Grandes Catástrofes Mundiais: A Natureza Se Rebela

Desde quando o planeta Terra se formou acontecem catástrofes naturais. Com o surgimento do homem esses fenômenos aumentaram. Mesmo que não haja a intenção de o homem mudar a natureza, ela acaba se rebelando contra ele. O homem começou a perceber esses fenômenos e começou a tentar prevê-los e evitá-los, mas nem todas às vezes elas podem ser evitadas muitas vezes elas são imprevisíveis.

As Catástrofes Naturais e Humanas

Existem dois tipos de catástrofes, as naturais e as humanas. As catástrofes humanas são aquelas que acontecem por intervenção humana, como a queda de um avião, o naufrágio de um navio, entre outros. Já as catástrofes naturais ou ambientais são aquelas que são causadas pela própria natureza, sem a interferência do ser humano, como os terremotos, tufões, furacões, erupções vulcânicas, entre outros. Algumas vezes, alguns desses fenômenos podem ser provocados pelo homem pelo seu mau uso da Terra, com o desmatamento, a poluição que acaba com a camada de ozônio gerando, por exemplo, o derretimento de geleiras ocasionado para formações de Tsunamis.

Catástrofes Naturais

Catástrofes Naturais

As catástrofes naturais são as mais perigosas, pois muitas vezes não podemos prevê-las ou, pior, podemos prevê-las, mas não impedi-las de matar muitas pessoas e animais. Atualmente, os cientistas estão fazendo de tudo para aprimorar seus equipamentos para que qualquer fenômeno possa ser detectado com muita antecedência para que possa impedir ou pelo menos evacuar o local que será atingindo.

Atualmente, o aquecimento global vem sendo o principal responsável dessas catástrofes e é o homem que está fazendo com que exista esse fenômeno, transformando-o em: enchentes, calor intenso, seca, extinção de animais, epidemias de doenças e, o principal, o degelo dos pólos do planeta. Veja, a seguir, as principais catástrofes naturais de todo o mundo e de todos os tempos, sendo as que mais deixaram desabrigados, feridos e mortos.

Explosão Vulcânica do Taupo: Atualmente, Taupo é um lago localizado na Nova Zelândia que é cheio de atrativos turísticos que quem o conhece jamais diria que foi local da maior erupção vulcânica de todo o planeta Terra. Isso foi a cerca de 1800 anos, onde até hoje algumas crateras são encontradas, mas elas são encobertas pela água.

Esta erupção de 180 D.C. chegou segundo aos cientistas a cem metros cúbicos de lava, sendo classificada como supercolossal, estabelecendo o índice sete de que vai de zero à oito.

Erupção do Tambora: No ano 1815, na Indonésia, aconteceu uma erupção do vulcão Tambora que chegou a matar cerca de 90 mil pessoas. Antes da erupção, esse vulcão possuía uma altura de 4.300 metros, atualmente possui praticamente metade, com 2.800 metros e isso aconteceu pela grande violência da erupção.

Do total de mortos, dez mil pessoas morreram no momento imediato desta erupção decorrente da lava, deslizamentos e também dos tsunamis. Os outros 80 mil morreram pelas poucas condições de sobrevivência depois do incidente, como doenças e fome, mas além das pessoas mortas 35 mil pessoas perderam suas casas.

Terremoto em Dangham: Dangham é localizada no norte do Irã. Neste local podemos ver a mais antiga mesquita que foi construída no século nove. Esta região sofreu muito com os ataques dos afegãos. Em 1856, essa região voltou a ser destruída por um terremoto muito intenso que acabou matando cerca de duzentas mil pessoas.

Terremoto do Haiti: O Haiti, um dos países mais pobres do Hemisfério Ocidental, acabou sendo vítima de um grande terremoto que foi detectado como magnitude sete. Este terremoto aconteceu em 12 de janeiro de 2010, e aconteceu perto da maior cidade e mais populosa desse país. Foram estimadas um milhão de pessoas que ficaram desabrigadas com essa catástrofe, trezentas mil ficaram feridas e duzentas mil morreram.

Terremoto de Aleppo: Em 1138, a região de Aleppo, que é localiza na Síria, e é uma das maiores rotas comercias do mediterrâneo, foi palco para a maior catástrofe natural de toda história. Em apenas um terremoto foram cerca de 230 mil pessoas mortas.

Saiba Mais

Saiba Mais

Terremoto em Tangshan: A cidade Tangshan foi varrida do mapa no dia 28 de julho de 1976 após um devastador terremoto de magnitude oito, este local fica a 100 km de Pequim na China. Esta cidade tinha muitas minas e também um importante parque industrial onde foi oficializado o ocorrido de 242 mil mortes.

Tsunami no Oceano Índico: No ano de 2004, grandes ondas de mais de trinta metros de altura se formaram no oceano Índico, isso aconteceu por causa de um terremoto submarino perto da costa de uma ilha da Indonésia. Depois de algumas horas de tremor, muitas ondas gigantescas se formaram, atingindo o sul da África e o sudeste da Ásia. Este enorme ocorrido matou cerca de 430 mil pessoas.

Ciclone de Bhola: Uma enorme tempestade formada de redemoinhos em cima das águas do oceano trouxe com ela grandes ventanias e muita chuva. Este ciclone aconteceu em 12 de novembro 1970, atingindo Bangladesh e a Índia com ventos de duzentos quilômetros, foram estimados, pelo menos, trezentas mil mortes por causa deste ciclone.

Terremoto de Shaanxi: Em 23 de janeiro de 1556 a província de Shaanxi, localizada na China, sofreu um grande terremoto devastador, sendo o mais trágico com mais vitimas até hoje, totalizando 830 mil mortes. Seu abalo sísmico foi de magnitude oito, fazendo com que ocorresse a morte de quase sessenta por cento da população desta cidade.

Enchentes dos rios Hwang Ho e Yang Tsé: Mesmo que os terremotos sejam as mais devastadoras e mortíferas catástrofes naturais, as enchentes acabam ganhando deles. No ano de 1887, a grande quantidade de chuva fez com que o rio Huang He transbordasse cerca de 130 Km e causasse novecentas mortes. Já em 1931, novas inundações aconteceram por parte dos rios Yang Tsé e Hwang, chegando a matar o maior número de pessoas por uma tragédia, dois milhões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.