 2

Pintar Estante 2

Um ótimo toque de cor pode ser adicionado com a pintura da sua estante, com duas cores ou mais! Pinte a parte de fora, o interior da peça, as prateleiras, cada um com uma cor contrastante. Você pode escolher tons diferentes para cada prateleira, se você realmente quer chamar a atenção. O resultado final será maravilhoso, confira nas imagens a cima.

Use uma Colcha Sobre o Sofá

Colcha Sobre o Sofá

Colcha Sobre o Sofá

Colcha Sobre o Sofá 2

Colcha Sobre o Sofá 2

Uma colcha artesanal, feita em crochê, tricô, tecido, entre outros modelos, irá trazer um pouco de cor quando colocada sobre o encosto ou no braço de um sofá de cor neutra ou de uma cadeira. Escolha uma cor que combine com as outras peças da sala.

Este toque prático pode ser usado também para aquecer quem decida deitar no sofá para assistir televisão ou ler um livro. É interessante também fazer como mostrado na primeira imagem abaixo, usar um tecido na mesma cor das almofadas. Observe como uma simples colcha da um toque super aconchegante.

Móveis de Decoração e Utilidades

Dicas e Inspirações Para Decoração

Dicas de Decoração para a Parede da Sala de Estar

Muitas pessoas se perguntam por que a cor da sala é tão importante. A verdade é que a ciência tem mostrado que estar rodeado pelas cores certas pode ajudar nos seus relacionamentos, aumentar o seu sentimento de otimismo e bem-estar, e dependendo da cor, pode também acalmar, relaxar ou excitar.

Ao escolher a cor para decorar as paredes da sala, levará algum tempo para pensar sobre as cores que você e sua família gostam e as coisas que vocês fazem na sala de estar. Uma ideia muito boa é pegar amostras de cores em uma loja de tintas para ajudá-los na escolha, afinal a cor deve combinar com o resto de sua decoração e estilo de vida.

Salas destinadas a descanso e relaxamento após um longo dia de trabalho precisam cores suaves, como tons de bege, cinza, azuis, verdes, etc. Contudo, se a sua sala de estar é um local animado dedicado a jogos, usado para assistir esportes com os amigos e discussões familiares, tente cores que iluminem o ambiente e animam a atmosfera. Tons brilhantes de vermelho e amarelo, azul, verde esmeralda, roxo, podem ser excelentes opções para decorar as paredes da sua sala. Observe nas imagens abaixo dois exemplos, um de cor clara nas paredes e o outro com um tom mais quente.

Cores Claras

Cores Claras

Cores Quentes

Cores Quentes

Uma dúvida frequente é em relação ao material usado: tinta ou papel de parede? O papel de parede já percorreu um longo caminho desde que foi criado, e atualmente você pode encontrar uma variedade infinita de padrões bonitos e sofisticados para se adaptar a qualquer estilo de casa ou de qualquer projeto de vida parede da sala de decoração.

Papel de Parede 1

Papel de Parede 1

Papel de Parede 2

Papel de Parede 2

O papel de parede oferece interessantes e dinâmicos padrões sutis em tons neutros suaves, texturas naturais maravilhosas que imitam o granito, bambu pedras, madeira, metais, etc. Há até mesmo papeis de parede que imitam uma parede pintada com tinta, essa é uma excelente alternativa para camuflar paredes da sala que estão danificadas, além disso, eles são mais duradouros e baratos que as tintas.

De acordo com estatísticas da indústria, o papel de parede dura muito mais tempo do que outros acabamentos de paredes; sua duração é de 7 a 10 anos contra 3 ou 4 da pintura convencional. É claro que não há nada melhor como um revestimento de pintura fresca para decorar as paredes da sala de estar. Já com com o papel de parede você pode mudar a cor de suas paredes sempre que quiser, e de uma maneira muito mais fácil.

