Repelentes Caseiros Contra Pernilongos

Em alguns lugares mais, em outros menos, com mais frequência na primavera e no verão, mas não desaparecem por completo no outono e inverno, os pernilongos são capazes de tirar a paciência de qualquer pessoa. Particularmente quando vamos dormir não é nada agradável sentir aquele zumbido ou se dá conta que está com a pele coçando em algum lugar que não estava coberto.

Quando a temperatura sobe então, eles chegam, os pernilongos acompanhados dos mosquitos e começam a sobrevoar o nosso corpo só esperando uma nossa distração e pronto, picada na certa, coceira também.

A picada de pernilongo nem dá para sentir, mas a coceira que ela provoca em seguida. Algumas pessoas acabam fazendo feridas nesses lugares de tanto coçar com força.

E sabendo esses problemas, apelamos para os repelentes, o problema é que esses produtos que são comercializados para esse fim também podem provocar alergias. Ou também pode acontecer de que naquele momento em que você precisa, descobre que acabou. O que fazer? Simples. Fazer um repelente caseira contra pernilongos.

A seguir, dicas imperdíveis para fabricar o próprio repelente e manter os pernilongos bem longe de você.

Usando Repelentes Naturais Para Manter bem Longe os Pernilongos

A natureza pode nos dar tudo o que precisamos. Inclusive meios para combater os pernilongos, como por exemplo, o limão, a citronela, a andiroba, a casca de laranja e o cravo da índia. Além de fazer produtos eficazes, eles com certeza não provocarão alergia em ninguém.

Vejamos algumas receitas!

  • Repelente dos pescadores: o nome é porque a receita é conhecida entre os pescadores que a usam para evitar que os pernilongos e outros insetos tentem picá-los. Anote os ingredientes: 10 gramas de cravo da índia, meio litro de álcool e 100 ml de óleo de bebê ou de amêndoas ou mineral também serve.

Preparando:

Em uma garrafa de um livro coloque os cravos e adicione o álcool. Será necessário esperar de 4 a 8 dias, sendo que durante esse período você deverá agitar 2 ou mais vezes por dia essa mistura. Se for somente duas, faça uma de manhã e outra no fim de tarde. Nesse processo o álcool vai retirando do cravo os seus óleos essenciais. Lembrando que a mistura também ajuda a manter longe as formigas.

Depois de passar os 4 dias, misture o terceiro ingrediente, o óleo escolhido. Passe tudo no coador e coloque o líquido dentro de um borrifador limpo. Depois é só pingar uma gota em cada braço e perna e espalhar bem. Lembre-se sempre de agitar antes de usar e sempre dê uma distância da pele para borrifar a mistura no corpo, que não pode entrar em contato com os olhos. Como qualquer repelente a sua eficácia acaba a cada 6 horas.

  • Se for um produto para comprar, aposte nos aparelhos elétricos com pastilha, que são vendidos no supermercado.

Mais Dicas Para Fazer Repelente Caseiro:

Você vai precisar de: um retângulo da casca das seguintes frutas – limão, tangerina e laranja ou usar somente uma das três. Depois é só recortar a casca de forma que ela possa entrar no lugar do refil usado no aparelho elétrico. Em seguida, coloque na tomada.

O efeito vai acontecer graças ao aquecimento e a liberação do ácido cítrico da casca da fruta escolhida.

No caso dos bebês nada como pensar no tradicional, como o mosqueteiro sobre o berço.

Veja os Ingredientes de Mais um Repelente Caseiro!

Dá para improvisar misturando: 20 gotas de complexo B, 1 pomada hidratante para bebê. O cheiro do complexo B é ruim  para os pernilongos e para os demais mosquitos.

Coloque em um lugar com tampa, limpo e seco, melhor se for de lata ou de vidro e com boca larga. Misture bem os dois ingredientes e use uma espátula para aplicar na pele.

Essa solução é uma boa receita para aplicar na pele dos bebês. Passe espalhando pelo corpo todo da criança, menos nos lugares que a roupa protege. Cuidado com o contato com a boca e os olhos. Lugares que não se pode passar.

Uma Receita Para Borrifar Pela Casa em Combate aos Pernilongos

  • meio litro de álcool
  • 200 gramas de folhas de citronela seca triturada

Colocar os dois ingredientes em uma vasilha escura e tampada e deixar por pelo menos 8 dias. Deve ficar em um lugar sem iluminação e seco. Durante esse período é necessário agitar 2 vezes por dia. Passado os 8 dias, coe usando um pano branco e limpo e acrescente mais meio litro de álcool e guarde num lugar escuro e fresco. Em seguida, coloque num borrifador e use em toda a casa. Vale dois anos.

E se o mosquito já picou você para evitar a coceira, esfregue sal de cozinha e aquele incômodo vai embora. Outras dicas para se livrar da coceira deixada pela picada de mosquito:

  • Coloque pasta de dente em cima da picada. De preferência a pasta de dente deve ser em gel.
  • Esfregue um pedacinho de sabão de coco molhado ou seco.
  • O gelo também é boa opção para picadas. Coloque uma bolsa com gelos em cima da área afetada durante pelo menos 20 minutos.
  • A toalha quente também é uma boa opção. Basta pressioná-la sobre a picada. Faça isso pelo menos duas vezes e a coceira irá desaparecer. O calor “aciona” na produção de histamina que combate a coceira e a irritação provocada pela picada do mosquito.

O que provoca a incômoda coceira depois de uma picada de mosquito é a saliva dele que é um anticoagulante. Em contato com o nosso corpo, o organismo como reação produz histamina, o que faz gerar aquela coceira incômoda. Algumas pessoas sentem mais do que as outras porque são mais sensíveis. A pele é mais sensível sente mais.

Usando esses repelentes naturais eles evitam que o mosquito consiga sugar o sangue humano e com a falta do “alimento”, ele não consegue maturar os ovos.

Algumas pessoas são alérgicas, o que é bem diferente de uma picada que coça. Neste caso, é necessário procurar um dermatologista e não usar nenhuma receita caseira para controlar a coceira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.