Proteínas

As proteínas são parte integrante de todos os seres vivos, é até os vírus que não tem estrutura celular contém proteínas na sua composição, que tem entre suas principais funções a construção de matérias vivas, com a reposição dos matérias desgastados das células e o seu crescimento. As proteínas junto com os lipídios e os glicídios compõem a base da alimentação de todos animais.

Aminoacidos

Aminoacidos

O que são proteínas?

Segundo a aréa da saúde a palavra proteína tem origem na palavra grega “proteios” que quer dizer “em primeiro lugar”. As proteínas são moléculas presentes no organismos sendo muito importantes e presentes em abundância nas células, sendo encontradas em todas as células e  responsáveis por 50% do peso seco. Existem diferentes espécies de proteínas, e cada espécie tem uma função biológica diferente, e elas estão presentes no sangue, nos músculos, na pele e até nos vegetais.

Funções das proteínas

As proteínas tem importante papel na estrutura de todas as matérias vivas, assim elas são classificadas de proteínas estruturais e encontradas na forma de colágeno, queratina, albumina, actina e miosina. O colágeno é abundante nos ossos, cartilagens e pele conferindo resistência e rigidez a esses elementos, a queratina tem uma importante função impermeabilizante nas superfícies dos animais de diferentes especies e vertebrados, como unhas, pele, garras, bicos, pelos e pele. A miosina e a actina estão presentes nos músculos, onde são fundamentais para os movimentos, enquanto a albumina é encontrada abundantemente no plasma do sangue, conferindo pressão osmótica e viscosidade a sua parte líquida. Devido a sua importância na estrutura dos seres vivos que é essencial que sejam ingeridos aminoáscidos suficientes nas refeições diárias a fim de realizar adequadamente a síntese das proteínas no organismo.

Proteínas

Proteínas

Dieta das proteínas

Em 1970 o Dr. Robert Atkins, médico cardiologista americano criou a dieta das proteínas que a partir de 1990 vem fazendo sucesso em todo o mundo e também causando polêmicas. A base da dieta da proteínas, conhecida também como dieta Atkins consiste basicamente em diminuir de forma radical os carboidratos como batatas, pães, massas e arroz e abusar de todos os alimentos ricos em proteínas, como os ovos, peixes, carnes e dos lacticínios. O fundamento da dieta é que com a falta dos carboidratos que dão energia ao organismo, este passa a buscá-la nas gorduras, além do que os carboidratos são responsáveis pela estimulação na produção da insulina que também é responsável pela sensação de fome, sem os carboidratos a sensação de fome deve ser abrandada. Esses são os dois principais fundamentos da dieta do Dr. Atkins, que é considerada uma das dietas para emgrecer que estão na moda mais populares em todo o mundo, que também é aprovado por muitos médicos e endocrinologistas, que entendem que a dieta das proteínas é uma alternativa de emagrecimento viável principalmente para as pessoas que tem dificuldades em perder peso com as dietas tradicionais.

Enfim, as proteínas são muito importantes para o funcionamento do organismo, fazendo parte da sua estrutura básica e sua ingestão através de uma alimentação saudável é muito importante para uma qualidade de vida saudável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.