Medicina Ortomolecular

O que é?

A Medicina Ortomolecular integra o conjunto de praticas médicas da área da saúde que integram a chamada medicina alternativa, ou seja, aquelas que não tem base cientifica. Para a Medicina Ortomolecular – MO, as doenças são causadas basicamente pelo desequilíbrio químico ocorrido no organismo pela ação dos radicais livres, e a partir desta definição buscam então restabelecer o equilíbrio perdido, principalmente através de correção nutricional, com a reposição de vitaminas e nutrientes de ação anti-oxidante.  Vale salientar que a palavra ortomolecular que dizer “equilíbrio molecular”, assim a medicina molecular trabalha na prevenção das doenças, através de práticas que visam o equilíbrio nutricional, e são muito indicadas para pacientes da terceira idade e pessoas que querem evitar doenças crônicas e retardar os sinais do envelhecimento natural.

Curso

Curso

O conceito de medicina Molecular foi criado pelo médico Linus Pauling, que foi agraciado com o Prêmio Nobel duas vezes em 1956, que afirmava em sua tese que quando as moléculas estão em equilíbrio o organismo está saudável, e que a doença é quando há a quebra deste equilíbrio.

Sociedade

Sociedade

Os radicais livres e o desequilíbrio das moléculas

Não esqueça que segundo os pressupostos da Medicina Ortomolecular os radicais livres são os maiores responsáveis pelo desequilíbrio das moléculas em nosso organismo. Esses radicais são resultado do processo de combustão do oxigênio – processo em que os nutrientes absorvidos são transformados em energia – , e se não são controlados pelo metabolismo podem causar danos as células sadias do nosso organismo. As enzimas protetoras são responsáveis por reparar a oxidação causada pelos radicais livres, mas nem sempre o nosso organismo consegue produzir enzimas suficientes para manter o equilíbrio do organismo. Nesse ponto entra a Medicina Ortomolecular para tentar restabelecer o equilíbrio perdido através da reposição dos nutrientes e vitaminas. Outras fontes externas além do metabolismo podem contribuir para a formação dos radicais livres, são eles a poluição do ar , o fumo, o alcool, a alimentação inadequada, a radiação, a exposição prolongada ao sol, entre outras.

Medicina Ortomolecular

Medicina Ortomolecular

Diagnóstico médico ortomolecular e tratamento

O diagnóstico do médico ortomolecular é feito através de uma análise mineralógica de uma mecha de cabelos e outros exames laboratoriais, que vão propiciar um mapa da ação dos radicais livres no organismo e do equilíbrio das moléculas. O tratamento ortomolecular é feito principalmente através de uma adequação nutricional, eliminando algumas substancias e aumentando ou administrando a ingestão de outras até se obter o completo equilíbrio. Os principais componentes do tratamento ortomolocular são sais minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais e vitaminas.

A medicina Ortomolecular dispõe que se restabelecendo o equilibro do organismo é feita a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, pois as defesas imunológicas são reforçadas, assim como a qualidade de células das funções orgânicas que com o passar do tempo tendem a ficarem diminuídas,  proporcionando assim qualidade de vida e um envelhecimento com saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.