Tipos de Carreiras Profissionais

Segundo especialistas em gestão de carreiras e recursos humanos, as carreiras profissionais podem ser separadas em três categorias distintas: As carreiras Operacionais; as Profissionais e as Gerenciais.

Caracterização das Categorias

Tipos de Carreiras Profissionais

Tipos de Carreiras Profissionais

As carreiras Operacionais seriam aquelas relacionadas às atividades finais de produção onde o trabalho desenvolvido é muito mais corporal do que intelectual, e normalmente não há uma possibilidade de ascender no cargo. As carreiras Profissionais são as que estão vinculadas a determinado tipo de função ou atividade, e geralmente necessitam de profissionais com nível técnico ou graduação superior sendo definidas pelos processos essenciais na empresa.

As carreiras Gerenciais estão associadas às atividades de gerência, e as pessoas que ocupam esse cargo podem ter sido oriundas das carreira profissionais,onde desenvolveram suas habilidades apresentando vocação para ser gestores dentro da organização empresarial.

Conceitos de Carreiras

Melhores

Melhores

Quando os profissionais de várias áreas dentro da empresa são observados é possível deduzir que a carreira profissional, no qual eles atuam envolve o trabalho dentro de uma determinada empresa onde o profissional possa ter a possibilidade de subir de cargo ou posição conseguindo melhores remunerações salariais, alcançando um cargo de gerência onde possa liderar os membros das equipes que compõem a empresa.

No entanto, para atingir essa meta as pessoas escolhem várias maneiras de conseguir realizá-las. As perspectivas nas carreiras dentro das empresas estão relacionadas à maneira como os interesses, capacidades e desejos das pessoas estão influenciando nas escolhas profissionais que elas estão fazendo.

Padrões de Carreiras

Currículos

Currículos

Quando o indivíduos estão realizando suas atividades profissionais eles percebem suas carreiras em quatro tipos de padrões: Carreira Linear que é quando a pessoa escolhe logo no início de sua vida profissional uma atividade e elabora todo um planejamento para ascender nessa área;

A Carreira Estável onde individuo também escolhe logo no começo de sua vida profissional um campo de atuação, porém não se preocupa em ascender na hierarquia empresarial; a Carreira Espiral é aquela onde as pessoas são motivadas tanto pelo crescimento profissional quanto pelo pessoal, pois buscam outras novas oportunidades de desafios e crescimento profissional;

Já na Carreira Transitória os indivíduos mudam de trabalho sem estabelecerem nenhum critério especial, sem escolher uma determinada tarefa para executar não se comprometendo com nenhum vínculo profissional. As carreiras de um modo geral, apresentam cinco fatores que podem motivar seus profissionais, são eles: Competência gerencial, competência técnica,criatividade, autonomia e segurança profissional.

Planejamento de Carreira

Segundo especialistas alguns profissionais ainda apresentam uma certa resistência para fazer um planejamento de carreira pois acreditam que o sucesso profissional depende de terceiros e não de si próprio, apresentando objetivos voltados somente para o salário, prestígio e status que pretendem alcançar, esquecendo de suas competências pessoais. No entanto, essa postura de alguns trabalhadores tende cada vez mais a mudar em virtude das alterações constantes no mercado de trabalho que valoriza as habilidades pessoais, com incentivo para que os profissionais possam cada vez mais planejarem suas carreiras e obterem sucesso nelas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.