Xenon

História

Descoberto em 1898 por Ramsay e Travers em resíduos deixados após a evaporação do ar líquido. Xenon é um membro do chamado gás nobre ou “inerte”. Ela está presente na atmosfera a ponto de cerca de uma parte por vinte milhões. O Xenon está presente na atmosfera marciana até ao limite de 0,08 ppm. O elemento é encontrado nos gases que evoluíram a partir de nascentes de água mineral, e é obtido comercialmente por extração do ar líquido.

Projetor

Isótopos

O xenon é composto de nove isótopos estáveis. Além desses, 20 isótopos instáveis foram caracterizados. Antes de 1962, havia sido assumido que o xenônio e outros gases nobres eram incapazes de formar compostos. A evidência foi a montagem no passado poucos anos que o Xenon. Entre os compostos de xenon agora reportados são o perxenate sódio, deuterídeo xenon, hidrato de xenônio, difluoreto, tetrafluoreto e hexafluoreto. Trióxido de Xenon, que é altamente explosivo, foi preparada. Mais de 80 compostos de xenônio têm sido feitas com xenônio ligado quimicamente ao flúor e oxigênio. Alguns compostos de xenônio são coloridas. xenônio metálico foi produzido, utilizando-se várias centenas de kilobars de pressão. O xenon num tubo de vácuo produz um brilho azul bonito quando animado de uma descarga elétrica.

Acessorios

Usos

O gás é usado para fazer tubos de elétrons, as luzes, lâmpadas bactericidas, e as lâmpadas para gerar luz coerente. Xenon é utilizado no domínio da energia nuclear em câmaras de bolha, sondas, e outras aplicações onde um alto peso molecular é de valor. O perxenatos são usados em química analítica como agentes oxidantes. 133Xe e 135Xe são produzidos por irradiação por nêutrons em reatores nucleares refrigerados a ar. 133Xe tem aplicações úteis como um radioisótopo. O elemento está disponível em recipientes de vidro fechados de gás a pressão normal. Xenon não é tóxico, mas seus componentes são altamente tóxicos devido as suas fortes características oxidantes. Xenon, como os outros gases nobres, é usada para várias coisas. Ele é usado especificamente na iluminação. Xenon pode também ser usado em câmeras flash e “alta intensidade” lâmpadas para projetar filmes.

Xenon

Ele foi recentemente utilizado para substituir a nos faróis de halogéneo. Xenon foi encontrado para ser mais eficiente e mais brilhante. As lâmpadas xenon deverão durar cerca de 2.000 horas, em oposição à expectativa de vida 400hr das lâmpadas de halogéneo normal. Xenon é também utilizada em instrumentos para detectar radiação. Xenon pode ser utilizada para fins medicinais como um anestésico “experimental”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.