Decorar a Parede 1

Decorar a Parede 1

Decorar a Parede 2

Decorar a Parede 2

Entretanto, o planejamento para decorar as paredes da sala com papel pode ser caro e requer certa preparação da parede, dependendo do seu orçamento e de suas escolhas, você pode considerar a contratação de um decorador profissional para aplicar seu papel de parede. Se esse for o seu caso, informe-se sobre profissionais que realizem o trabalho da forma correta para que o papel não se descole com o tempo das paredes.

Dicas Rápidas Para uma Sala Impecável

A decoração é algo que trabalha focando nos detalhes, pois é através de uma porção deles que se têm um ambiente harmonioso. A sala é um dos cômodos da casa onde mais se pode e deve decorar, pois geralmente é onde as pessoas da família e os visitantes mais irão passar, seja para entrar, sair ou permanecer no local. A seguir daremos algumas dicas rápidas de decoração, coisas simples que podem fazer toda a diferença.

Decoração Simples 1

Decoração Simples 1

Decoração Simples 2

Decoração Simples 2

Reorganizando os móveis – Quando for reorganizar seus móveis, considere também o tráfego em sua área de estar. Escolha posições que não irão atrapalhar o trânsito de pessoas. É interessante organizar os móveis em uma sala muito grande em áreas separadas, divididas por interesse. É possível separar um espaço para leitura, outro para assistir televisão e daí por diante.

Use espelhos para dar espaço e profundidade – É possível criar espaço e profundidade para a sua pequena área de estar, posicionando um espelho em uma parede. Seu espelho deve refletir algo agradável aos olhos. Se você tiver mais espaço na parede, tente adicionar pequenos quadros em ambos os lados do espelho.

Estátuas são ótimas peças de decoração – Cantos e mesas são bons lugares para pequenas estátuas. Estátuas, especialmente as de mármore, proporcionam qualidade estética à sua sala de estar. Estátuas em estilo grego, símbolos, divindades, objetos associados com a vida cotidiana, etc. Os gregos usaram mármore para esculturas por sua resistência, durabilidade e beleza.

Use e abuse das cores – As cores têm efeitos psicológicos sobre as pessoas e os seus humores. Quando aplicada na sua sala de estar, as cores podem intimidar, convidar ou irritar. A decoração usando cores também é uma forma barata de decorar, pois envolve apenas a pintura ou papeis de parede. Se você quer que sua sala seja acolhedora e convidativa, use o verde. Trata-se de uma cor que tem vários tons e que é bastante fácil de ser combinada. Seja qual for a cor que você escolher para a cor de suas paredes, não se esqueça de combiná-la com a cor dos tapetes e móveis.

Salas Coloridas 1

Salas Coloridas 1

Salas Coloridas 2

Salas Coloridas 2

Observe nas duas imagens acima como as cores podem dar um ar totalmente alegre e alto astral para a sua sala de estar. Na imagem da esquerda vemos um estilo mais ousado, com combinações de cores inusitadas, porém muito bonitas. Já na imagem da direita temos uma mistura de cores mais sutil.

A Importância do Feng Shui na Decoração da Sala

O Feng shui é um antigo sistema chinês de estética,  baseado nas leis da astronomia e da Terra, criado para ajudar a melhorar a vida e torná-la mais positiva.  O termo feng shui traduzido literalmente significa “vento-água”. Historicamente, o feng shui foi amplamente utilizado para orientar edifícios, muitas vezes estruturas significativas, como tumbas, mas também casas e outras estruturas.

Considerações Finais Sobre a Decoração da Sala

Como vimos no decorrer desse guia, a decoração da sala é algo muito importante, é pode ser feita independente do estilo de vida de sua família. Mostramos também vários estilos de decoração e como você pode fazer para combinar elementos de estilos diversos.

Quando se trata de decoração, as informações são realmente muitas, cabe a você separar as ideias que acredita combinar melhor com seu estilo. Além de decorar tendo como principal objetivo a beleza, mostramos também como aplicar as técnicas milenares do feng shui para ter uma sala bonita e harmoniosa.


Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário