Isso são Relações Públicas

As Relações Públicas

Por seus atributos, as relações públicas estão empenhadas em promover os interesses particulares para o público sob o olhar mais favorável possível. Assim, o seu objetivo é criar, através da organização de notícias e publicidade, uma imagem vantajosa para seu cliente, seja ele uma empresa, instituição cultural, ou mesmo uma pessoa pública ou da vida privada. Ao fazer isso, inúmeras técnicas de pesquisa e meios de comunicação são utilizados.

Isso são Relações Públicas

Isso são Relações Públicas

Os precursores das relações públicas são encontrados em publicistas que se especializaram em promover circos, espetáculos teatrais e outros espetáculos públicos. Nos Estados Unidos, onde as relações públicas tiveram sua origem, muitas práticas iniciais foram desenvolvidas com o apoio do poder expansivo das ferrovias. Mais tarde, os profissionais foram e muitas vezes são recrutados entre as fileiras dos jornalistas. Alguns jornalistas, preocupados com a ética, criticam os antigos colegas pela a utilização de sua compreensão dentro de mídia para ajudar os clientes a receber uma cobertura favorável da mídia.

Saia Justa

Sindicato

Sindicato

Apesar do desconforto que muitos jornalistas sentem com o campo das relações públicas, cargos bem remunerados continuam a ser uma escolha popular para os repórteres e editores forçados a uma mudança de carreira pela instabilidade da indústria da mídia impressa e da mídia eletrônica. s profissionais de relações públicas fornecem as informações através da mídia ao público-alvo ou, com o advento da internet, diretamente para grupos específicos de partes interessadas.

Quando opiniões semelhantes tendem a ser compartilhadas por um grupo de pessoas, em vez de toda uma sociedade, a pesquisa pode ser conduzida para determinar uma série de coisas como o público-alvo, o recurso, bem como as estratégias para a apresentação de mensagens coordenadas. Poderá alcançar diferentes públicos-alvo com mensagens diferentes para atingir um objetivo global. As relações públicas preparam-se para o efeito de opinião generalizada e as mudanças de comportamento.

Técnicas de RP

Organizações

Organizações

As relações públicas modernas utilizam uma variedade de técnicas, incluindo as sondagens de opinião e grupos focais para avaliar a opinião pública, combinada com uma variedade de técnicas de alta tecnologia para distribuição de informações em nome dos seus clientes, inclusive via satélite, por feeds, pela Internet e banco de dados para recrutar simpatizantes para a causa de um cliente.

Embora os profissionais de relações públicas são vistas como agentes corporativos, a realidade é que quase todas as empresas que tem interesse em como a empresa é retratada na arena pública, emprega pelo menos uma equipe de RP. As grandes organizações podem até ter departamentos dedicados de comunicação. As agências governamentais, associações comerciais e outras organizações sem fins lucrativos, geralmente realizam atividades desse tipo.

As relações públicas devem ser vistas como uma função de gestão de qualquer organização. Uma comunicação eficaz, um plano de relações públicas para uma organização é desenvolvido para se comunicar com um público (seja público interno ou externo) de tal forma que a mensagem coincide com as metas organizacionais e visa beneficiar os interesses mútuos, sempre que possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário