Normas ABNT

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e surgiu no Brasil na década de 40 com o objetivo de normatizar o desenvolvimento tecnológico brasileiro, estabelecendo padrões de aceitabilidade no mercado interno e externo dos produtos, bens e serviços aqui produzidos. A ABNT constitui-se uma entidade privada, de utilidade pública e sem fins lucrativos, e para quem procura como usar as normas da ABNT encontra na Internet, no Site Seguro oficial da Associação todas as formas de consulta e todas as normas existentes, classificadas sobre os mais variados assuntos.

ABNT

ABNT

A International Organization for Standardization, conhecida por nós como ISO é a organização que abrange as associações de normas técnicas de todos os países desenvolvidos ou em desenvolvimento, assim como a COPANT – Cmissão Panamericana de Normas Técnicas e a AMN – Associação Mercosul de Normalização, e a International Electrotechnical Comission – IEC. Todas essas organizações, junto com a ABNT e as organizações dos outros países da América Latina, da Europa e do oriente são fundamentais para viabilizar o comércio exterior entre os países, pois as normas regulamentadoras definem os parametros de qualidade e segurança dos equipamentos, emitindo uma certificação que garante o padrão de qualidade que torna possível o comércio entre os países de produtos e equipamentos em igualdade de condições, sejam equipamentos e peças para industria, sejam equipamentos de Músicas Que Fazem Sucesso, brinquedos, produtos de Saúde e Beleza, ou qualquer outro produto ou serviço.

Como Usar

Como Usar

No Brasil a ISO e a IEC são representadas pela ABNT. Cabe a ABNT a padronização dos processos de produção e a certificação ISO é um referencial considerado indispensável para a maioria dos produtos das industrias brasileiras e de todo o mundo. A certificação ISO garante um alto nível de qualidade aos produtos que vão desde a industria alimentícia até a produção textil, brinquedos, combustíveis, enfim, todos os processos de produção podem e devem receber a certificação ISO, garantindo assim a excelencia dos produtos. As normas da ABNT tem o objetivo de uniformizar a produção, e nesse conceito de produção podemos incluir os trabalhos academicos, assim muitos estudantes tem duvidas de como usar as normas da ABNT, pois são elas que regem a apresentação das monografias e dos Trabalhos de Conclusão de Curso, – TCC, que deixam os universitários tão preocupados.

Normas ABNT

Normas ABNT

Na realidade as  normas da ABNT tem o objetivo de facilitar e determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação das Escolas e universidades, dentro de um mesmo parametro. As normas da ABNT que tratam dos trabalhos academinos são: NBR 14724, de 2001que trata da formatação dos trabalhos academinos e monografias, como a produção e divisão das partes pré-textuais, textuais e pós-textuais e as formas de apresentação; a NBR 10520 de 2001 que regulamenta a apresentação das citações, quanto a sua forma e a NBR 6023 de 2000 que trata da indicação das referencias utilizadas no trabalho e sua forma de apresentação. Essas são as três principais Normas Regulamentadoras da ABNT sobre os trabalhos academicos e a maioria dos cursos técnicos e universitários tem uma disciplina que trata especificamente de como utilizar as normas da ABNT nos trabalhos academicos, que são encontradas na internet e em sites universitários.


Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Onde posso ter acesso as normas?
    preciso colocar como em anexo em um projeto da escola mas não sei onde achar.

    Diego 18 de novembro de 2009 0:00
  • Gostaria que me envie as normas da ABNT,pelo meu email.
    Obrigada!!

    nazare Rego 21 de novembro de 2009 15:45
  • Presciso muito saber quais são as principais regras
    da ABNT,presciso fazer um trabalho da escola e ñ
    sei como fazer.Por favor mande no meu email.

    fabaina 9 de dezembro de 2009 9:44
  • Eu queria saber pelas normas da ABNT, sobre o uso da cultura como mercadoria.
    é um trabalho que preciso fzer que eu não acho em lugar nenhum…
    mandar no meu e-mail
    obrigado pela atenção..

    Felipe 22 de março de 2010 22:59
  • Caros amigos:
    1- As NORMAS DA ABNT servem como refêrencia de norma para produção de trabalhos acadêmica, porém em certos casos encontramos algumas instituição de ensino superior utilizando manuais próprios para a produção de seus trabalhos.

    2- Para aqueles que buscam conhecer as normas da ABNT mais utilizadas em trabalhos basta colocar as refrências abixo na BUSCA DO GOOGLE e procurar o pdf. São as seguintes normas:
    a) ABNT NBR 14724 – 2005 – Referece a estrutura e disposição do trabalho acadêmico
    b) ABNT NBR 6024 – Normas das Numeração progressiva das seções (aqueles 1, 1.1, 1.1.1)
    c) ABNT NBR 10520 – Normas de como inserir as Citações.
    d) ABNT NBR 6023 – Normas de Referências (material pesquisado)

    Romulo Sousa 18 de novembro de 2010 23:42
  • Procuro norma referente a aterramento e proteção contra raios! Como posso adquirir?

    Antonio Carlos de Godoy Novaes 26 de março de 2014 14:45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *