Tempo de Reação

Definição

Tempo de Reação

Tempo de Reação

Uma definição para o tempo de reação, que encontramos com certa facilidade, é a seguinte: tempo de reação é o tempo que decorre entre um estímulo recebido e uma ação realizada em decorrência deste estímulo.

Estima-se que o tempo de reação médio de uma pessoa saudável, em condições normais, é em torno de quatro décimos de segundo, ou seja, 0,4s, podendo variar muito de pessoa para pessoa e de acordo como nível de atenção no momento do estimulo. Esse tempo pode parecer insignificante, porém pode vir a ser fator determinante em diversas atividades.

A Influência na Prática

Atividades

Atividades

O tempo de reação, apesar de ser aparentemente muito baixo é muito importante e deve ser considerado em diversas atividades que demandem respostas rápidas por parte dos envolvidos: como para um goleiro de futebol, um jogador de vôlei, um nadador profissional ou um piloto de corrida. Trazendo para nosso dia-a-dia, temos a influencia do tempo de reação desde atividades simples como pegar um objeto que vemos cair, até atividades mais complexas como dirigir um automóvel.

O ser humano, ao ser solicitado a desenvolver determinada ação apresenta relativa lentidão. Se tomarmos como exemplo uma corrida de 100 metros rasos, e tentarmos cronometrar a duração da prova de forma manual, certamente o resultado final apresentará um erro muito grande na indicação, já que temos uma defasagem entre o instante real em que os corredores largam e o instante no qual o observador irá apertar o botão do cronômetro. Como trata-se de uma medição de aproximadamente 10s, um tempo de resposta de 1s causaria um erro muito grande na medição, resultando em 2s a mais na indicação, ou seja, algo em torno de 20% de erro!

Calculando o seu Tempo de Reação

Teste

Teste

Para determinar o seu tempo de reação, pode-se adotar uma técnica simples, utilizando apenas uma régua e a gravidade! Como trata-se de um experimento simples não são fornecidos resultados muito precisos, porém têm-se a possibilidade de quantificar esse tempo. A idéia é medir a distância percorrida pelo objeto métrico a partir da situação de repouso, até o momento em que o fechamento da mão interrompe sua queda.

Para realizar o teste, basta pegar uma régua de 30 cm e pedir para que alguém a segure na posição vertical. Você deve posicionar seus dedos em formato de pinça, como indicado na figura abaixo e tomar nota do valor da régua no qual seus dedos estão posicionados. Sem aviso prévio a pessoa deve soltar a régua e você deve fechar seus dedos para pegá-la.

Ao conseguir pegar a régua, tome nota do local que seus dedos estão. Essa distância percorrida pela régua durante a queda será o dado utilizado para o cálculo do seu tempo de reação. Lembrando que é importante não mudar sua mão de posição para pegar a régua. Exemplificando: Se seus dedos estavam posicionados inicialmente na direção do número 0 e você ao pegar a régua tem os dedos posicionados na direção do número 4, quer dizer que a régua percorreu 4 cm (40 mm) em queda livre.

A conversão desta distância em tempo (para saber o tempo de reação), será feita partindo-se da equação horária da posição de um movimento uniformemente variado (que é o que ocorre com o objeto durante a queda sob ação da aceleração da gravidade):

A parcela “S-So” refere-se ao deslocamento medido durante a queda. Como o objeto parte do repouso, a parcela “Vo.T” é nula, uma vez que não há velocidade inicial. Desta forma simplificamos a equação (1) e passaremos a ter:

T é o tempo de reação, D é espaço percorrido na vertical e g a aceleração local da gravidade (9086,65 mm/s2).

É importante repetir este experimento diversas vezes com a mesma pessoa para ter uma idéia da imprecisão dos valores medidos, uma vez que fatores como a atenção influenciam no tempo de reação. Para se obter um valor médio é importante realizar diversas medições e então calcular a média.

Aplicação

Pode-se tornar o experimento útil para algo do nosso dia a dia, como no caso de uma frenagem de emergência. Para adaptar o calculo do teste de tempo de reação para esse modelo, pode-se realizar uma montagem como mostrado abaixo, onde em vez de estar pegando a régua em queda com as mãos se estará pegando com os pés, simulando o acionamento de um pedal de freio.

Cabe ressaltar novamente que os valores encontrados num teste deste não são exatos, mas sim próximos dos valores reais, devido as adequações empregadas, além do fator atenção, que no experimento estará provavelmente no seu máximo. Ao dirigir temos que desempenhar diversas tarefas ao mesmo tempo e as possibilidades de distração são inúmeras, então na prática provavelmente o seu tempo de reação será maior.

Isso nos remete a um lembrete final: não use celulares, coma ou fume enquanto dirige! Nunca se sabe quando o imprevisto irá ocorrer, e quando ocorrer é bom que se esteja o mais atento possível, para reagir o mais rápido possível!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.