Vulcão Submerso em Erupção

Um vulcão submerso entrou em erupção no dia 18 de março de 2009, espalhando cinzas e fumaça por cerca de 100 metros no ar, perto de onde o vulcão entrou em erupção.

Segundo os especialistas, essa erupção não colocará em risco a população que vive em ilhas próximas ao local do evento, como a ilha Tongatapu, por exemplo, que fica há uns 10 quilômetros do local.

Ilha Tongatapu

Ilha Tongatapu

Confira abaixo várias curiosidades sobre os vulcões:

  • Os vulcões são aberturas existentes na superfície da terra, ou fraturas, por meio dos quais materiais originários do interior da terra são expelidos, como gases, lavas e alguns outros materiais denominados “piroclastos”.
  • Na estrutura de um vulcão há uma cratera vulcânica, uma câmara magnética, uma chaminé, um cone e, dependendo, há também saídas periféricas ou laterais, que são as chaminés secundárias.
  • O Yasur é um vulcão que está há mais tempo ativo. Ele se localiza em Vanuatu, na ilha de Tanna. E encontra-se em erupção constante há mais de 100 anos. No decorrer de todos esses anos, houveram curtos intervalos, duração de 3 a 4 minutos apenas. E as erupções não costumam ser muito intensas. Em geral, elas são mais leves.
  • Alguns países encontram-se no chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, ou “Anel de Fogo do Pacífico”, que é a área em que ocorrem mais atividades de vulcanismo e sísmicas. Esses países possuem o número maior de vulcões ativos. São eles: Japão, Chile, Rússia, Indonésia e Estados Unidos (inclusive o Havaí).
  • No mundo inteiro, existem mais de 1.500 vulcões ativos. Todos os anos, em torno de 70 vulcões entram em erupção no planeta.
  • Além da Terra, também há vulcões em outros planetas do Sistema Solar.
  • A erupção vulcânica responsável pelo maior número de vítimas fatais foi em Tambora, na Indonésia, no ano de 1815. O número de vítimas foi algo em torno de 100 mil pessoas.
  • No Brasil não tem vulcão. Em eras geológicas muito distantes, haviam vários vulcões em terras brasileiras. Porém, as atividades dos mesmos cessaram, uma vez que o território está localizado numa área continental de placas tectônicas, ou seja, encontra-se mais afastado da zona de encontro entre duas placas.
  • Não são todos os tipos de erupções vulcânicas que causam grandes estardalhaços, como a gente imagina. Em geral, a maioria das erupções é mais tranquila. Existem, basicamente, 3 tipos diferentes de erupções vulcânicas, conforme abaixo:

1 – Erupções vulcânicas efusivas, que são aquelas que emitem lava.

2 – Erupções vulcânicas explosivas, que são as que emitem fragmentos de rochas sólidas, que recebem o nome de piroclastos.

3 – Erupções vulcânicas mistas, que são as erupções que emitem piroclastos e lavas.

  • O solo existente no fundo do mar é repleto de pontos, nos quais o magma presente no interior da Terra exerce uma pressão sobre a superfície do fundo do mar, dando origem aos vulcões.

E esses vulcões presentes em solo marítimo, começam a entrar em erupção. No decorrer de milhões de anos, eles ficam expelindo lava acumulada. Quando ultrapassa a linha d’água, forma-se uma ilha vulcânica. Inúmeras nações encontram-se sobre ilhas vulcânicas, como é o caso do Japão, do Havaí e da Islândia.

  • O Mauna Loa é o maior vulcão do mundo presente em terras emersas. Ele possui 4.169 metros de altura, e mais 90 km de largura. E está localizado no Havaí. Esse vulcão é considerado o maior em largura. A última erupção que o Mauna Loa apresentou foi em 1984.

    Mauna Loa

    Mauna Loa

E o Ojos Del Salado é o vulcão mais alto, com 6.893 metros. Ele está localizado no Atacama, no Chile.

  • Vulcanólogo é o nome que recebe o cientista que se dedica ao estudo dos vulcões, bem como os fenômenos que cercam o vulcanismo. É esse profissional que tenta prever a possibilidade de uma erupção vulcânica, para alertar as pessoas que vivem nas proximidades, e tentar fazer com que deixem o local a tempo.
  • O vulcão que apresentou o nível mais elevado de atividade nos últimos tempos foi o Kilauea, localizado no Havaí. Esse vulcão é um dos que mais recebe visitas no mundo inteiro, e está há mais de 30 anos em atividade ininterrupta. Ele é o que apresenta a menor altitude, e que possui as suas paredes recobertas de lava resfriada, proveniente de recentes erupções.

Essas são algumas das principais curiosidades a respeito de vulcões, erupções e localidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.