Premio Nobel

Como tudo começou

Alfred Nobel, químico sueco, inventor da dinamite jamais poderia imaginar o destino que seria dado as suas descobertas científicas. Muito decepcionado com o uso das dinamites Alfred vivencia a experiencia de ver a morte de Ludvig, seu irmão, ser noticiada em um jornal da França, como se fosse a sua própria morte. O noticiário destacava o ocorrido e denominava Alfred como sendo um “mercador da morte”. O que parecia ser um terrível engano ou uma Brincadeira Sem Noção foi o que provavelmente tenha o estimulado a criar o famoso Premio Nobel.

Literatura

Literatura

Herança

Em uma espécie de Guerra Contra o Terror, Alfred Nobel decide redigir um testamento no qual determina que todos os seus bens sejam utilizados na fundação de uma importante instituição que premiará pessoas que tenham se destacado em prol da humanidade em áreas como a paz, literatura, química, física e medicina. O testamento foi escrito no ano de 1895 e já em 1900 acontecia a criação da Fundação Nobel que premiaria os destaques mundiais, sem delegar a menor importância a questão da nacionalidade dos possíveis candidatos.

Paz

Paz

O patrimônio de Alfred Nobel era muito grande na época, ele se tornou um milionário e toda sua fortuna foi transformada em ações, atualmente este dinheiro é usado para custear o Premio Nobel, conforme era de seu desejo. O controle e respectivo respeito às regras estabelecidas para as indicações e posterior atribuição dos prêmios por meio de uma eleição, é de total responsabilidade dos membros da Fundação Nobel. Originalmente eram cinco, mas atualmente são seis as áreas a serem contempladas, pois em 1969 o premio das ciências econômicas foi incluído. Existe um comitê especial que se dedica a fiscalizar todas as fases do processo de averiguação de cada uma das áreas que levam até a premiação propriamente dita.

Premio Nobel

Premio Nobel

Premio Nobel da Paz

Embora tenha sido idealizado pelo mesmo mentor, existe um diferencial importante para o Premio Nobel da Paz. Para merecê-lo ou recebê-lo é possível estar em processo de viabilização dos seus objetivos Em Busca de Segurança e harmonia, em prol da paz, sob diversos aspectos, desde que venha beneficiar a humanidade. Para os outros prêmios é necessário que os objetivos já tenham sido totalmente cumpridos. Sendo assim o atual presidente dos estados Unidos da América, Barack Obama foi merecedor do Premio Nobel da Paz, ou seja, a indicação e posterior conquista do referido premio se deu mais especificamente pelos seus esforços em prol da paz do que por suas atitudes propriamente ditas. Tal fato gerou bastante polêmica, críticos e analistas políticos temem os efeitos disto no que se refere a suas atitudes uma vez que estando no poder há apenas 10 meses ainda há muito a fazer. Não terá sido uma premiação precipitada? Espera-se que a Mensagem de Vida e esperança deixada ao longo dos tempos pelos merecedores deste premio inspire o atual presidente a atitudes concretas em prol da paz mundial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.