Invenção da Rádio: História Radiofônica

Como a comunicação de rádio funciona? Informações tais como o som é transformado em sinal eletrônico que aplicada ao transmissor, que envia a informação através do espaço na onda de rádio (onda eletromagnética).

A Invenção do Rádio

A Invenção do Rádio

Intercepta alguns receptores da onda de rádio e extrai o sinal de informação de suporte de eletrônica, que são convertidos de volta à forma original por transdutor, como alto-falante.

Rádio: Eletromagnético

Rádio é o fio de transmissão de sinais através do espaço livre por radiação eletromagnética de frequência abaixo da luz visível de rádio, variam por cerca de 30 kHz a 300 GHz. Estas ondas são chamadas de rádio. A radiação eletromagnética viaja através de oscilação de campos eletromagnéticos que passam através do ar e do vácuo do espaço.

Informações, tais como o som, são realizadas por mudança sistemáticas (modulação) em propriedade das ondas de radiação, tais como a sua amplitude, frequência, fase ou largura de pulso. Quando as ondas de rádio atacam o condutor eléctrico, os campos oscilantes induzem à corrente alterna no condutor. A informação nas ondas pode ser extraída e transformada no formato original.

Século XIX: Origem do Rádio

Significado e uso da palavra “rádio” tem desenvolvido paralelo com a evolução no campo da comunicação e pode ser visto a ter três fases distintas: ondas eletromagnéticas e de experimentação, comunicação sem fio e desenvolvimento técnico, e de radiodifusão sonora de comercialização. Muitos indivíduos inventores, engenheiros, desenvolvedores e empresários contribuíram para produzir a ideia moderna de rádio. Projetos de início não poderiam transmitir som ou fala e foram chamados de “telégrafo sem fio”.

Desenvolvimento da demonstração de laboratório a entidade comercial durou várias décadas e exigiu os esforços de profissionais. Em 1878, David E. Hughes percebeu que faíscas podiam ser ouvidas em receptor de telefone com microfone de carbono. Ele desenvolveu este detector à base de carbono e ainda conseguiu detectar os sinais para mais algumas centenas de metros. Ele demonstrou sua descoberta à Royal Society em 1880, mas foi dito que era apenas a indução.

Thomas Edison: Invenção do Rádio

Os experimentos foram realizados por Thomas Edison e seus empregados no Menlo Park. Em 1885 Edison aplicou a Escritório de Patentes dos EUA a patente sobre o sistema de acoplamento eletrostático entre os terminais elevados. Patente EUA 465.971 de 29 de dezembro de 1891. Mais tarde a Companhia Marconi comprou os direitos à patente de Edison para proteger de forma legal de processos judiciais.

Thomas Edson

Thomas Edson

Nikola Tesla

Em 1893, em St. Louis, Missouri, Nikola Tesla fez dispositivos para experimentos com eletricidade. Dirigindo-se ao Instituto Franklin, na Filadélfia e da National Electric Light Association, ele descreveu e demonstrou os princípios de seu trabalho sem fio. As descrições continham todos os elementos que foram mais tarde incorporadas em sistemas de rádio antes do desenvolvimento do tubo de vácuo. Inicialmente Tesla experimentou com receptores magnéticos, ao contrário da detecção de dispositivos constituídos de tubos cheios de limalha de ferro que tinham sido inventados por Temistocle Calzecchi-Onesti, em Fermo, na Itália, no ano de 1884, usadas por Guglielmo Marconi e outros experimentadores iniciais.

Demonstrações Públicas

Demonstração de telegrafia sem fio teve lugar no auditório da Universidade de Oxford, Museu de História Natural, em 14 de agosto de 1894, realizada pelos professores Oliver Lodge e Alexander Muirhead. Durante a manifestação o sinal de rádio foi enviado do vizinho edifício ao laboratório Clarendon e recebida pelo aparelho no teatro palestra.

Em novembro de 1894 a demonstração pública no Town Hall de Kolkata, Jagadish Chandra Bose, acendeu a pólvora e tocou sino a distância usando microondas em milímetros de comprimento de onda de intervalo.

Bose escreveu ensaio de Bengali, Adrisya Alok (luz invisível): “A luz invisível pode facilmente passar por paredes de tijolo, edifícios, etc. Portanto, as mensagens podem ser transmitidas por meio dela, sem a mediação de fios. Na polarização de raios elétricos com duplos refratam cristais”, conforme comunicado à sociedade asiática de Bengala, em maio de 1895.

O segundo trabalho foi comunicado à Royal Society de Londres por Lorde Rayleigh, em outubro de 1895. Dezembro de 1895 o jornal de Londres (Eletricista Vol. 36) publicou sobre eletro polariscópio. Naquela época, “a palavra cunhada por Lodge foi usada no mundo para receptores de ondas hertzianas ou detectores”.

http://www.youtube.com/watch?v=KhiHjbYSeKE

Em 1895, Alexander Popov Stepanovich construiu o primeiro receptor de rádio, aperfeiçoado com detector de raios, apresentado à Sociedade Russa Física e Química em 07 de maio de 1895. Descrição de detector de raios Popov foi impresso no Jornal da Sociedade Russa de Física e Química no mesmo ano.

Marconi foi o primeiro cientista a conseguir a transmissão de rádio de sucesso. Em 1895, Marconi construiu sistema sem fio capaz de transmitir sinais a longas distâncias (1,5 mi. / 2,4 km). Na tecnologia de transmissão de rádio os primeiros experimentadores públicos fizeram transmissões de curta distância. Marconi alcançou longo alcance na sinalização devido ao aparelho de rádio transmissor e receptor de rádio. A partir de experiências de Marconi, o fenómeno do alcance da transmissão é proporcional ao quadrado da altura da antena é conhecida como lei de Marconi.

O aparato experimental Marconi provou ser o primeiro complexo de engenharia bem sucedido comercialmente de sistema de transmissão de rádio. De acordo com os Anais do Instituto Naval dos Estados Unidos em 1899, os instrumentos Marconi tinha “princípio que foi descoberto há cerca de vinte anos atrás”.

Em 1896, Marconi recebeu patente britânica 12.039 com as melhorias na transmissão de impulsos elétricos e sinais em aparelhos. No ano de 1897 estabeleceu estação de rádio na Ilha de Wight, na Inglaterra. Marconi abriu a fábrica “sem fio” na antiga sede da fábrica no Hall Street, Chelmsford, Inglaterra, em 1898, empregando cerca de sessenta pessoas. Pouco depois de 1900, Marconi ocupou os direitos de patente para rádio.

Em 1900, o padre brasileiro Roberto Landell de Moura transmitiu a voz humana por fios. De acordo com o jornal do Commercio (10 de junho, 1900), ele conduziu a primeira experiência pública em 03 de junho de 1900, na frente de jornalistas e do cônsul geral da Grã-Bretanha, em São Paulo, em distância de aproximados oito km. Os pontos de transmissão e recepção foram: Alto de Santana e Avenida Paulista.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.