Números Romanos

Entre as civilizações da Antiguidade, a dos romanos foi sem nenhuma duvida a mais importante de todas e tinha seu centro na cidade de Roma. Desde fundada em 753 a.C., até sua ocupação por estrangeiros em 476 d.C., os habitantes de Roma foram obrigados a enfrentar um grande numero de guerras dos mais diferentes tipos. No inicio eles se defendiam de ataques sofridos por povos vizinhos, entretanto depois como um povo que é Conquistador Nato se lançou em campanhas e guerras em busca de novos territórios.

Egipcios

Egipcios

A grande maioria do povo romano vivia de maneira miserável, porém havia a elite que gozava de luxo e riqueza com festas grandiosas onde os poderosos acabavam Esquecendo os Problemas do dia a dia e foi nessa Roma mesclada de luxo e miséria que o numero concreto se desenvolveu e foi e aperfeiçoando, pois que já vinham sendo usados de maneira subjetiva desde o tempo das cavernas.

Números Romanos

Números Romanos

A representação dos números através de letras

Inteligentes, os romanos não inventaram novos símbolos, para a representação que se fazia necessária e assim foi através das letras do alfabeto que já existiam que eles criaram os números romanos. Na verdade uma invenção como esta, hoje por certo seria atribuída a algum Gênio da Matemática, pois com apenas sete letras eles passaram a representação dos números. As letras usadas foram: I, V, X, L, C, D, M. Estas eram os sete números considerados chaves com os quais eles formaram a numeração romana. O I valia 1, o V valia 5, o X valia 10, o L valia 50, o C valia 100, o D valia 500 e o M valia 1000. Quando vários números apareciam juntos o povo romano somava ou diminuía seus valores seguindo determinados critérios que certamente eles estipularam ao atribuir os valores as letras escolhidas.

Lista

Lista

Sistema adotado

Quando alguns números iguais vinham juntos seus valores eram somados como: II= 1+1= 2, XXX= 10+10+10=30 e assim por diante. Quando números diferentes vinham juntos, somava-se ou subtraia-se conforme o valor menor viesse antes ou depois de um maior como: VII= 5+2=7 ou IX= 10-1= 9. Esta é realmente uma Apresentação Educativa que nos foi legada do povo romano e muitos são os povos que fazem uso. Esses números só podem se repetir por três vezes seguidas, por exemplo: CCC= 300, já para escrever 400 eu busco o D que é 500 e tiro C que é 100, assim CD= 400. A partir de MMM= 3000 coloca-se um traço vertical acima do numero para multiplicá-lo por 1000. A partir daí muitos foram os povos que adotaram os números romanos, mas as dificuldades para realizarem contas se faziam sempre presentes de modo que matemáticos de todas as partes do mundo se dedicaram a busca de novos sistemas que facilitasse a vida de todos e assim foi que entre muitas Invenções Inúteis surgiu uma das mais importantes conquistas da matemática que foi o sistema de numeração decimal que resolveu uma infinidade de problemas que se tornavam complicadas com os números romanos.


Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *