IDEB

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)com o intuito de melhorar cada vez mais a educação básica no Brasil criou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ele é uma das peças do Plano de desenvolvimento da Educação, para garantir às crianças brasileiras que estejam cursando do 1º ano ao 9 º ano uma educação de qualidade, que os forme cidadãos críticos e participantes em nossa sociedade.

Os Resultados são Bons ou Ruins?

IDEB

IDEB

De acordo com os resultados obtidos, vimos que as notas cresceram bastante referente aos anos anteriores, e que está surtindo bons efeitos. No ano de 2005 as médias máximas foram 3,5, já em 2007 subiram para 4,2, e os estudantes estão superando as expectativas anualmente. O objetivo do nosso país é que até 2012 chegarmos na média 6,0, alcançada pela maioria dos países desenvolvidos

O Cálculo da Média do IDEB

Índice

Índice

O cálculo é realizado de acordo com o rendimento escolar (evasão e aprovação), assim como o desempenho dos mesmos na Prova Brasil e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), enfim, a classificação de cada escola é dada através do menor índice de repetência e melhor nota dos alunos nessas provas.

Dessa maneira a escola não pode simplesmente passar um aluno para aproxima série, e obriga os professores a “realmente ensinar”, pois essas provas específicas mostram o quanto o aluno aprendeu na sala de aula. Todo esse esforço é para garantir que os estudantes quando concluírem o Ensino Médio possam também superar as provas do ENEM e conseguir vaga em uma boa Universidade Federal para ter uma carreira bem sucedida.

Melhoria em cada Escola

Resultados

Resultados

Os dados obtidos são por escolas, municípios e Estados, dessa maneira o Goverso identifica quais escolas precisam de mais investimento para a melhoria da educação, e quais necessitam de mais cobrança em relação ao aprendizado do aluno.

O interessante é que, todo cidadão brasileiro tem acesso aos resultados, dessa maneira facilita para os pais ao realizar a escolha da escola que irão matricular seus filhos, ou até mesmo exercer seu papel na sociedade cobrando aos responsáveis pela escola a melhoria da educação na mesma.

Resultados de 2009

Os resultados de 2009 foram divulgados no dia 1º de julho de 2010, e as metas foram alcançadas e superadas pelos alunos, nesse ano o resultado foi 4,6, enquanto no ano anterior havia sido 4,2. A meta é de 0,1 bienalmente , e até mesmo as séries finais da Educação básica se superaram, tiveram um aumento de 0,2, ou seja, a média de 2009 foi 4,0, sendo que o previsto para 2011 seria 3,9. A explicação para esse avanço é o aumento 36% de aprovação nas séries finais do ensino básico e 64% no aumento da nota na prova Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.