Dadaísmo

O movimento artístico que abalou a estrutura da arte na Europa e no mundo

O dadaísmo foi um movimento artístico e estético que se originou no ano de 1916 na cidade de Zurique, situada na Suíça, país europeu.
A principal característica do dadaísmo é a ruptura com o tradicional, é a subversão da maneira tradicional de fazer arte. Como não podia deixar de ser, o dadaísmo possuía uma forte tendência à anarquia, uma mensagem claramente libertária.

Sem Sentido

A origem do nome dada vem de um termo infantil utilizado na língua inglesa para designar brinquedos: “dadá” significa algo como brinquedo, cavalo de pau (brinquedo infantil). Esse nome representa muito bem a desconstrução proposta pelo movimento, a aparente falta de sentido nas obras de arte dos artistas dadaístas.

Características principais do dadaísmo

Um dos objetivos do dadaísmo era conseguir fazer com que as pessoas refletissem sobre o cotidiano, olhassem as coisas de sempre com novos olhos. Por isso, objetos comumente utilizados no dia a dia são apresentados novamente ao expectador, mas sob uma nova perspectiva, mas sempre fazendo parte de um contexto artístico.
A irreverência na arte era a forma de combater as velhas escolas artísticas européias, engessadas e pouco inovadoras.

Devido à sua mensagem anarquista, o dadaísmo combatia o capitalismo e todo o consumismo da sociedade na época. Aliado a uma visão pessimista e irônica da política mundial, o dadaísmo criticava o sistema vigente.


Outra característica do dadaísmo é a extrapolação dos materiais convencionais: tela e pincel não são mais suficientes, e novos objetos começaram a fazer parte da arte: fotografias, recortes de jornais, músicas, sons e objetos diversos ajudam a compor as obras absurdas e ilógicas propostas como representação da sociedade segundo o dadaísmo.

História do dadaísmo

O dadaísmo surgiu em 1916 em Zurique, durante as reuniões de artistas plásticos e escritores no Cabaret Voltaire.
Os nomes de maior influência na fundação do movimento são Tristan Tzara, Hans Arp e Hugo Ball.
Em pouco tempo o dadaísmo estava presente em outros centros culturais ao redor do mundo, influenciando a arte da época.
Nos anos que se seguiram, o dadaísmo foi uma importante forma de mostrar o absurdo do “racionalismo da guerra” – como forma de protesto, os artistas investiam com uma arte irracional e absurda, mas claramente mais estruturada do que uma sociedade que sustenta conflitos armados.

Influencia

A principal forma de arte dadá foi a construção de poemas aleatórios (com palavras e imagens recortados de jornais e revistas e depois colados aleatoriamente em um folha de papel) e o ready made (expressão criada por Marcel Duchamp e que designa objetos manufaturados consumidos popularmente. Duchamp tratava esses objetos como forma de arte).

O principal legado do dadaísmo talvez tenha sido mostrar que a arte não precisa ter regras e nem ser concebida depois de intensa reflexão: ela pode ser resultado de um processo inconsciente.
Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>