Mitos e Lendas Sobre o Beijo

As lendas e mitos em torno do beijo são muitas. Abaixo você encontrará algumas das lendas mais comuns e mitos, contos que têm sido propagados e repassados ao longo dos séculos. Leia mais e divirta-se!

Beijar a Pedra de Blarney

The Blarney Stone é uma pedra no muro da torre de um castelo na vila irlandesa de Blarney. O castelo foi construído em 1446 por Cormac McCarthy Laidhiv, o Lorde de Muskerry. Nesse castelo, as paredes tem 18 metros de espessura e foram construídas dessa maneira pois à época se julgou necessário para impedir os ataques das tropas de William III.

Segundo a superstição beijar a pedra do castelo fará trazer o par perfeito. Mas a pedra alvo desta superstição é difícil de alcançar – fica entre a parede principal do castelo e a parede do parapeito, a única maneira é escalando mesmo, e quando chegar ao objetivo só é possível realizá-lo se curvando para trás, utilizando algumas barras de ferro para apoio. Parece e pode ser perigoso se você cair.

Superstição

As origens das propriedades mágicas da Pedra Blarney não são claras. Uma lenda diz que uma velha bruxa lançou um feitiço sobre a pedra para recompensar um rei que a tinha salvo de um afogamento. Beijar a pedra sob o feitiço deu ao rei a capacidade de falar doce e convincentemente.

Outra lenda diz que a pedra foi dada a Cormac McCarthy por Robert the Bruce em 1314, para lhe agradecer pelo apoio dado na batalha de Bannockburn. Em uma discussão sobre a regra geral da Rainha Elizabeth I, a rainha disse que McCarthy lhe dava “um monte de beijos”. Assim, a lenda nasceu.

Beijando o Visco

Existem muitas crenças em torno desta planta, o que o torna um dos mais intrigantes lendas de beijar. Na Inglaterra do século 18 acreditava-se que o visco poderia aumentar ou diminuir as perspectivas conjugais de uma mulher.

Mas esse beijo não seria diferente de outros, porque, como diz a lenda, que poderia levar a um profundo romance, ou pelo menos um relacionamento de longo prazo. No entanto, se por alguma razão, ninguém beija a mulher sob o visco, ela não seria livre para se casar, por pelo menos um ano!

A origem da crença de que o visco possuía poderes mágicos, começou na Europa pré-cristã. Em uma lenda particular, o visco era a planta sagrada de Frigga, a deusa do amor e da mãe do deus Balder. Balder teve um pesadelo em que ele morria, o que perturbou sua mãe Frigga desde toda a vida na Terra. Ela implorou por todas as coisas na Terra para que nada trouxesse dano ao seu filho, mas ela se esqueceu do visco. Seus inimigos conceberam então um plano para usar a planta para matar Balder.

O filho voltou à vida, porém, graças aos esforços de sua mãe, e suas lágrimas teriam transformado as bagas brancas do visco. Mais tarde, proclamaram que todos que passam sob a planta não sofreriam nenhum mal, desde que dessem apenas um beijo, em troca da proteção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.