Flauta Doce

Revisando a história da flauta doce podemos ver que esta é definida como um instrumento musical ou, de maneira mais precisa, seria um aerofone de aresta, cuja origem é encontrada entre os instrumentos folclóricos que mesmo hoje ainda podem ser encontrados em diferentes partes da Europa. Na Hungria é possível encontrar uma de seis furos que se denomina de Czakan, e na antiga Iugoslávia encontramos a flauta dupla. Sabe-se através da história da flauta doce que esses instrumentos citados acima costumavam ser fabricados a partir de canas naturais ou de tubos de bambu, enquanto que a flauta doce era um trabalho bem mais apurado, porque era feito de madeira torneada, o que a diferenciava bastante dos demais tipos comumente encontrados em épocas remotas e de muitos exemplares ainda hoje.

Flauta Doce

Flauta Doce

Podemos, através de fatos como estes, ver o quanto em épocas remotas já era grande O Poder da Educação, pois o homem aprendia e ensinava a tocar instrumentos feitos por ele próprio, e, com isso, transmitiam, através da música,  belas Mensagens de Vida. A famosa flauta doce foi o instrumento musical de maior popularidade durante a Idade Média, pois essa flauta possui um som extremamente melodioso e por isso era muito apreciada. Não  esqueça que, como qualquer outro instrumento musical, a flauta doce tem técnicas que precisam ser bastante conhecidas para que alguém execute uma melodia.

Notas

Notas

Como se difundia o ensinamento da flauta? Resposta difícil, considerando a época em que a flauta doce surgiu. A verdade, é que a música é expressão da alma e artistas sempre existiram em qualquer época, embora, diferente de hoje, eles não tenham feito sucesso. Hoje temos músicas que fazem sucesso que não valem o preço do disco que se compra em Lojas de CDs, enquanto isso, no passado devem ter sido feitas, lindas músicas que se perderam no tempo.

Partitura

Partitura

Acredita-se que a mais antiga representação da Flauta Doce que se tem noticia está numa igreja na Iugoslávia. É um afresco da Igreja de Staro Navoricvino, sendo que essa imagem é posterior ao ano de 1315 e existem outras ilustrações de vários tubos em outros locais que podem ou não se tratar de flauta doce ou são de datas anteriores ao exemplar encontrado na Iugoslávia. O instrumento mais completo que ainda existe data do século XIII. A flauta doce foi se desenvolvendo e alcançou sucesso no Novo Mundo e foi com o surgimento da orquestra clássica que a flauta doce acabou sendo substituída pela flauta transversal. Isso em 1750 quando praticamente desapareceu de circulação e deixou de ser usada por qualquer compositor ficando assim relegada a história dos instrumentos musicais.

1.719 comentários

  1. Boa noite a todos, vejo que muitos tem interesse de aprimorar seus repetórios, o que posso recomendar a vocês é que aprendam partitura, não precisam ser um exper no assunto mais basta aprender o basico (somente clave de sol, notas, tempos 2/4, 3/4 e 4/4, duração, armadura de claves) voces encotraram uma grande quantidade de música, daí podem partir para programas tais como Encore, Assitant melody, Finale, GuitarPro, para baixar algumas e até compor, estou montando meu blog par dar este tipo de aula e logo estara no ar, mais que estiver interessado em materiais meu e-mail ([email protected]) A proposito sou músico a 15 anos formado em música a flauta doce me serviu como base para o sax, e com certeza servirá para vocês, por isso não desitam. Até mais

  2. legal tocar flauta alguém tem ai : deus do impossível

  3. Eu pratico flauda mais de 1 ano

  4. EU TOCO FLAUTA TRANSVERSAL A 2 MESES

  5. MAIS NAO SEI UM SIT DE PARTITURAS VCS SABEM???????????????

  6. sou flautista e adoro tocarrrrrrrrr

  7. nossa adoro tocar flauuta do e ja toco a 2 anos

  8. nao achei nada de mais esse site nao gostei dele de jeito nenhum achei ele totalmente sem sal

  9. chato, horrorozo ate orkut deve ser melhor

  10. nossa eu adoro tocar flauta eufiz dois anosde aula e ñ aprendie o que eu aprendo na nete

  11. gostei muito.. achei bem legal !

  12. beatriz hernandes alves

    eu toco flauta fz três anos!!!

  13. eu toco flauta a ano s

  14. eu toco flauta faiz 30 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>