Espaço Cultural João Pessoa – Cursos

 João Pessoa

João Pessoa é a capital do estado da Paraíba, e também é o principal centro econômico do mesmo. A população é de um pouco mais de oitocentas mil pessoas, o que faz com que seja a oitava cidade mais populosa do Nordeste. Ela é uma das capitais que oferece a melhor qualidade de vida dessa região, e também possui um amplo patrimônio histórico que atrai bastante turistas.

Nos anos 2000, João Pessoa foi considerada a cidade com menor desigualdade do Nordeste, e teve o Coeficiente de Gini – que é um coeficiente que faz a medida de desigualdade de distribuição de renda – de 0,630, porém, ele ainda é considerado alto pela Organização da Nações Unidas (ONU).

João Pessoa também é conhecida como “Porta do Sol” por ser uma cidade localizada no ponto mais oriental da América, chamada Ponta dos Seixas. Por isso, também é conhecida como lugar onde o sol nasce primeiro nas Américas. E é a terceira capital mais antiga do Brasil, e foi fundada em 1585 levando o nome de “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”

A cidade levou o título de segunda capital mais verde do mundo, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento, perdendo apenas para a capital francesa, Paris, e esse título muito se deve a presença do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, que fica no centro da cidade e possui mais de quinhentos hectares de mata atlântica preservada.

Além de tudo o que já foi citado, a cidade também foi considerada uma das melhores do mundo para se aproveitar a terceira idade e aposentadoria, segundo a International Living.

O clima de João Pessoa é tropical úmido, e tem temperatura anual média de 27°C, e atualmente a cidade vem emergindo no ramo turístico, o que faz com que o governo invista mais em qualidade de vida, para atrair cada vez mais pessoas para o local e proporcionar bem estar para todos os habitantes e visitantes.

Espaço Cultural João Pessoa E Seus Cursos

Como foi citado acima, a cultura está se estabelecendo no município, e um dos atrativos é o Espaço Cultural José Lins do Rego. Esse espaço é a sede da FUNESC, Fundação Espaço Cultural da Paraíba. É um centro de convenções que se localiza no bairro Tambauzinho, na própria capital da Paraíba.

O prédio possui capacidade para quinze mil pessoas e em sua área interna existem diversas áreas para atividades, principalmente artísticas. O local possui teatros, galeria de arte, cinema, auditórios, salas para apoio, sobrados para realização de exposições, e ainda um museu, que carrega o mesmo nome do espaço: Museu José Lins do Rego. Nele podem ser encontrados objetos que contam sobre a vida do autor, e ainda, o seu acervo de livros.

O Planetário que fica dentro do Espaço Cultural, possui uma cúpula de mais de doze metros de diâmetro e possibilita a projeção de seis mil estrelas e mais de setenta constelações, além de todo o sistema solar, galáxias e o céu de qualquer lugar do planeta, em qualquer estação do ano.

Ainda que seja uma atração do Espaço Cultural, o Planetário também tem a parte didática e oferece cursos básicos de astronomia para crianças e adolescentes em algumas épocas do ano, com duração de duas semanas, de modo que até mesmo turistas que fiquem por um período mais longo, possam participar.

O Espaço Cultural também oferece curso de teatro. Esse projeto já existe a mais de vinte anos, e o curso possui duração de oito meses, podendo servir como uma porta de entrada para pessoas que desejam seguir essa carreira, ou ainda se profissionalizar um pouco mais.

Esse curso tem algumas aulas ministradas em um dos sobrados onde se realizam exposições, e outras acontecem no próprio teatro, para que os alunos já tenham contato com o local onde irão se apresentar no final do aprendizado.

O curso oferece aulas de expressão cultural, técnicas circenses, vocais, interpretação e interpretação de texto e improvisação. Mas além dessa parte mais prática da atuação, também são ensinadas técnicas do processo de estruturação do espetáculo, como maquiagem, técnicas de cenografia e iluminação e noções de figurino.

Também existe, no Espaço Cultural, cursos de artes circenses, pela Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, e existem turmas para as mais diversas faixas etárias. O curso tem duração de três meses para o público infantil, e de nove para os adultos.

Nesse curso são apresentadas técnicas de aéreo e solo, e de palhaço. Crianças de dois anos já podem participar, tendo uma turma especial para as mesmas.

Além dos que já foram ofertados, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba também apresenta cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Violão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.