O que eu vou Ser para Crescer?

Descobrir qual carreira quer seguir é a grande dúvida que todas as pessoas encaram uma hora na vida. Mas essa não é uma questão apenas de futuro profissional. Afinal, a profissão nada mais é do que a representação das nossas habilidades, nossa vocação. É por isso que um teste vocacional pode ser revelador.
A questão toda é que essa dúvida não é mais um capricho da infância. Com as profissões sofrendo constantes modificações nos últimos anos, os jovens perdem a referência e, ao mesmo tempo, sentem-se perdidos com tantas novas possibilidades, na ânsia de descobrirem qual será seu futuro.
Ao longo dos anos foram criados inúmeros testes, muitos deles relacionados ao famoso QI, teste de lógica que mede o Quoeficiente Intelectual do indivíduo. Porém, hoje se sabe que as aptidões de cada indivíduo não possuem grande relação com seu nível intelectual. Em partes recebemos essas informações ainda de nossos pais, genetica e culturalmente. É natural a tendência de buscar as mesmas profissões dos nossos pais, muitas vezes por pura identificação pessoal. Em outros casos, a autenticidade e originalidade são percebidos ainda nos primeiros anos de vida, como um perfil predestinado. Por fim, há o fator sócioeconômico, que leva o foco para o bolso. Ou seja, a profissão passa a ter uma função de realização financeira, acima da realização pessoal.

Qual Sera

Reconhecendo as Próprias Competências

Segundo especialistas na área, um indivíduo pode desenvolver atividades em qualquer segmento, no entanto são as suas habilidades e competências que direcionarão a função para a qual ele terá mais chances de sucesso. Assim, existem alguns grupos gerais que reúnem as principais áreas profissionais de acordo com as tendências psicológicas de cada pessoa. Seja de funções práticas, artísticas, sociais, mecânicas, exatas ou biológicas, cada grupo define um estilo de pensar, de ser, de agir. E é dessa forma que o teste vocacional pode orientar as pessoas para suas vocações.
O teste mais eficaz para crianças e adolescentes, por exemplo, é aquele que cerca o indivíduo com questões primárias sobre seus gostos e hobbies. Perguntas diretas sobre o que ele gosta de fazer durante o dia, se prefere fazer contas ou manter um diário, se controla seus gastos, se gosta de jogos virtuais, se costuma sair com muitos amigos ou se prefere atividades mais caseiras, se observa a organização do quarto, se mantém arquivado documentos importantes, se costuma resgatar animais perdidos, se gosta de ouvir as histórias dos mais velhos, se tem paciência com as outras pessoas, se gosta de ensinar os mais novos, etc.

Teste Vocacional

Qual é o Melhor?

Enfim, são muitas as questões que podem traçar o perfil de uma pessoa. O ideal é que as questões sejam orientadas a partir das suas atividades cotidianas. Já para aqueles que estão tentando se encontrar no mercado, buscar uma recolocação ou até mesmo iniciar uma nova faculdade, os testes são mais objetivos, totalmente voltados para os campos de atuação.
Veja alguns dos mais conhecidos testes vocacionais disponíveis na internet e amplamente utilizados pelas escolas e empresas de consultoria:
http://www.carlosmartins.com.br/_vocac/vocacional.htm
http://www.mundovestibular.com.br/simulado/testes/teste_vocacional/teste_vocacional.html
http://www.colegio24horas.com.br/ogloboestagio/teste.asp#
http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp

Para Onde

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.